expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Portugal - Fortuna dos Ricos tem mais um pastel de nata? The Economist a classificar 1º lugar entre as economias com melhor desempenho em 2025


                                      Jorge Trabulo Marques - Jornalista 






Em 2022, o ranking Best Workplaces Europa indicava 11 empresas em Portugal na lista dos Melhores Lugares para Trabalhar -
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/onze-empresas-em-portugal-no-ranking-das-melhores-para-trabalhar-na-europa

Agora, diz a propaganda do grande capital, que, Portugal lidera o ranki global da The Economist para 2025, impulsionado por um crescimento europeu acima da média, inflação controlada e ganhos significativos no mercado de ações, que valorizou mais de 20% em 2025, colocando Portugal entre os mercados de ações com melhor desempenho global.

                                 NOTICIAS QUE NÃO DEVIAM SER REPETIDAS 

"Autoridades locais e religiosas pedem mais acção e menos palavras ao governo central…Centro e sul de Angola continuam em risco de fome - As autoridades Angolanas continuam a enfrentar a seca e o risco de fome no centro e sul do país, no Cunene, na Huíla e no Namibe, estimando-se que mais de um milhão de pessoas se encontrem em situação particularmente precária .Só este ano no mundo inteiro,  mais de 2 milhões de pessoas morrem como resultado de ser obeso e mais de 2 milhões de crianças morrem de desnutrição. Isso é simplesmente insano,  não apenas falar, mas agir, temos que tirar Angola desta estatística, em Angola mais de 1.8 milhões  de pessoas correm risco de desnutrição e doenças devido à escassez de alimentos  É hora de uma revolução alimentar. É hora de salvar milhões de vidas.(Comentário Fome extrema no sul de AngolaAutoridades locais e religiosas ...         

Mário Soares: "Os mercados não podem ser os senhores do Estado" 7 de Janeiro 2013

Dois socialistas, Mário Soares e Felipe González, e um social-democrata, Pinto Balsemão, com uma preocupação comum. A falta de regulação dos mercados financeiros poderá ter consequências dramáticas. 

A subordinação dos Estados aos mercados financeiros que operam sem qualquer tipo de regulação efetiva poderá, no limite, arrastar o mundo para uma nova guerra.

O alerta foi deixado  pelo antigo Presidente da República Mário Soares, na conferência do Expresso "Portugal no Mundo", em Lisboa. "Os mercados não podem ser senhores dos Estados. Têm de ser dominados e seguir regras. A globalização tem de ter regras às quais deve obedecer. Se assim não for, as democracias vão entrar em crise e vamos ter uma terceira guerra mundial", afirmou o antigo chefe de Estado durante o primeiro painel da conferência que decorre no Centro Cultural de Belém. https://expresso.pt/site_expresso_40_anos/crise-podera-levar-a-cenarios-de-catastrofe=f777732


RICOS MAIS RICOS - É referido que, Portugal enfrenta persistentes desigualdades sociais, com cerca de 2 milhões de pessoas em risco de pobreza ou exclusão, sendo um dos países mais desiguais da UE, com disparidades significativas por idade (idosos e jovens adultos), género (mulheres ganham menos) e nível de escolaridade, apesar de melhorias recentes na taxa geral de pobreza, revelando desafios na distribuição de rendimentos e na profundidade da pobreza que afeta desempregados, famílias monoparentais e os mais escolarizados.

Em Angola - Além de S. Tomé e Principe e Moçambique - Onde a pobreza se extrema

 NÃO ESQUECER - Isabel dos Santos confirma pedido da Sonangol para reforçar presença no BCP

A presidente da Sonangol, Isabel dos Santos, confirmou  que a petrolífera angolana pediu um reforço da participação no capital do banco português Millennium BCP, cujo maior acionista é agora o grupo chinês Fosun.


