Jorge Trabulo marques - Jornalista e investigador
As Mulheres santomenses comemoram neste dia 19 de Setembro de 2021, o quadragésimo sétimo aniversario do seu Dia Nacional.
19 de Setembro é Dia da Mulher de São Tomé e Príncipe. A data foi instituída em honra à histórica manifestação de 19 de Setembro de 1974, protagonizada por um grupo de mulheres que saiu à rua da capital são-tomense para exigir do governo colonial a independência dessas duas ilhas equatoriais. A Independência viria a ser conquistada um ano depois, a 12 de Julho de 1975
NÃO ESQUECER TAMBÉM QUE “Muitas mulheres perderam o seu emprego. Nós somos as maiores vítimas da crise provocada pela Covid-19 em São Tomé e Príncipe”, conclui a porta-voz da Plataforma que promete lutar pelas mulheres no país.
Em São Tomé e Príncipe há muitas famílias monoparentais ou seja mulheres que são chefes de famílias e na maioria dos casos estas têm dificuldades de garantir o sustento das suas educandas.
A crise pandémica da Covid 19,veio acentuar a prostituição de adolescentes devido o agravar de problemas financeiros, com o governo adotar algumas medidas em parceria com as organizações internacionais e não governamentais para debelar o problema.
A ONU afirma que as disparidades entre homens e mulheres são hoje a
principal barreira ao desenvolvimento humano, pelo que a igualdade de género
ainda é um projecto em construção. Porém, as diferenças ficam mais evidentes em
realidades onde a pobreza se faz presente, sendo as mulheres mais atingidas
pelas injustiças sociais no mundo e em São Tomé e Príncipe em particular
Nenhum comentário :
Postar um comentário