Jorge Trabulo Marques - Jornalista repõrter fotográfico-
Já lá vão quase 6 séculos sobre a data que devolveu a Portugal a sua independência e que, desde há anos a esta parte, tem sido assinalada na Praça dos Restauradores, em Lisboa.
Pese as ameaças de espessas névoas, que pairavam baixas e faziam recear que a chuva viesse pregar
alguma partida, porém, tal não sucedeu e a tarde decorreu fresca e ventosa mas
não chuvosa para alegria dos milhares de pessoas que se postaram ao longo
desfile.
A Praça dos Restauradores voltou a acolher a tradicional cerimónia comemorativa do 1º de Dezembro, desta vez como desfile de 34 bandas filarmónicas, em memória dos heróis da Restauração da Independência (1640) e da Guerra da Aclamação (1640-1668), numa organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Sociedade Histórica da Independência de Portugal.
As bandas desfilaram desde a Estátua dos
Combatentes da Grande Guerra, pelas 15h, pela avenida da Liberdade, até à Praça
dos Restaurados, que, uma vez mais, voltou
a ser palco do tradicional desfile
comemorativo do 1.º de Dezembro, contando com a participação de mais de 1600
músicos de 37 bandas filarmónicas e agrupamentos vindos de todo o país.
Hino Nacional
Português – Tocado e Cantado por 34 bandas filarmónicas
Abriram
o 8º Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas o Grupo de Bombos de Atei
(de Vila Real) e a Banda Sinfónica do Exército. Com 132 anos de história, a
Sociedade Filarmónica União e Capricho Olivalense – a coletividade mais antiga
da freguesia dos Olivais – é a banda convidada deste ano para representar
Lisboa, a cidade anfitriã desta iniciativa.
Segundo informação veiculada pela Agenda
Cultural da CML, este desfile visa igualmente homenagear e divulgar uma prática
musical com mais de 200 anos que, um pouco por todo o país, continua a
desempenhar um importante papel na formação cívica e musical de crianças e
jovens, tendo culminado com a interpretação, em simultâneo, de o Hino da Maria
da Fonte, o Hino da Restauração e o Hino Nacional, sob direção do maestro da
Banda Sinfónica do Exército, Major Alexandre Coelho.
É ainda sublinhado, que, pela primeira vez, “A Portuguesa” foi tocada
integralmente pelas bandas participantes, às quais se juntou o Coro do Orfeão de Castelo Branco.
A IMPORTÂNCIA DAS
BANDAS FILARMÓNICAS NA CULTURA POPULAR - Tal como é reconhecido, “ “As
filarmónicas são parte imprescindível do cenário musical, cultural e
etnográfico do país. As bandas alegram as romarias, realizam concertos, cantam
as “janeiras”, ou organizam outras atividades culturais, como festivais de
bandas, entre muitas outras. É, pois, inquestionável o impacte das bandas
filarmónicas no território onde se inserem, pelas diversas atividades que
efetivamente organizam e disponibilizam à população.
Recorde-se que elas são as principais escolas de música do país, além de serem o “berço” de muitos dos músicos das nossas orquestras. Estas instituições proporcionam às populações um denso leque de conhecimentos culturais e musicais, além de estimularem as relações sociais entre os seus membros. (Moreira, 2014) Existem na Confederação Musical Portuguesa registadas cerca de 718 bandas filarmónicas1, mas é possível detetar ainda outras dispersas pelo país. No concelho de Baião atualmente perduram duas: a Banda Marcial de Ancede e a Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere. Estas duas bandas alegram as populações de Baião, sobretudo durante o verão, percorrendo várias localidades do Norte, que as recebem de braços abertos, para enobrecerem as suas festividades. “ Excerto de file:///C:/Users/HP/Downloads/16754.pdf
FACTO HISTÓRICO QUE DEVOLVEU A PORTUGAL A SUA INDEPENDÊNCIA
LISTAS DAS BANDAS QUE
PARTICIPARAM E RESPETIVA ORDEM Tocá Rufar; Banda da Armada; Banda Musical de
Figueiredo – Arouca – Aveiro; Sociedade Recreativa Filarmónica 1º de Janeiro –
Castro Verde – Beja; Banda da Sociedade Filarmónica União Mourense “Os
