Jorge Trabulo Marques - Jornalista
Lady Laura -Nasceu a 10 de Abril de 1914 - Faleceu em 17 Abril de 2010, aos 96 anos - Era a primeira vez que aceitaria ser entrevistada por um repórter
Mais tarde, aceitaria responder a algumas perguntas pelo telefone, à revista CONTIGO, no dia das mães, por ocasião dos 45 anos da carreira artística de Rei da música popular brasileira, já não se lembrando da entrevista que me concedera umas décadas atrás. Declarando: "Olha, jamais dei entrevista. Durante toda a carreira do meu menino, essa certamente será a primeira e a única. Não que eu não goste da imprensa, ao contrário, vocês sempre me tratam com muito carinho. É que não sou celebridade, famoso é o meu filho. Então vamos lá", concorda ela, que quebra o silêncio no ano em que seu caçula completa 45 anos de carreira"
A gravação da entrevista, registada num pequeno gravador de cassetes áudio, já não está nas melhores condições. . Mas o importante é o registo de uma memória, da mulher mais importante na vida do maior ídolo da música brasileira da atualidade. Existem muitas imagens mas, pelos vistos, não há testemunhos da sua voz no mundo da WEB – Isto porque, Laura Moreira Braga, mais conhecida por Lady Laura, título de uma composição de Roberto Carlos/Erasmo Carlos, não gostava de dar nas vistas.
Aliás, isso mesmo que me declarou, quando lhe disse que a sua presença tinha passado despercebida dos jornalistas. Porém, quis um feliz acaso que, depois de ter registado uma breve entrevista ao seu filho, pudesse também, ato contínuo ouvir as palavras de sua mãe. E, curiosamente, tudo podia ter ficado reduzido a umas curtas declarações, quando, quase logo no começo de suas tão carinhosas expressões de JTM – Recordo-me um pouco da sua infância. Ele era muito alegre quando era miúdo? Lady Laura – Muito alegrinho. Gostava muito de cantar! JTM – Fez-lhe alguma partida?... Ora, esta pergunta ia deitando tudo a perder. – Sua resposta: Lady Laura - Agora eu vou deixar um beijo muito carinhoso, um abraço saudoso a todo esse Povo aqui de Portugal” - Mas vá lá que, depois de ter apresentado como as despedias, lá acertei noutras perguntas que emocionavam mais o seu coração JTM – Dona Laura. Mais uma pergunta: no Brasil acompanha o seu filho? Já alguma vez sofreu com a saúde dele, com a vida dele? Lady Laura. Ah, sempre! Quando ele viaja eu fico muito preocupada!...”
BIOGRAFIA – “Laura Moreira Braga (Mimoso do Sul, 10 de abril de 1914 — Rio de Janeiro, 17 de abril de 2010), também conhecida como Lady Laura, foi uma costureira brasileira. Ela foi mãe do cantor Roberto Carlos.
Laura Moreira Braga nasceu na cidade de Mimoso do Sul, interior do Estado do Espírito Santo. Casada com o relojoeiro Robertino Braga, também nascido em Mimoso, trabalhou muitos anos como costureira e morava em Mimoso com o marido. Alguns anos depois de casados e já com três filhos, o casal se mudou para Cachoeiro de Itapemirim, também no Espírito Santo, onde nasceu Roberto Carlos, o último filho do casal.
Laura teve quatro filhos: Roberto Carlos, Lauro Roberto, Carlos Alberto e Norma. Ela tocava violão na adolescência. Foi ela quem, em 1954, matriculou seu caçula, Roberto Carlos, no Conservatório de Música de Cachoeiro, onde o garoto aprendeu seus primeiros acordes musicais. Ela queria que ele fosse médico, mas ele com apenas 9 anos, já cantava nas rádios capixabas e decidiu ser cantor.
Em 17 de abril de 2010 Laura morreu aos 96 anos, devido a uma pneumonia, dois dias antes de seu filho Roberto completar 69 anos de idade. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Jardim da Saudade, no bairro Sulacap, Rio de Janeiro. Roberto estava em Nova York e veio às pressas para o enterro da mãe. Apesar de ter se tornado conhecida no Brasil em virtude da canção "Lady Laura" e, a despeito do grande sucesso do filho, ela sempre teve uma vida muito discreta.[1] https://pt.wikipedia.org/wiki/Laura_Moreira_Braga
Nenhum comentário :
Postar um comentário