Imagem do site da Presidència da República |
Jorge Trabulo Marques - Jornalista
O Presidente português, já se encontra em S. Tomé para participar na Cerimónia de Tomada de Posse do Presidente eleito de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, que terá lugar às 10 horas da manhã na Assembleia Nacional, chefiada pelo Presidente da Assembleia Nacional, Delfim Neves.
O Presidente da República de Portugal, que se fez acompanhar pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, foi recebido à chegada pelo Embaixador de Portugal em São Tomé, Rui Carmo, pela Ministra dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação e Comunidades são-tomense, Edite dos Ramos Ten Jua, e pelo Ministro da Juventude, Desporto e Empreendedorismo são-tomense, Vinício Teles Xavier de Pina, com os quais manteve um breve encontro.
Na visita que Evaristo fez a Portugal |
Em S. Tomé -Do site da PR |
Depois da ter desembarcado, Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou para condecorar o Presidente são-tomense cessante, Evaristo Carvalho, no salão nobre da chancelaria da Embaixada de Portugal neste país lusófono, destacando o papel do condecorado no estreitamento dos laços e relações entre os dois países e o trabalho efetuado no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
A cerimónia decorreu na véspera da Tomada de Posse do novo
Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova.
Evaristo Carvalho, Presidente da República de São Tomé e Príncipe desde 2016, atualmente com 78 anos, não se recandidatou a um segundo mandato, tendo concorrido, pelo seu partido, ADI, Ação Democrática Independente, Carlos Vila Nova, 65 anos, natural do Distrito de Lembá, cidade de Neves, que venceu as eleições presidenciais de 05 de setembro, à segunda volta, derrotando Guilherme Posser da Costa, apoiado pelo MLSTP/PSD.
No sábado à tarde, antes de regressar a Lisboa, o Presidente português irá visitar o navio-patrulha Zaire, da Marinha Portuguesa, que desde janeiro de 2018 se encontra em missão em São Tomé e Príncipe, no âmbito de um acordo bilateral.
Além do Presidente de Portugal, dos convidados estrangeiros, está confirmada a presença do Presidente Umaro Sissoco Embaló, da Guiné-Bissau e do Vice-presidente de Angola, Bornito de Sousa que chegou esta manhã ao País.
Dos
convidados nacionais, o destaque vai para os antigos Chefes de Estado do País,
Órgãos de Soberania, Primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus, Deputados, Ministros,
familiares assim como represente dos partidos políticos e a Sociedade Civil.
Nenhum comentário :
Postar um comentário