Isabel dos Santos falava em Luanda, em conferência de imprensa realizada na sede da empresa para abordar o momento difícil, em termos financeiros, que a petrolífera estatal angolana atravessa, fruto da quebra nas receitashttp://www.dn.pt/dinheiro/interior/isabel-dos-santos-confirma-pedido-da-sonangol-para-reforcar-presenca-no-bcp-5529938.htm



Isabel dos Santos e a Amorim Energia devem 1,6 MIL MILHÕES de euros ao BPN... que compraram por meros 40!!! Angolanos do BIC ficam com BPN por 40 milhões de euros...

Até hoje não se descobriu quem vai pagar esta dívida que vale exactamente 40 VEZES o valor pelo qual o próprio banco foi vendido! Isabel dos Santos e a Amorim Energia devem 1,6 MIL


Contribuintes pagam lixo tóxico do BPN -)depois do Governo de  lá ter injetado    mil milhões de euros,Governo injecta mais mil milhões de euros no BPN | 




Lista oficial dos clientes que terão beneficiado de créditos do Banco Espírito Santo Angola (BESA), quando a instituição era liderada por Álvaro Sobrinho, e no total de 5700 milhões de dólares, nunca foi divulgada. Mas por Angola já circula uma lista com nomes de alguns destes alegados clientes e não é confortável para a cúpula do regime angolano, já que envolve nomes de altas figuras do regime e também do MPLA.


PORTUGAL VAI PELO MESMO CAMINHO

Os 50 mais ricos de Portugal já valem 45 mil milhões de euros -E Passámos agora de muito pobres a um pouco menos pobres?
Portugal enfrenta persistentes desigualdades sociais, com cerca de 2 milhões de pessoas em risco de pobreza ou exclusão, sendo um dos países mais desiguais da UE, com disparidades significativas por idade (idosos e jovens adultos), género (mulheres ganham menos) e nível de escolaridade, apesar de melhorias recentes na taxa geral de pobreza, revelando desafios na distribuição de rendimentos e na profundidade da pobreza que afeta desempregados, famílias monoparentais e os mais escolarizados.



OS RICOS MAIS RICOS

As 50 famílias mais poderosas de Portugal estão cada vez mais ricas. O seu património conjunto ultrapassa a barreira dos 45 mil milhões de euros, uma riqueza que equivalente a 17% do PIB Nacional por Helena C. Peralta 10 Janeiro 2025

As grandes empresas portuguesas continuam a registar anos de resultados históricos, contribuindo, assim, para engrandecer o já elevado património das famílias mais poderosas do país. Bastante resilientes à crise pandémica, boa parte dos negócios nacionais, – pelo menos os contabilizados para esta shortlist –, recuperaram em força e ultrapassaram as performances financeiras de 2019. Até o setor automóvel recuperou – ainda que a crise esteja novamente à espreita – com famílias que controlam grupos como o Salvador Caetano, o Grupo NORS, a Ascendum e a Santogal a subirem de posições na lista de 2024.

Assim, analisando as 50 maiores fortunas nacionais, verificamos que o valor total das mesmas atinge este ano os 45,8 mil milhões de euros, um valor superior em 5 mil milhões face à contabilização de 2023. Isto representa cerca de 17% da riqueza nacional produzida num ano, já que o PIB do ano passado foi de 267,3 mil milhões de euros. Só os 10 mais ricos detém uma fatia de 23,5 mil milhões de euros, quase metade dos 50 nomes. O último nome do top 25, António Mota, da Mota Engil, ficou acima da fasquia dos 500 milhões de euros, e o último nome a entrar nos 50, o empresário Paulo Fernandes, da Cofina, Altri e Rama, está nos 310 milhões de euros. Todos os restantes nomes avaliados – perto de 100 – ficaram abaixo deste valor.

A revista Forbes Portugal publicou em dezembro, na edição que está agora em banca, o seu ranking anual dos 50 milionários nacionais, e vai começar a publicar agora textos relativos a cada um dos nomes da sua lista.

