expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Hoje é dia da Mulher Santomense – Aqui lhe deixamos a singela homenagem à heroicidade de uma das raras sobreviventes do massacre do Batepá - Maria dos Santos, mais conhecida por Mena, um dos rostos que ainda hoje expressa a brutalidade do sofrimento de que foi vitima, a dor que o tempo ainda não apagou .


19 de Setembro é conhecido como o dia da mulher Santomense,  efeméride que tem servido de pretexto para a discussão das várias facetas, problemas e  questões, no campo social, politico, económico e cultural da presença feminina, não apenas  no seu país, como na diáspora. Data que teve a sua génese  no dia em que um grupo de corajosas mulheres santomenses, decidiu tomar parte ativa nas campanhas de mobilização popular, pós 25 de Abril,  com um conjunto de reivindicações junto do Palácio do Governador , com a estridência de alguns tachos e panelas.

Aqui lhe deixamos, como nossa singela homenagem às mulheres de S. Tomé e Príncipe, a entrevista que fizemos, há dois anos, a Maria dos Santos, mais conhecida por Mena, então com 80 anos,

O excerto do texto que a seguir reproduzimos, foi publicado em Odisseias Nos Mares, em 30 de Janeiro, 2015, sob o titulo Memórias do Bate-Pá  (1) - Auschwitz, em S. Tomé também existiu: no campo do extermínio de Fernão Dias e nas cadeias da morte lenta das duas Ilhas. http://www.odisseiasnosmares.com/2015/01/memorias-do-bate-pa-1-auschwitz-em-s.html

 ESPANCADA À CORONHADA DEPOIS DE LHE METEREM A CABEÇA NUM TANQUE DE  ÁGUA - Era menina e estava grávida.




Ainda  jovem, e  mesmo grávida, não foi poupada à brutalidade facínora das ordens do então Governador Carlos Gorgulho: arrastada à força de sua casa, levada para um calabouço na então Vila de Trindade, espancada barbaramente, Primeiro deu-se o saque às casas: carregaram o que puderam dos modestos teres e haveres, após o que as incendiaram.

Maria dos Santos, mais conhecida por Mena, agora com 80 anos,  é um  dos rostos debilitados, que ainda hoje espelha o testemunho do incomensurável sofrimento, angústia e lágrimas, por que viveu há 62 anos, - É uma das mártires, ainda sobrevivente dos hediondos massacres de Batepá, que tiveram inicio nos horrores da longa e pavorosa noite de 2 para 3 de Fevereiro de 1953 e que iriam prolongar-se nos ignóbeis espancamentos e torturas,  até à morte, infligidos  a centenas de santomenses, em terríveis interrogatórios, desde brutais choques elétricos, à violenta palmatoada, ao chicote, cacetada e cronhada, a soco e a pontapé,  quer  no afrontoso cárcere da prisão local,  onde os presos, coabitavam  exíguos e afrontosos espaços, em deploráveis e nauseabundas condições higiénicas, quer numa das salas da Fortaleza S. Sebastião (a capitania dos Portos), transformada em laboratório   ao estilo da Gestapo hitleriana, sob a batuta do  famigerado médico Aragão, locais donde partiam para o Campo de Concentração Fernão Dias   

NÃO LANÇARAM 12O HOMENS AO MAR PORQUE A TRIPULAÇÃO SE OPÕS




Memórias do hediondo Massacre do Batepá 

Imagens e palavras de um abominável massacre. O pai de Teresa, esposo de Maria dos Santos, , também vitima da mesma barbárie, depois de lhe terrem queimado a casa e o carro (que saquearam antes de a incendiarem) ainda procurou refúgio no mato mas foi apanhado, preso e enviado para o Campo de Concentração de Fernão, onde acabaria por embarcar, com mais 120 homens para serem lançados ao mar, no barco António Carlos. Tal porém não sucederia por  a tripulação do navio se ter oposto, tal como vim  a saber através de outro depoimento, que obrigaram o comandante a deixar os prisioneiros na Ilha do Príncipe, onde acabariam por ficar presos   – Um desses  homens era o cabo-verdiano, Bernardino Lopes Monteiro, pai  do Coronel Victor Monteiro Dias,  chefe do Gabinete do Presidente Manuel Pinto da Costa, de cujo episódio  conto vir a referir-me neste site.

Agora,  ao voltar a S. Tomé, 39 anos depois de ter partido numa canoa solitária, não podia deixar de passar pela martirizada  vila do Batepá, que, embora não tendo crescido muito, no entanto, já tem mais algumas casas de que no meu  tempo. E foi ali que tive oportunidade de falar com uma antiga sobrevivente, que, juntamente com a filha e netos, ainda teve a amabilidade de me franquear o portão de sua casa e me mostrar o que resta do carro que ardeu quando atearam o fogo a sua casa - a única loja comercial que ali havia, naquela altura, a qual fora saqueada antes de lhe deitarem o fogo -  Penso que esses objetos deviam ser guardados no museu e que não acabassem  por se desfazer com a ferrugem. 

