Um deles vai ser Presidente da República de São Tomé e Principie - A 2ª Volta das eleições presidenciais, vai decidir-se a 5 de Setembro – Entre GUILHERME POSSER DA COSTA e CARLOS VILA NOVA
Depois de várias semanas de indecisão, o parlamento são-tomense aprovou a data de 5 de Setembro para a realização da segunda volta das presidenciais, ou seja dois dias depois do fim oficial do mandato do presidente cessante Evaristo de Carvalho, no próximo dia 3 de Setembro
Com Ferro Rodrigues ANP - Lisboa |
Diz o Jurista Olegário Tiny (Jurista) que Caso haja razões sérias, verificáveis e declaradas pelo Tribunal Constitucional, para a declaração de impedimento do Presidente da AN, então este seria substituído por um dos vice-presidentes da AN. Caso não, teria de ser aquele o substituto https://www.telanon.info/suplemento/opiniao/2021/08/22/35019/vagatura-ou-nao-do-cargo-do-pr-na-constituicao-de-stp/
GUILHERME
POSSER DA COSTA nasceu na cidade de São Tomé, em Maio do ano 1953, Advogado de
profissão, licenciou-se em direito pela faculdade de direito de Coimbra –
Portugal em 1978.
Fez toda a
carreira política no partido MLSTP. Ocupou cargos em todos os órgãos de
soberania do Estado santomense. Foi Juiz do Supremo Tribunal de Justiça. Foi
deputado e vice presidente da Assembleia Nacional.
Posser da Costa é embaixador de carreira. Entre as décadas de 80 e 90 foi representante diplomático de São Tomé e Príncipe, no reino da Bélgica e na então Comunidade Europeia.
No Governo ocupou a pasta de ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação. Enquanto vice-Presidente do MLSTP, participou na primeira grande vitória do partido nas eleições legislativas de 1998. Foi a primeira maioria absoluta conquistada pelo MLSTP no regime democrático. Posser da Costa ascendeu ao cargo de Presidente do partido nos finais da década de 90 do século passado. Foi nomeado Primeiro-ministro e Chefe do governo de maioria absoluta do MLSTP.
EXERCEU DIVERSOS CARGOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E NO ESTADO
Primeiro-Ministro E Chefe do Governo; Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação – Vice-Presidente da Assembleia Nacional – Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação– Deputado á Assembleia Nacional– Juiz do Supremo Tribunal de Justiça– Vice-Presidente do Parlamento – Assembleia Nacional– Diretor de Assuntos Políticos do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação.– Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de STP no Reino da Bélgica, Comunidade Europeia, Holanda, Suécia, França, Alemanha, FAO
CARLOS VILA
NOVA Carlos Vila Nova, Deputado da ADI na actual legislatura, engenheiro
formado na Argélia, foi ministro das obras públicas, infraestruturas, recursos
naturais e ambiente no anterior governo da ADI liderado por Patrice Trovoada.
CARLOS VILA NOVA Carlos Vila Nova, Deputado da ADI na actual legislatura, engenheiro formado na Argélia, foi ministro das obras públicas, infraestruturas, recursos naturais e ambiente no anterior governo da ADI liderado por Patrice Trovoada.
Licenciado em engenharia de telecomunicações, pela universidade de Orã- Argélia, em 1985. Nasceu no norte da ilha de São Tomé, em 1956, mais concretamente na cidade de Neves. Uma das regiões do país que regista maior índice da pobreza.
Trabalhou como quadro superior na Função Pública. Começou por ser chefe do departamento de informática da direcção de estatísticas. A partir de 1988 ingressou no sector do turismo, como responsável comercial do único hotel do país na altura, o Hotel Miramar.
Evoluiu na administração do sector hoteleiro, tendo sido nomeado em 1992 Director do Hotel Miramar. Mais tarde, em 1997 foi investido como director da Pousada Boa Vista.
Empresário independente, que a partir do ano 2010 decidiu entrar no mundo da política. ADI de Patrice Trovoada, conquistou o coração de Carlos Vila Nova.
Militante do partido ADI, Carlos Vila Nova foi eleito deputado da nação nas eleições legislativas de 2018.
Já em abril do ano 2021, Patrice Trovoada, Presidente da ADI, numa comunicação anunciou que o seu companheiro de partido Carlos Vila Nova é o candidato da ADI às eleições presidenciais, previstas para julho.
Na primeira volta do escrutínio eleitoral do dia 18 de julho, Vila Nova arrecadou mais de 43% dos votos expressos nas urnas, destacando-se como o candidato mais votado.
Casado, pai
de duas filhas, 65 anos de idade, Vila Nova, que em campanha eleitoral, tem
utilizado a frase, “EU GARANTO, acredita que no dia 5 de Setembro, a força do
eleitorado vai consagra-lo como o quinto Presidente eleito no regime
democrático em São Tomé e Príncipe. - Informações extraídas do Téla Nõn
Nenhum comentário :
Postar um comentário