expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 9 de maio de 2024

Rússia e São Tomé e Príncipe assinam acordo de cooperação militar – O que dirá o Presidente Marcelo, sobre este novo facto político?Mas já, em 10 de Fevereiro de 2022, a escassos dias da Invasão da Ucrânia, o embaixador Mikhail Kamynin garantia o empenho do Estado russo na pessoa do Presidente Vladimir Putin de reforçar os laços russo-são-tomenses, na formação de oficiais da polícia nacional de São Tomé e Príncipe.

                                                          Jorge Trabulo Marques - Jornalista 

MAS, AFINAL, QUE CAMINHO O GOVERNO DE S.TOMÉ E PRINCIPE, PRETENDE SEGUIR? – O de pactuar com um regime autoritário e belicista ou de ccontribuir para o reforço de uma comunidade que se deseja pacífica, progressiva  e democrata?

Os governos de São Tomé e Príncipe e da Rússia assinaram um acordo militar de grande amplitude,  no dia 24 de Abril, em São Petersburgo, que prevê,  entre outros pontos, a deslocação de navios e aviões de guerra ao arquipélago. Mas só agora foi divulgado.

O MLSTP/PSD, líder da oposição são-tomense, criticou  "o secretismo" com que o Governo assinou o acordo militar com a Rússia, vaticinando consequências na relação com a União Europeia e os Estados Unidos.

Jorge Bom Jesus disse que o MLSTP-PSD orientou a sua bancada parlamentar para que, por via da Assembleia Nacional, possa solicitar "uma cópia do acordo" para depois se pronunciar, "com alguma propriedade conhecendo as várias cláusulas" do documento.

Mas foi precisamente, no Governo de Jorge Bom Jesus, 10 de Fevereiro de 2022, que o embaixador António Quintas entregou na embaixada da Rússia em Portugal, a  Mikhail Kamynin, as cartas credenciais destinadas ao Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin, que o acreditavam como o primeiro embaixador de São Tomé e Príncipe junto à Federação da Rússia.

Em nome da Federação russa o embaixador Mikhail Kamynin garantiu o empenho do Estado russo na pessoa do Presidente Vladimir Putin de reforçar os laços russo-são-tomenses. – Entre outros aspetos, na formação de oficiais da polícia nacional de São Tomé e Príncipe, e de dezenas de jovens estudantes são-tomenses nos mais variados domínios da retoma da cooperação. https://www.telanon.info/politica/2022/02/11/36486/antonio-quintas-e-o-primeiro-embaixador-de-stp-acreditado-na-russia/

O surpreendente é que, ainda no passado dia 9 de Abril,  o Governo de Patrice Trovoada,  assumiu, em São Tomé, a presidência rotativa da Conferência dos Ministros da Justiça da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A passagem de pasta, de Angola para São Tomé e Príncipe, aconteceu, durante os trabalhos da “Conferência de São-Tomé, do ministro angolano da justiça e direitos humanos, Marcy Lopes para a ministra são-tomense da Justiça, Administração Pública e Direitos Humanos, Ilza Amado Vaz

A implementação de acordo de mobilidade na CPLP se concretizou, resultando no maior fluxo de circulação de cidadãos dentro da nossa comunidade, marcado pela deslocação de jovens em busca de melhores oportunidades”, – disse a governante. https://www.stp-press.st/2024/04/09/sao-tome-e-principe-assume-presidencia-da-conferencia-de-ministros-da-justica-da-cplp/

MAS, AFINAL, QUE CAMINHO O GOVERNO DE S.TOMÉ E PRINCIPE, PRETENDE SEGUIR? – O de pactuar com um regime autoritário e belicista ou de ccontribuir para o reforço de uma comunidade que se deseja pacífica, progressiva  e democrata?

Os governos de São Tomé e Príncipe e da Rússia assinaram um acordo militar de grande amplitude,  no dia 24 de Abril, em São Petersburgo, que prevê,  entre outros pontos, a deslocação de navios e aviões de guerra ao arquipélago. Mas só agora foi divulgado.


O MLSTP/PSD, líder da oposição são-tomense, criticou hoje "o secretismo" com que o Governo assinou o acordo militar com a Rússia, vaticinando consequências na relação com a União Europeia e os Estados Unidos.

Jorge Bom Jesus disse que o MLSTP-PSD orientou a sua bancada parlamentar para que, por via da Assembleia Nacional, possa solicitar "uma cópia do acordo" para depois se pronunciar, "com alguma propriedade conhecendo as várias cláusulas" do documento.

Mas foi precisamente, no Governo de Jorge Bom Jesus, 10 de Fevereiro de 2022, que o embaixador António Quintas entregou na embaixada da Rússia em Portugal, a  Mikhail Kamynin, as cartas credenciais destinadas ao Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin, que o acreditavam como o primeiro embaixador de São Tomé e Príncipe junto à Federação da Rússia.

