expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

V: N. de Foz Côa- Natal de Imigrantes de S. Tomé, um dia quase igual - Com diversões municipais à população local mas, de corações cheios de saudades da sua ilha, familiares e pais -

                                                          Jorge Trabulo Marques - Jornalista 

V. N. de Foz Côa- Natal de imigrantes de S. Tomé - Um dia quase igual - Com diversões municipais à população local mas, de corações cheios de saudades da sua ilha, familiares e pais - Cerca de 50 jovens santomenses a trabalhar na agricultura - Num dos concelhos mais envelhecidos da região, com uma área de 398,15 km2, 6 304 habitantes em 2021 , quase metade da superfície de S. Tomé, sendo a maior ilha, com uma área de 859 km² e 204 454 habitantes, estimativa de 2018



Dados os profundos laços que me ligam a S. Tomé, para onde emigrei em Nov. de 1963, para fazer um estágio numa roça do meu curso de técnico agrícola, de agente rural da Escola Agrícola Conde S. Bento, em Santo Tirso, e onde permanci, cerca de 12 anos, pois, encontrando-me por uns dias na minha aldeia, que pertence a este mesmo concelho, não quis perder a oportunidade de nas véspera de Natal, conviver com alguns jovens santomenses, que se encontram aqui a trabalhar na agricultura e noutros serviços


Embora com muitas saudades das sua terra, confessaram-se satisfeitos por aqui trabalharem . Sentei-me com alguns na mesa de um café e também tive oportunidade de fotografar outros à entrada da avenida principal - Já o mesmo havia feito, nas vindimas da Quinta da Ervamoira, no passado mês de Agosto.

Fenómeno de Emigração em São Tomé e Príncipe por melhores condições de vida, na Europa.

A falta de oportunidade em São Tomé e Príncipe tem levado muitos santomenses a optarem pela emigração.. Fenómeno que afeta principalmente a juventude que abandona o país em massa e vai a procura de melhores condições de vida, na Europa.

Informações oficiais do Instituto Nacional de Estatística de São Tomé e Príncipe indicam que no espaço de dois anos, saíram deste pequeno país, mais de 50 mil cidadãos, numa média de 500 pessoas por semana.


As consequências deste fenómeno já são bem visíveis, com implicações económicas e sociais, que vão desde a desagregação nos núcleos familiares, fuga de profissionais, até a redução do consumo interno.


É sede do município de Vila Nova de Foz Côa, tendo uma área total de e uma densidade populacional de 16 habitantes por km2, subdividido em 14 freguesias O município é limitado a norte pelos municípios de Carrazeda de Ansiães e Torre de Moncorvo, a nordeste por Freixo de Espada à Cinta, a sudeste por Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel, a sul por Mêda e a oeste por Penedono e São João da Pesqueira.

Quinta da Ervamoira
 Na vindima em Agosto 2024 - Colheita maioritariamente feita com emigrantes africanos
Quinta da Ervamoira


Nenhum comentário :