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segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Escultor João Fragoso - Tributo amigo ao saudoso escultor e marinheiro, nativo ilustre das Caldas da Rainha – Ele, o artista, eu o jornalista, ambos irmanados pela mesma paixão do mar – 1913-2000 –

Jorge Trabulo Marques - Jornalista 

João Fragoso, nasceu nas Caldas da Rainha, em 27 de abril de 1913, faleceu em  Lisboa, 28 de dezembro de 2000, aos 87anos,  foi um escultor e artista plástico que se afirmou como uma das figuras mais representativas da arte portuguesa das últimas décadas do século XX, principalmente na área da escultura. Desenhador hábil, aguarelista vigoroso, ceramista e medalhista notável, escultor e poeta, foi vice-presidente da Sociedade Nacional de Belas-Artes.  O mestre escultor João Fragoso, como era conhecido, deixou um valioso património artístico, co m destaque para o Atelier-Museu João Fragoso, nas Caldas da Rainha Excertos de Carolina Maria Oliveira - Dissertação  -Mestrado em Escultura


CADA  UM DE NÓS A SEU MODO “Símbolo da dinâmica da vida, o mar constitui, em João Fragoso, um dos mais importantes ciclos da sua vasta e diversificada obra, tendo-o cativado desde cedo, pela proximidade que teve com o litoral da costa portuguesa, especialmente a força soberana do Mar da Nazaré. Esta temática é, também em paralelo com as obras que realizou, uma constante cultural – na qual surgiu Portugal e o seu povo4 – tendo marcado todo um imaginário identitário, cuja origem remonta ao período dos Descobrimentos. 

A sua presença verifica-se assim tanto na literatura, desde a epopeia de Os Lusíadas, escrita no período renascentista por Luís de Camões, até à modernidade com a Mensagem de Fernando Pessoa. O mar português alarga-se de igual modo às artes plásticas como são exemplo as famosas Tábuas do mestre de Santa Auta5, os Painéis de S. Vicente de Fora ou a Janela do Convento de Cristo em Tomar, que assim visam também documentar a sua importância no contexto do imaginário e desenvolvimento nacional. O tema não só continuou, muito presente na estatuaria “oficial” do Estado Novo, como foi-se mantendo, na escultura, ao logo do seculo XX, culminando, novamente, com os monumentos aos pescadores, os quais erguidos depois de 74 constituíam uma reação pós-ditatorial aos que proliferaram na 1º metade do seculo, realçando, pelo contrario, as virtudes heroicas dos trabalhadores do povo - Carolina Maria Oliveira - Dissertação  -Mestrado em Escultura


Nas Caldas da Rainha hoje existe um Museu-atelier com o seu nome. O seu trajecto passou pela Fase Figurativa, pela Fase Mar (abstracta) e pela Fase Minimalista, tendo sido um dos introdutores em Portugal do movimento minimal. Professor jubilado da Escola de Belas-Artes de Lisboa, pertenceu à Academia Nacional de Belas Artes de Lisboa, onde exerceu as funções de vice-presidente. Dedicou-se à escultura, cerâmica,


 



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