Em nome da Federação russa o embaixador Mikhail Kamynin garantiu o empenho do Estado russo na pessoa do Presidente Vladimir Putin de reforçar os laços russo-são-tomenses. – Entre outros aspetos, na formação de oficiais da polícia nacional de São Tomé e Príncipe, e de dezenas de jovens estudantes são-tomenses nos mais variados domínios da retoma da cooperação. https://www.telanon.info/politica/2022/02/11/36486/antonio-quintas-e-o-primeiro-embaixador-de-stp-acreditado-na-russia/



JOGO POLÍTICO: - O  DE ESTENDER A MÃO SEM OLHAR A QUEM  OU DE PROPALAR SEMENTEIRAS DE SACO VAZIO - Que é, no fundo, também o eco repercutido das  propostas por Marcelo. 

Pelos vistos, a política externa seguida por São Tomé e Príncipe, pretende agradar a gregos e a troianos. Venham os milhões ou os apoios donde vierem. Ainda se ao menos fossem bem aplicados. Não é isso que tem acontecido. 

A má gestão dos fundos e a dependência externa tornou-se crónica, por mais ajudas financeiras ou perdões  da divida concedidos  ou formas de apoios. Os dados mais  recentes apontam que “cerca de 30 mil pessoas vivem em situação de pobreza extrema”

O país é livre de escolher a sua politica externa mas há áreas sensíveis que exigem alguma ponderação, sobretudo face à instabilidade gerada pela invasão da Ucrânia.

MARCELO REBELO DE SOUSA LANÇOU UM NOVO FACTO NA POLÍTICO – Exímio em criar factos à sua media,  desde os comentários no Expresso às conversas dominiais na TVI, ao  jeito das conversas em família de Marcelo Caetano, padrinho do casamento do pai  Baltazar Rebelo de Sousa

Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais, diz Marcelo Rebelo de Sousa. Rebelo de Sousa  - Mas a quem? ….  A somar ainda mais dívidas? 29 Abr 2024 (STP-Press) – A dívida dos países africanos de língua oficial portuguesa a Portugal passou de 1,2 mil milhões no ano 2000 para mais do dobro em 2022. Angola é responsável por 1.054 milhões de euros da dívida total.

"Se os produtores de factos políticos produzem demasiados factos políticos, acabam por se devorar a si próprios", refletiu Eduardo Prado Coelho nas páginas do Expresso “ . No fim de contas, é para onde resvalará quem parece mais apostado  em dar nas vistas, em arvorar-se em herói. Em vez de se contribuir para sarar feridas antigas, as atear  ainda mais e sem resolução à vista. - Que são, pois, as reações que têm vindo a suceder. 


Mas é natural que, pelo menos, os seus filhos e netos, possam via a beneficiar dessa propalada reparação. Por exemplo, o   Nuno Rebelo de Sousa, um dos privilegiados com a privatização da EDP, com experiência  empresarial em multinacionais nos setores da Banca de Investimento, Consultoria, Telecom e Energia - Asssim acontceu com a venda do pavilhão Atlântico ao Genro de Cavaco Silva. 

Trabalhou no BES, na PT e na EDP, empresas com que o pai tinha boas relações. Estudou nos Salesianos do Estoril e na Católica. No Brasil, explodiu em influência  junto da elite mais abastada e empresarial. E saltou para a ribalta com o caso das gémeas luso-brasileiras que tem assombrado o mandato presidencial do pai. Mas, que, com este novo facto levantado, até venha  a ver o seu prestígio mais reforçado por empatia.

 A ESCRAVATURA TAMBÉM EXISTIU NO PORTUGAL CONTINENTAL - Em 1963, quando embarquei para S. Tomé, com o propósito de ali fazer o estágio do meu curso na Escola Agricola Conde S. Bento, em S. Tirso, o que ali fui encontrar não ficava atrás do que se passava ana vida rural na minha aldeia e no meu concelho. Trabalhava-se de sol a sol e com salários miseráveis: um homem 15$00 por dia e a mulher  7$50. E, aos 12 anos, era menino escravo nas velhas mercerias de Lisboa. 

Daí que não me surpreendesse, quando ali voltei 39 anos, ouvir desabafos como este: no tempo da escravatura, tínhamos comida,; agora, que somos livres, falta-nos tudo. 

De recordar, que, a aldeia de Colmeal, em 1957, quando dezenas de habitantes foram mortos e a restante população da aldeia foi forçada pelas armas a abandoar o seu torrão natal, tendo a povoação  passado a ser conhecida  por aldeia fantasma e pelo Massacre do Colmeal

Marcelo Rebelo de Sousa, no discurso proferido,  na noite de terça-feira (23) disse que o país foi responsável por uma série de crimes contra escravos e indígenas no Brasil na era colonial e que o Estado português deveria reparar danos causados nesse período.


"Nós somos responsáveis por aquilo que lá fizemos. O que fizemos lá, nos massacres, teve custos"
, afirmou o chefe de Estado português num jantar com jornalistas da imprensa estrangeira em Lisboa, antes das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.

Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais, diz Marcelo Rebelo de Sousa  - Mas a quem? ….  

A somar ainda mais dívidas? 29 Abr 2024 (STP-Press) – A dívida dos países africanos de língua oficial portuguesa a Portugal passou de 1,2 mil milhões no ano 2000 para mais do dobro em 2022. Angola é responsável por 1.054 milhões de euros da dívida total.

