expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 30 de maio de 2021

São Tomé – Acidente no Pico Cão Pequeno – Fev - 2016 – Deus esteve ao meu lado – Valeu-me o pronto-socorro diligenciado pelo Coronel Victor Monteiro

Jorge Trabulo Marques – Jornalista – Líder da Escalada ao Pico Cão Grande

Êxito no Cão Grande mas pesadelo No Cão Pequeno - Escalada Vertical ao pico Cão Grande  Cão https://canoasdomar.blogspot.com/2012/02/cao-grande-em-sao-tome-grande-escalada.html
 
Agora, valeu-me o pronto-socorro do Coronel Victor Monteiro - Desta vez o destino ia-me pregando uma partida mas, pelos vistos, estava escrito nos astros que apenas seria mais um dramático episódio da minha vida - As Bandeiras Nacionais de S. Tomé e Príncipe e de Portugal, não puderam ser desfraldadas no topo mas espero que o Rogério, a Paula e a Catherine. um dia o possam fazer 

Uma equipa mista de alpinistas, vindos de Portugal, no dia 2 de Fevereiro de 2016, composta por uma canadiana, uma portuguesa e um português, deslocaram-se a S. Tomé para conhecer as suas belezas naturais e fazer um teste no Pico Cão Pequeno, querendo aproveitar para hastearem as bandeiras nacionais de S. Tomé e Príncipe e de Portugal, no seu cume, como um gesto de amizade e de cooperação, entre os dois países irmãos 

Na verdade, em 12 de Outubro, de 1975, a três dias da minha partida para uma aventura marítima de longos 38 dias e noites no Golfo da Guiné, a minha equipa, conquistava, finalmente, o tão desejado cume do Pico Cão Grande, tentado por várias equipas estrangeiras, sem êxito - 

Corajoso Constantino Bragança 


Dois anos sozinho, e, por fim, de, 73 a 75, com uma equipa de valorosos santomenses - Constantino Bragança, Cosme Pires dos Santos, e os guias, Sebastião e o Chico - conquistávamos a crista de um dos mais difíceis e caprichosos monólitos do planeta

Agora a minha intenção, não era propriamente a de fazer mais uma escalada mas de realizar a reportagem de uma equipa de alpinistas ao Pico Cão Pequeno A bandeira portuguesa, trouxeram-na de avião; a de S.T.P, foi oferecida pelo Coronel Victor Monteiro, então Diretor do Gabinete do Presidente da República.


Ao lado do jovem guia 
Primeiros socorros

Realmente, a noite fora muito chuvosa e a rocha basáltica das paredes do Pico Cão Pequeno, que é coberta na sua base por espessa vegetação, encontrava-se muito húmida e escorregadia - Havia muitos arbustos, mas hesitava-se em fazer uso seguro deles - Pelo que me apercebi, o entusiasmo parecia arrefecer e adiar a tentativa para outra oportunidade. . No entanto, eu que já conhecia bem esse tipo de vegetação no Cão Grande e dela me havia servido, tanto para iniciar a escalada, como em várias fases do percurso, sabia que, com algum cuidado, podia ajudar a resolver as dificuldades iniciais, nomeadamente onde a pedra está menos enxuta e se cobre de vegetação, agarrada aos milenares sedimentos da erosão Face a uma certa hesitação, que parecia deitar por terra, tanto esforço da exaustiva caminhada, sugeri para que permitissem ao guia Admilson, dar a sua ajudinha.

Sim, ele que tão útil fora a desbravar caminho até ao local: - um jovem e atlético santomense, de origem cabo-verdiana, que já evidenciara as suas capacidades quando cumpriu serviço militar e que agora trabalha com o seu pai, mãe e demais irmãos, na dependência de Santa Josefina, da antiga Roça Porto Alegre, sim, sugeri para que o deixassem mostrar as suas habilidade e trepar pelos arbustos, levando consigo a corda da escalada, de modo a prendê-la a uns arbustos, aí a uns 20 ou 30 metros acima, ou seja, junto à parte da rocha, que passava a encontra-se livre de vegetação e seca - Numa área já mais exposta ao ar, logo menos escorregadia e mais adequada à fixação de pitões e das tradicionais técnicas cabalísticas

E, na realidade, num ápice, o jovem, tira o sapatos, fica descalço e trepa por ali acima, como se estivesse a trepar em qualquer árvore da floresta, garantindo que podiam iniciar a escalada com segurança. Quando deixei de os ver, descalcei os sapatos e tentei a minha chance para fazer umas imagens à equipa, que, do ponto onde me encontrava, não podia registar Não podendo trepar o mesmo arbusto que o jovem, tentei fazê-lo de outra forma, ou seja, agradando-me a outro arbusto, justamente onde os elementos da equipa se haviam agarrado à corda inicial.

