expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

São Tomé e Príncipe – País de sol Equatorial e o seu potencial da energia solar em energia elétrica. - Depois da 1ª inauguração do Governo de Jorge Bom Jesus, em agosto. de 2022 da primeira central fotovoltaica do arquipélago para a produção de 540 kilowatt no pico de energia, que permitirá reduzir em 10% o custo com combustíveis – Agora o Governo de Patrice Trovoada, anuncia o projeto de uma central solar fotovoltaica (de 10 megawatt) e três minicentrais.

Jorge Trabulo Marques - Jornalista 


 O nosso astro solar é a principal fonte da vida e de energia da qual a Terra sempre beneficiou. É a  mais poderosa  das energias renováveis capaz de proteger o nosso planeta das mudanças climáticas, de modo a  permitir a   redução do uso de combustíveis fósseis, gerando as emissões de gás de efeito serra e visando a autossuficiência energética

Em Agosto de 2022, o primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus, inaugurou a primeira fase da instalação da primeira central fotovoltaica do arquipélago, tendo considerado a inauguração da central “ um virar de página incalculável” e “um sonho” que se está a “transformar em realidade”.

Estamos a falar de um projeto que cria emprego, proporciona economia, promove essa energia limpa, é muito mais fácil em termos de manutenção, portanto, tudo isso é que nos permite começar a dar passos pequenos mais significativo”, sublinhando que “ a estrutura prevê atingir uma produção de 540 kilowatt no pico de energia. que permitirá reduzir em 10% o custo com combustíveis.

As Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC) são-tomenses, recentemente atualizadas, espelham o compromisso de redução das emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) provenientes do setor da energia através dum incremento das energias renováveis até 49MW, principalmente em solar, hidroelétrica e biomassa. https://observador.pt/2022/08/25/sao-tome-e-principe-inaugura-primeira-central-de-energia-fotovoltaica/


Governo de Patrice anuncia agora  um projeto de energias renováveis, visando, sobretudo a construção de uma central solar fotovoltaica (de 10 megawatt) e três  minicentrais,  avaliado em mais de 60 milhões de dólares cofinanciado pelo Banco Mundial, BM, Banco Africano de Desenvolvimento, BAD e Japão.

Na sua intervenção, o director geral da Agência Fiduciária de Administração de Projecto, AFAP, Hélio da Almeida disse que “ estamos a falar de um projecto que vem mudar de forma radical o sector energético do País”.

Hélio da Almeida sublinhou que este projecto visa “ redução de custo de eletricidade,  melhorar ambiente de negocio  e atrair investimento directo estrageiro no País” https://www.stp-press.st/2024/02/21/governo-atraves-da-afap-anuncia-construcao-de-centrais-fotovoltaicas-num-projecto-de-60-milhoes-de-dolares/



Nenhum comentário :