À elite corrupta  que desvia os milhões para os aplicar fora do seu pais? … Veja-se o exemplo de Isabel dos Santos, a mulher mais rica de África com forte presença em empresas portuguesas e noutras paragens – Sim, em cumplicidades externas. Os empresários António Mosquito e Luís Montez vão passar a deter 27,5% da parte media do grupo Controlinveste, com 27,5O Banco BIC é detido por Isabel dos Santos, filha do Presidente de Angola, e por Américo Amorim

Isabel dos Santos é "uma excelentíssima empresária a nível nacional e internacional", afirmou Ricardo Salgado, presidente do BES, em declarações ao Económico, quando instado a comentar o recente reforço acionista da empresária angolana na Zon.

 Promessas do “rei” dos pobres Este o título de um artigo pulicado, em 28 de Agosto de 2023, por um jornal de Macau, acerca de Marcelo Rebelo de Sousa, filho do último Ministro do Ultramar, Baltazar Rebelo de Sousa, que serviu o regime colonial  e se destacou  como o propagandista nos mais altos cargos,  desde 1945 até à sua queda.

André Namora - 28 Ago 2023 Nunca entendi a razão de um Presidente da República viajar tanto para o estrangeiro. É um cargo sem decisão governamental, mas vai a todo o lado mais assemelhando-se a um primeiro-ministro.

(…) O Presidente português promete este mundo e o outro, sem pensar no que tem em casa. Como é possível prometer ajuda económica se na economia portuguesa vivem-se momentos trágicos, com o povo cada vez mais pobre, sem poder comprar ou arrendar uma casa; que os agricultores não cessam de pedir ajuda e em consequência os preços dos produtos alimentares aumentam todas as semanas; que os jovens emigram às centenas por falta de trabalho; que temos reformados a receber 200 e 300 euros mensais; que os hospitais não têm médicos e enfermeiros; que o povo vai às três horas da madrugada para uma fila junto dos centros de saúde para conseguir uma senha de consulta médica; que doentes morrem em macas nos corredores dos hospitais depois de esperarem mais de seis horas por atendimento; que os sem-abrigo aumentam todos os meses pelas ruas das cidades do país

 PORTUGAL, continua a enviar milhões a fundo perdido a GOVERNOS CORRUPTOS - que depois, com esse dinheiro, vêm comprar empresas portuguesas e o POVO NA PENÚRIA

Este um dos muitos exemplos - 2022-12-23 - Portugal evita que São Tomé e Príncipe entre em rutura orçamental "absoluta" enviando 15 milhões de euros Portugal disponibilizou a São Tomé e Príncipe, através do Instituto Camões, 15 milhões de euros de apoio direto ao Orçamento do país, para "fazer face a necessidades imediatas", anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho

 A somar ainda mais dívidas?... 2024 – A dívida dos países africanos de língua oficial portuguesa a Portugal passou de 1,2 mil milhões no ano 2000 para mais do dobro em 2022. Angola é responsável por 1.054 milhões de euros da dívida total.

À elite corrupta  que desvia os milhões para os aplicar fora do seu pais? … Veja-se o exemplo de Isabel dos Santos, a mulher mais rica de África com forte presença em empresas portuguesas e noutras paragens – Sim, em cumplicidades externas. Os empresários António Mosquito e Luís Montez vão passar a deter 27,5% da parte media do grupo Controlinveste, com 27,5. O Banco BIC é detido por Isabel dos Santos, filha do Presidente de Angola, e por Américo Amorim

Isabel dos Santos é "uma excelentíssima empresária a nível nacional e internacional", afirmou Ricardo Salgado, presidente do BES, em declarações ao Económico, quando instado a comentar o recente reforço acionista da empresária angolana na Zon.

Olha para que eu digo e não olhes para o que eu faço ou vi fazer!  - Sim, ele, Marcelo Rebelo de Sousa, que andou a bater palmas ao lado de seu pai (há videos com essas imagens)  a Baltazar Rebelo de Sousa, que serviu o regime salazarista e marcelista, desde 1945, até ao 25 de Abril, então Ministro do Ultramar -   Um dos maiores propagandistas da ditadura colonial-fascista, pelos vistos, o filho não fica atrás da retórica demagógica do Pai, que acusava os movimentos de libertação de subversivos.

 Foi secretário-geral dos Escoteiros de Portugal, Foi secretário do gabinete do Ministro das Colónias Marcelo Caetano. Em 1953 Baltazar Rebelo de Sousa foi eleito deputado à Assembleia Nacional, pelo círculo eleitoral de Évora e, em 1957, foi eleito pelo círculo de Braga. Quando Marcello Caetano chega a presidente do Conselho, Baltazar Rebelo de Sousa é nomeado governador-geral de Moçambique - Depois desempenhou funções de ministro-delegado do Presidente do Conselho para a Emigração e ocupou, sucessivamente, os cargos de Ministro da Saúde e Assistência, das Corporações e Previdência Social e, em 1973, a de Ministro Ultramar, até 1974

COMO ELES ESBANJAM MILHÕES E DEIXAM O POVO A MORRER DE FOME


Nenhum comentário :