Amarelos” – Moura – Beja; Banda Musical de Carvalheira – Terras de Bouro –
Braga; Filarmónica Retaxense – Castelo Branco; Associação Recreativa Musical
Covilhanense – Covilhã – Castelo Branco; Sociedade Filarmónica Oleirense –
Oleiros – Castelo Branco; Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires – Penamacor
– Castelo Branco;Sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense – Sertã – Castelo
Branco;
Sociedade Filarmónica de Educação e Beneficência Fratelense – VV. Rodão
– Castelo Branco; Banda Filarmónica de Alqueidão – Figueira da Foz – Coimbra;
Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira – Montemor-o-Velho – Coimbra;
Filarmónica Sangianense – Oliveira do Hospital – Coimbra; Banda Filarmónica
Simão da Veiga da Casa do Povo de Lavre – Montemor-o-Novo – Évora; Sociedade
Filarmónica Portimonense – Portimão – Faro; Sociedade Recreativa e Musical
Loriguense – Seia – Guarda; Sociedade
Filarmónica Avelarense – Ansião – Leiria; Sociedade Artística Musical 20 de
Julho de Santa Margarida do Arrabal – Leiria;
Sociedade Filarmónica Pedroguense – Pedrogão Grande – Leiria; Associação
Musical e Artística Lourinhanense – Lourinhã –Lisboa; Banda da Escola de Música
da Juventude de Mafra – Mafra – Lisboa;
Banda Juvenil do Município de Gavião –
Gavião – Portalegre; Sociedade Musical
Nisense – Nisa – Portalegre; Sociedade Recreativa Musical Alegretense –
Portalegre; Sociedade Filarmónica de Crestuma – V.N. Gaia – Porto; Sociedade
Filarmónica Gualdim Pais – Tomar – Santarém; Sociedade Filarmónica Progresso
Matos Galamba – Alcácer do Sal – Setúbal; Banda Municipal do Barreiro –
Barreiro – Setúbal; Banda Nova de
Barroselas – Viana do Castelo; Banda Marcial de Tarouquela e Municipal de
Cinfães – Cinfães – Viseu; Banda de Música de São Cipriano “A Nova” – Resende –
Viseu; Sociedade Filarmónica Fraternidade de S. João de Areias – Santa Comba
Dão – Viseu
Recorde-se que elas são as principais escolas de música do país, além de serem o “berço” de muitos dos músicos das nossas orquestras. Estas instituições proporcionam às populações um denso leque de conhecimentos culturais e musicais, além de estimularem as relações sociais entre os seus membros. (Moreira, 2014) Existem na Confederação Musical Portuguesa registadas cerca de 718 bandas filarmónicas1, mas é possível detetar ainda outras dispersas pelo país. No concelho de Baião atualmente perduram duas: a Banda Marcial de Ancede e a Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere. Estas duas bandas alegram as populações de Baião, sobretudo durante o verão, percorrendo várias localidades do Norte, que as recebem de braços abertos, para enobrecerem as suas festividades. “ Excerto de file:///C:/Users/HP/Downloads/16754.pdf
A dinastia espanhola dos Filipes governou o país entre 1580 e 1640, altura em que o futuro D. João IV liderou uma revolta que afastou os castelhanos do trono. Foram 120 os conspiradores que, na manhã de 1 de Dezembro de 1640, invadiram o Paço da Ribeira, em Lisboa, para derrubar a dinastia espanhola que governava o país desde 1580. Miguel de Vasconcelos, que representava os interesses castelhanos, foi morto a tiro e atirado pela janela.
(…) A revolta da Catalunha, em 1640, alimentou a esperança de uma restauração bem sucedida. Com os castelhanos a enfrentarem revoltas em várias frentes, os portugueses conseguiram repelir ataques e construir uma estratégia de defesa para os 28 anos seguintes.
Os conjurados aproveitaram um momento de fraqueza da coroa de Castela para realizar o golpe que colocou no trono o duque e Bragança. Sem a revolta da Catalunha, que atraiu o grosso das tropas de Castela, não teria sido possível assegurar a construção ou o reforço das fortificações fronteiriças de Portugal que, nos 28 anos seguintes, iriam suster os diversos ataques levados a cabo por Filipe IV de Espanha. https://www.vortexmag.net/1-de-dezembro-de-1640-5-curiosidades-sobre-a-restauracao-da-independencia/
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