expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 5 de abril de 2022

Presidente são-tomense, Carlos vila Nova, em Portugal – Inicia hoje uma visita oficial a Portugal - Correspondendo ao convite de Marcelo Rebelo de Sousa, aquando da tomada de posse em Outubro passado em S. Tomé

Jorge Trabulo Marques - jornalista

Já lá vão quase sete anos, sobre a data destas imagens, foi no dia 11 e 12 de Julho de 2015, quando era então Ministro das Infraestruturas, Recursos Naturais e Ambiente no governo da ADI – Pelos vistos, havia uma estrelinha que lhe acalentava o sonho e lhe brilhava na menina dos olhos.

Desde o 2 de outubro de 2021, é o Chefe de Estado da República Democrática de STP

Está em Portugal, desde sábado passado para uma visita oficial de 5 e 6 de com vista a melhorar a cooperação bilateral nas áreas da saúde, educação, defesa e cultura.

Destaca a imprensa, que "entre os dois países irmãos, não são simples relações de cooperação, vamos desenvolver o que já existe, tentar melhorar e eventualmente descobrir novas áreas, mas elas são culturais, elas são históricas, elas são de amizade”, disse este sábado (02.04), Carlos Vila Nova em declarações à imprensa, no Aeroporto Internacional de São Tomé.

Em Portugal, Carlos Vila Nova tem previsto encontros com o seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, com o primeiro-ministro, António Costa, e ainda se deslocará à Assembleia da República e à Câmara de Lisboa.

O chefe de Estado são-tomense considerou que "é preciso manter esse espírito [de amizade] para que nos dois países, nos dois povos haja, de facto, melhoria da cooperação” e referiu que vai "maximizar esta visita de modo a trazer os melhores resultados para São Tomé e Príncipe”.

São Tomé e Príncipe e Portugal assinaram em dezembro do ano passado o novo Programa Estratégico de Cooperação (PEC) com um valor estimado em 60 milhões de euros para cinco anos, priorizando as áreas da saúde, educação e cultura, proteção social, trabalho e formação profissional, justiça, segurança e defesa, agricultura, pescas, energia e ambiente, finanças públicas, economia e infraestruturas.

"Dentro deste quadro de programa estratégico de cooperação nós veremos como fazer a implementação do que são as áreas a desenvolver em termos de projeto”, disse o chefe de Estado são-tomense.-

 

Nenhum comentário :