Sim, lá estava ainda a mola de um velho chassi calcinado, assim como a carapaça do motor, junto às raízes da árvore da fruta pão.  E, pelo que me apercebi, não me mostravam tais memórias como meros souvenires (que julgo, o terão feito pela primeira vez a um jornalista), dado  tratarem-se de peças que têm muito a ver com um período, muito sofrido, do casal que ali vivia, e que depois passaram  também a ser, como que um relicário sagrado para os filhos e netos., pelo que não deixei de ver nos olhos e nos rostos de todos, quantos ali se encontravam presentes, como que o perpassar  um sentimento, misto de dor, frieza e de  angústia, difícil de apagar e de esquecer. 

No termo desta visita à Vila do Batepá (que também tinha como destino  uma peregrinação à Roça Saudade, onde nasceu Almada Negreiros,  na companhia de Manuel Gonçalves, o português a quem devo a simpatia de me  acompanhar no jipe que alugou) ambos passámos pelo Mercado Municipal, onde fomos bem recebidos, pudemos almoçar comida típica e  um refrescante vinho de palma, confraternizando e vivendo  momentos de franco e amistoso diálogo, tanto mais que fui ali encontrar santomenses que se lembravam ainda de mim, quer das minhas aventuras marítimas, quer dos artigos que publicara na Semana Ilustrada, sobre os massacres do Batepá – De resto, creio que teria sido  por esse facto que, aquela velhinha de 80 anos, a Mena, com o rosto que parecia um livro ainda vivo de memórias,  me concedera  à porta de sua casa, após o que, já na companhia da sua filha mais velha, me franqueara o seu quintal para me mostrar testemunhos materiais, que o passar dos  anos ainda não desfez.

De referir que, inicialmente algo renitente, com expressão dura e não oculta de alguma  desconfiança, como se, porventura, a memória que os brancos lhe deixaram,  naqueles martirizados dias, ainda pudesse ser estampada num português que agora lhe batia inesperadamente à porta. Sim, pude ver  que há chagas psicológicas, feridas no coração, que deixam marcas para o resto da  vida – Sobretudo, no seu caso, quando era ainda menina e moça, se bem que já grávida  (pois em África o fenómeno  da procriação manifesta-se mais cedo que nas regiões frias) e, além de a espancarem, quase a sufocaram quando lhe meteram a cabeça num tanque de água para a obrigarem a confessar que estava envolvida na tal fictícia conspiração comunista

CAMPO DE EXTERMÍNIO DE FERNÃO DIAS

Um local pantanoso, infestado de mosquitos, embora a escassos metros da praia, onde muitos presos, ou  eram imediatamente acorrentados e lançados ao mar ou, ainda sob o peso de fortes grilhetas,  obrigados a carregar pesadas tinas de água ou grandes blocos de pedra, por forma a que o seu extermínio ainda fosse mais doloroso, porque física e psicologicamente mais sórdido e lento, quando não sufocados pelo terreno movediço da lama para onde também eram atirados ou mortos vivos em valas abertas pelos próprios prisioneiros, que eram obrigados a cavar a sepultura, sob as prepotências e as arbitrariedades de um contratado angolano, um tal Zé Mulato, um inqualificável verdugo que  que as autoridades foram buscar à cadeia,  onde  cumpria pena de assassínio, para chefiar o dito campo de morte. 

 EM PORTUGAL - NUMA REMOTA ALDEIA - TAMBÉM HOUVE OUTRO MASSACRE

Claro que não se pode dizer que, em 1953, os tempos também fossem bons para os portugueses que viviam na “metrópole do império colonial”, muito pelo contrário: eram tempos de repressão, de fome e de miséria – E a pequena aldeia do Colmeal onde nasceu o meu bisavô paterno, varrida por ação de um processo judicial, injusto e prepotente, no dia 10 de Junho de 1957, com os seus habitantes despejados à força, com  desfecho trágico de casas queimadas e algumas mortes por balas da GNR- a guarda pretoriana do regime colonial-fascista -, é  também outra das páginas negras da História da Lusitânia moderna 

Conheci pessoalmente a dureza desses tempo, quando fui trabalhar aos 11 anos, como marçano em Lisboa. Daí  que, os criminosos  acontecimento que ocorreram em Fevereiro de 1953, em S. Tomé, sob o comando do próprio governador colonial,  tenham que também de ser analisados -não estritamente por via de  ódios raciais – mas num contexto mais abrangente – O da época colonial e do fascismo que se servia de todos os meios para defender os interesses de uma certa burguesia privilegiada – Infelizmente é esta a situação a que estamos assistir através da ideologia liberal. 