 Ao puxá-lo. mesmo antes de trepar, como estava em meias - e não descalço - escorrego com o arbusto atrás de mim - Rolando desamparado ravina abaixo, batendo com as costas e a cabeça de pedra em pedra- Sabia que não era a forma ideal e a mais segura - Mas fui traído pelo musgo escorregadio - Caso a ponta da corta não tivesse sido recolhida, penso que podia ter ido até onde o guia foi, podendo acompanhar fotograficamente a escalada Qualquer repórter fotográfico - seja qualquer for a sua idade - arrisca para fazer o melhor possível a sua reportagem -Era o que pretendia fazer.

Quando me vi a sangrar da cabeça de vários pontos e de um braço, com fortes dores nas costelas, entreguei o telemóvel ao jovem guia para comunicar com a equipa - sim, ali, àquela altura, havia rede - Esta decide desistir da escalada e regressar - Porém, receando que pudesse vir a desmaiar e a constituir algum estorvo acrescido ao seu retorno, através da espessa floresta, resolvi ir descendo, amparado a um pau, depois de ter informado o Coronel Victor Monteiro do meu acidente, o qual, desde logo, diligenciou para que uma ambulância me pudesse esperar quando chegasse à estrada, ao mesmo tempo que havia pedido para que uma equipa de maqueiros fosse ao meu encontro e me prestasse os primeiros socorros.


Q

E creio que foi realmente o que me valeu; de outro modo acabaria por desmaiar, tendo-me saturado o golpe da cabeça e tratado outros arranhões que tinha pelo corpo Uma parte do percurso foi desbravando a floresta, outra, já em caminhos de mato, pelo jipe da equipa - Na estrada, a ambulância, conduzir-me-ia ao Hospital onde foi assistido nos três dias seguintes, tendo, ali, também contado, com uma equipa de assistência medica e de enfermagem, muito dedicada e generosa. E também com a presença do Coronel Victor Monteiro, que, de facto, fico a dever a vida - Estou certo que se não tivesse feito essas diligências, nao teria sobrevivido  enfermagem, muito dedicada e generosa. E também com a presença do Coronel Victor Monteiro, que, de facto, fico a dever a vida - Estou certo que se não tivesse feito essas diligências, nao teria sobrevivido 

 Escalada Vertical ao pico Cão Grande  Cão Grande a épica escalada https://canoasdomar.blogspot.com/2020/08/pico-cao-grande-em-s-tome-epica.html Desmontagem de uma encenação https://canoasdomar.blogspot.com/2016/01/escalada-do-pico-cao-grande-em-s-tome.html Acidente no Pico Cão Pequeno  https://canoasdomar.blogspot.com/2016/03/sao-tome-acidente-na-escalada-do-pico.html - Rumo ao Sul https://canoasdomar.blogspot.com/2016/02/pico-cao-pequeno-rumo-ao-sul-e-latitude.html

Palestra dos 40 anos, em cascais https://canoasdomar.blogspot.com/2015/11/casa-da-gruta-em-cascais-encheu-para.html

FAÇANHA DAS ARÁBIAS CHEGAR AO SOPÉ DO PICO CÃO PEQUENO  E ESCALÁ- LO É TAMBÉM UM GRANDE DESAFIO

 A começar pela aproximação do sopé, que é já de si uma autêntica odisseia na floresta - Cobras pretas, que podem surgir onde menos se espera - e foram vistas pelo nosso guia - raízes que emergem do chão, vivendo da saturada humidade aérea, troncos de árvores gigantescas e seculares de todos os tamanhos e de variadíssimas espécies, que surgem por entre enormes pedregulhos de basalto, arbustos os mais surpreendentes e variados, fetos gigantes, que dir-se-ia remontarem ao principio das eras, sem dúvida, uma caminhada íngreme, exaustiva, sufocante e titânica. Um desafio aos espíritos mais aventureiros e amantes da Natura.

