Jorge Trabulo Marques

Recordou que, há um ano, os mesmos juízes haviam decidido pela inconstitucionalidade do ato, não admitindo o processo e declarando-se incompetentes para apreciar qualquer decisão política do Chefe de Estado.
“Estranho, que, um ano depois, os mesmos juízes do mesmo tribunal, sobre a mesma matéria, procedam de forma contrária”, afirmou
Há um ano, o Presidente da República, Carlos Vila Nova, demite o Governo liderado por Patrice Trovoada por incapacidade e "deslealdade institucional” ..No mesmo decreto presidencial, Carlos Vila Nova convida o partido ADI, liderado por Patrice Trovoada, a indicar no prazo de 72 horas outra ..
-Acusado de ter tentado assassinar Manuel Pinto da Costa e Fradique Menezes. Denúncia de Peter Lopes, do operacional que ele contratou, que o acusa de ter sido o mentor e o financiador do Golpe de Estado de 16 de Julho 2003, e de ter ordenado aos operacionais do ex-Batalhão Búfalo, para executarem os ex-Presidente Manuel Pinto da Costa e Fradique de Menezes, assim como o ex-ministro da Defesa e Ordem Interna o coronel Óscar Sacramento e Sousa.
Esta, uma das denúncias. Mas existem outras, uma das quais de um jornalista nigeriano, que lhe tece também acusações muito graves, a que já me referi.
A frieza nas palavras e na hipocrisia de Patrice Trovoada, proferidas à televisão, na manhã do dia 25 de Novembro de 2022, que o video documenta - De um grande impostor e manobrador: como era possível, que, quatro ou cinco civis pudessem assaltar um quartel militar? Sempre pensei que havia uma criminosa encenação.
Como, aliás. o veio comprovar o relatório publicado, a que já nos referimos, mas que justifica nova abordagem "Peritos da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) concluíram que "não existem provas sérias e convincentes" sobre uma tentativa de golpe de Estado, declarada pelas autoridades são-tomenses em novembro de 2022. A conclusão está expressa no relatório da organização regional a que a agência Lusa teve acesso.
Diz o jornal santomense Téla Nón, que, "o MLSTP lança duras acusações ao governo do ADI após a divulgação do relatório da CEEAC sobre os acontecimentos sangrentos de 25 de novembro de 2022. A oposição afirma que nunca houve tentativa de golpe, mas sim um espetáculo de poder que terminou com quatro mortos, medo generalizado e uma justiça em silêncio.
Era madrugada de 25 de novembro. A notícia de uma tentativa de golpe de Estado abalava o país. Dias depois, quatro civis apareciam mortos no quartel das Forças Armadas. A versão oficial falava em defesa da democracia. O novo relatório da CEEAC, no entanto, trouxe uma reviravolta: não houve golpe. Houve encenação.
É essa a conclusão também assumida agora pelo MLSTP, que rompe o silêncio com um comunicado duro, exigindo justiça e responsabilização política.
Não esquecer que o controverso Patrice Trovoada, atirou-se à magistratura, depois de a insultar com a leviana acusação de que Há uma máfia instalada nos tribunais do país de São Tomé e Principe , atitude desbocada e irresponsável de um então chefe do Governo, para com o respeito e independência que deve presidir entre os órgãos de soberania, sim, prepotência e leviandade, inadmissíveis, que, por esta e por outras gravíssimas arbitrariedades, mereceu dos juízes o epíteto de Ditador , e do maior partido de oposição, este elogio MLSTP : “Patrice é o principal coordenador da Máfia nacional” – Téla .



Nenhum comentário :
Postar um comentário