Ainda entrevistei algumas das vítimas - "Prenderam-me durante 45 dias. Houve a ideia de arranjar mão-de-obra gratuita. E daí surgiram as prisões, mais prisões sem quaisquer razões para isso. Procurava-se emprego e não se encontrava. No entanto, as rusgas sucediam-se e as pessoas que encontravam eram presas. É claro que houve um ou outro que reagiu sobre essas atitudes." Declarações de Bartolomeu Cravid

Pouco depois do 25 de Abril, vi com os meus próprios olhos  essas feridas -  Ainda em chagas vivas por sarar! ... Provocadas por longo cativeiro, no campo de concentração de Fernão Dias, acorrentados a bolas de ferro, tal como aos escravos nos barcos negreiros. Pude entrevistar algumas dessas pessoas para a Revista Semana Ilustrada.

Vi também  a fotografia da famosa cadeira onde os presos eram algemados, submetidos a ignóbeis espancamentos e torturas,  até sujeitos a choques elétricos para os obrigarem a confessar e assinar declarações de factos forjados para os incriminarem o seu envolvimento numa revolta que pretenderia matar o governador e os colonos e aproveitarem-se das suas mulheres  - Mais tarde  a PIDE, enviada   por Salazar, iria negar a existência da conspiração, que depois de ter sido rotulada de comunista, passar a ser provocada por elementos desafetos ao regime – Vi também as   fotos   de outras macabras imagens, que me foram mostradas - Pasme-se pelo então chefe da Redação de "A Voz de S. Tomé e Príncipe"  e professor de português no Liceu, que, com um sorriso irónico, chegara ao pé de mim (claro, quando este quinzenário do regime deixara de se publicar, por foça da revolução de Abril e ele andava um tato ou quanto com assustado e com o "rabo encolhido", receando que as liberdades democráticas lhe pudessem tirar os privilégios) vindo junto de mim com esta surpreendente mas hipócrita sugestão: 

 "Você que é amigo dos pretos, veja se tem a coragem de publicar estas  fotografias! Ao mesmo tempo que mas passa algumas para as mãos, pedindo-me, que, logo que as fotografasse, lhas devolvesse. Com a recomendação: "Mas  se o fizer, acautele-se!  Olhe que eles ainda andam quase todos por aí  e não vão gostar - Agradeci-lhe  o gesto e a recomendação mas  não me amedrontei. Pelo contrário, tinha ali um bom motivo de reportagem, entre mãos mas, para isso, precisava de ouvir  alguns dos sobreviventes e  de  fazer as entrevistas que me fosse possível.

 COMETERAM CRIMES HEDIONDOS E NÃO FORAM PRESOS

Ao chegar a minha casa, olhando com atenção para  aquelas fotos (bastantes  mais do que que as hoje se encontram expostas no museu da resistência), sim, não me foi difícil identificar alguns dos protagonistas  envolvidos nos  criminosos acontecimentos. Um dos quais era o chefe de escritórios da Roça Uba-Budo, onde passei um mau bocado: ia para fazer o estágio do meu  curso de Agente Rural, e, além de me terem dado a categoria  mais baixa da roça, a seguir à dos serviçais contratados, que é a de empregado de mato, ainda me queriam obrigar a tratar o trabalhador por tu e ao estilo colonial  - Bom, como recusasse, fui enviado de castigo para a Roça Ribeira Peixe, com um trabalhador cabo-verdiano, a contar cacaueiros velhos e abandonados, na zona infestada pela cobra preta. Não vou agora contar essa porque, só isso, daria talvez um livro. 

Outro colono, que também  identifiquei, era o “Silva Pereira Taxista”, um branco que habitualmente estacionava o carro frente ao Restaurante Palmar -   Quando lhe falei no assunto,  quase me ia fuzilando com os olhos: você não tem vergonha de me vir falar de um caso , que já foi resolvido pelos Tribunais?!... Vás-se f...." - Vi logo que não era pelos brancos que devia começar - Estava visto que dali não lograva qualquer declaração. De resto, a primeira vez que ouvira falar dos Massacres do Batepá, foi depois do 25 de Abril 



Eu desembarcara, a bordo do paquete Uíge, em Novembro de 1963, numa altura em que ainda devia haver bastantes mais feridas por cicatrizar do que após o 25 de Abril de 1974, mas nem assim nunca ninguém me falou de tais factos. A razão é simples de compreender: eram das tais conversas, publicamente proibidas, tal como proibido chegara a ser o livro das “MEMÓRIAS DE UM AJUDANTE-DE-CAMPO”, a que conto vir a falar numa das postagens seguintes. 

Nenhum comentário :