A minha tenda na Praia Jalé
Chegar onde cheguei, com uma pesada mochila às costas é já de si uma enorme proeza - É que do alto e de uma certa exposição dessa ravina, descobre-se uma panorâmica fantástica, funda e larga, mas que, ao menor deslize, também pode proporcionar um voo para a morte - Mas o meu objectivo não era a escalada


Em todo o caso, este pico, que mais lembra um enorme falo de que um simples bloco maciço, ia-me pregando uma grande partida e devorando-me a vida, justamente onde começa a libertar-se dos restos da última mancha verde da brenha densa arbustiva e arbórica, que o envolve desde as mais fundas grotas – Mas a culpa nem é dele mas minha: porque, eu não ia com o intuito de o escalar mas tão somente de o fotografar -Essa proeza, que tem outra história, pertence-me a mim e a mais três valorosos santomenses - E já lá vão quarenta anos; é muito tempo na vida humana 


  Mas, nestas coisas, os azares surgem quando menos se espera - Até ao atravessar uma rua . No entanto, pressentia que algo parecia determinado, pois são das tais curvas ou cruzes da vida ou do destino, que gostam de nos fazer as suas patifarias ou testar as nossas capacidades  – A noite havia sido chuvosa, com relâmpagos a incendiar o mar a e floresta – Era deste cenário que me apercebia, dentro da minha pequena tenda, na Praia Janela, um pequeno paraíso de areias douradas e suaves, situado ao sul da Ilha de S. Tomé – Mas longe de imaginar que o inferno não era meteorológico mas outro
DEUS ESTEVE AO MEU LADO - GRAÇAS TAMBÉM AOS BONS AMIGOS E A PRONTA E EFICIENTE ASSISTÊNCIA MÉDICA 
De entre as várias manifestações de apreço e de solidariedades expostas no Facebook, vou aqui tomar a liberdade de reproduzir a mensagem  do Coronel Victor Monteiro e a minha resposta
QUE SUSTO!!!!!!!

Caro amigo Jorge Trabulo Marques.
Gostava de aproveitar agora, depois do alívio, porque o susto já passou, de desejar-te rápidas melhoras.

Os meus agradecimentos, por isso, devem ser extensivos a todos quantos espontaneamente acudiram ao meu grito de socorro e colaboraram incondicionalmente para que tudo andasse bem:

De entre tanta gente, gostava de destacar as seguintes pessoas:
PRIMEIROS SOCORROS NA FLORESTA
+Enfermeiro de Porto Alegre- Juceley (estancou a hemorragia no crânio, com uma sutura de 3 pontos)
+Motorista-Manuel
EQUIPA DA AMBULÂNCIA
+Enfermeiro-Germias
+Maqueiro-Antonai
+Motorista-Cunha
HOSPITAL Dr.Ayres de Menezes
+Administrador-Dr.Carlos Neves
+Dr. Lima
+Dr. Pascoal
+Dr. Gian (Costa-marfinense)
+Dr. Guilherme
+Enfermeira-Cipriana

- Enfermeira Elka da Cruz
.-Enfermeiro Jerceley
+Maqueiro-Ângelo
- Maqueiro Antunay
ECO-RESORT JALÉ
+Coordenadora-Evarilde
+Gerente do Restaurante-Manuel.
Obrigado Meu Caro e Bom Amigo Coronel Victor Monteiro 

Um grande Bem-haja a todas as pessoas que tiveste a gentileza de enunciar;   ao seu espírito de bem servir e de abnegação - Sem o teu grito de alarme e a sua generosidade, dificilmente teria resistido. 

Salvaste-me a vida -  Quem saiu aos seus não degenera e tu tens a quem sair: a uma querida e corajosa mãe e a um pai extremoso e corajoso que também salvou muitas vidas de serem atiradas ao mar. Conheci-o quando era empregado de mato na antiga Roça Rio do Ouro e quando tu ainda eras um adolescente - Lembro-me bem do teu rosto. porque o teu pai era um cabo-verdiano muito estimado e comunicativo naquela roça e tu quase não o largava de mão, agarrado às suas calças, descalço e de calção Mal te pus ao corrente do meu acidente ( e ainda bem que àquela altura o telemóvel funcionou) sei que nem mais um instante teu coração descansou: foi um dia arrasador para ti - Fazendo diligências várias para ser prontamente socorrido - E assim aconteceu - Graças à tua generosidade e o teu abnegado esforço - Que rapidamente puseste em movimento um grande abraço de solidariedade - Operaste um autêntico milagre - E também porque as pessoas que contactaste, compreenderam que o momento não era de esperas mas de acção: desde o maqueiro que prontamente me saturou dos grandes golpes na cabeça, que não paravam de jorrar sangue - Mais uns minutos, dificilmente podia manter-me em pé, pois já começava a sentir fortes tonturas - Depois, foi a pronta evacuação na ambulância que me transportou para o hospital. E, ao chegar ali, tanto carinho, tanta disponibilidade, que,a bem dizer, nem sei onde hei-de começar a agradecer - Sim, a todos os rostos que me acarinharam e me assistiram , aos meus companheiros que também tanto se esforçaram por me salvar - Um grande abraço amigo - De ti, já tinha as melhores recordações, mas com esta grandeza, penso que é inigualável

Nenhum comentário :