Família Amorim continua a liderar o top50
Assim, não será novidade que o primeiro lugar do ranking se mantenha inalterado e a grande distância do segundo classificado

. A família herdeira dos negócios de Américo Amorim soma e segue, mantendo-se de pedra e cal na primeira posição nacional, sendo que esta é a única integrada na lista mundial da Forbes Internacional. Com uma fortuna que ascende a cerca de 5,4 mil milhões de euros – contabilização feita ao dia 2 de dezembro de 2024 –, o valor mais alto de sempre, Fernanda, Paula, Marta e Luísa Amorim estão posicionados no 571º lugar no ranking mundial.

Turismo, energia, distribuição, retalho automóvel são alguns dos setores que mais valorizaram no último ano e que deram ainda mais poder financeiro às famílias que os controlam.(...)

Conheça os que mais subiram na lista
A família Jervell e a família Vieira, do grupo NORS e Ascendum, continuam a galgar no ranking nacional dos maiores patrimónios, tal como a família Silva Domingues e Carlos Moreira da Silva, que dividem a propriedade do BA Glass. Isto porque qualquer um destes grupos está a crescer a uma velocidade acelerada e a baterem recordes de receitas.

A família Silva Domingues, liderada por Francisco Silva Domingues e Rita Silva Domingues, dona do BA Glass Group, da holding Fim do Dia SGPS, da Tangor Capital, da Euroatla, da Euronave, e da Cerealis, ultrapassou este ano a fasquia dos mil milhões de euros, passando da 13º posição para a 7ª, tendo protagonizado uma das maiores subidas no ranking. A família está este ano avaliada em qualquer coisa como 1.694 mil milhões de euros.

Também Carlos Moreira da Silva, seu sócio na BA Group e na Cerealis, viu o seu património subir de 860 milhões de euros para os 1.613 milhões, passando da 16º posição para a nona. O BA Group, que produz embalagens de vidro, fatura mais de 1,5 mil milhões de euros e libertou um EBITDA de 525 milhões de euros em 2023, um crescimento de mais de 200 milhões de euros neste indicador, o que impulsionou a valorização do negócio.

Forbes Portugal magazine published, in its December/January edition, the list 'The 50 Portuguese Millionaires 2024'. Together, they have assets worth €45 billion.

Forbes Portugal highlights that the ten richest families "hold a share of €23.5 billion", which represents almost half of the total value of the 50 names on the list.

Top 10 of the 50 Millionaires, according to the Forbes Portugal list:

1. Fernanda, Paula, Marta and Luísa Amorim

Galp, Corticeira Amorim

Net worth: 5,400 million euros

2.Guimarães de Mello family

José de Mello Group, CUF, Brisa, Bondalti

Net worth: 3,329 million euros

3. Soares dos Santos family

Society Francisco Manuel dos Santos, Jerónimo Martins

Net worth: 2,942 million euros

4. Nuno, Paulo and Cláudia Azevedo

Sonae SGPS, Sonae Capital, Sonae Indústria, SonaeCom

Net worth: 2,383 million euros

5.Alves Ribeiro family

Mundicenter, Alves Ribeiro, Alrisa, Banco Invest

Net worth: 1,770 million euros

6. Dionísio Pestana

Pestana Group, Pousadas de Portugal, Madeira Casino, Madeira Beer Company

Net worth: 1,750 million euros

7. Silva Domingues Family

BA Glass Group, Euroatla, Euronave, Cerealis

Net worth: 1,694 million euros

8. Antônio Silva Rodrigues

Simoldes Group, Banco BIG, Millenium BCP

Net worth: 1,693 million euros

9. Carlos Moreira da Silva

BA Glass Group, Horizon Equity Partners, Cerealis

Net worth: 1,613 million euros

10. Fernando Campos Nunes

Visabeira Group, Vista Alegre Atlantis, Bordalo Pinheiro

Net worth: 1,596 million euros

https://www.theportugalnews.com/news/2025-01-01/who-are-the-richest-

Nenhum comentário :