expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Eleições em S. Tomé e Príncipe - Patrice Trovoada, vencedor das eleições, com maioria absoluta, está em condições de formar governo para a próxima legislatura - O Tribunal Constitucional, rejeitou todos os requerimentos dos Partidos Políticos - Presente o representante das Nações Unidas .

Jorge Trabulo marques - Jornalista   - 

Eleições em S. Tomé e Príncipe - ADI de Patrice Trovoada vence legislativas com maioria absoluta de 30 de deputados - A recontagem ainda não terminou mas, tal como era previsível, o partido ADI liderado por Patrice Trovoada venceu com maioria absoluta as eleições legislativas de 25 Setembro, tendo obtido 30 dos 55 deputados do parlamento são-tomense, MLSTP-PSD de Jorge Bom Jesus obteve 18 mandatos, MCI/PS-PUN dos Irmãos Monteiro conseguiu cinco deputados e BASTA de Salvador Ramos ficou com dois deputados, indicam hoje dados definitivos do Tribunal Constitucional. - Noticia veiculada pela STP-Press

Neste momento, Televisão TVS (RTSP) faz transmissão em direto do TC. -- Prosseguem lentamente as analises e a recontagem dos votos e de eventuais irregularidades, - Todavia, avaliar pela inviabilização do pedido dos partidos Basta, MDFM/UL e a UDD que queriam juntar votos antes da atribuição definitiva dos mandatos das eleições legislativas são-tomenses de 25 de Setembro, seja qual for o relatório oficial, tudo indica que dificilmente algo impedirá que, Patrice Trovoada, Lider da ADI, do partido mais votado, seja impedido de governar nos próximos 4 anos https://www.facebook.com/radiosomostodosprimos/videos/785965752460367

 Eleições em S. Tomé e Príncipe - Avaliar pelas decisões do TC, Patrice Trovoada, está em condições de formar governo - Há que respeitar a vontade expressa nas urnas, unir esforços e pôr de lado as polémicas - Na validação de votos a decorrer hoje no tribunal Constitucional Santomense, o Tribunal rejeitou todos os requerimentos dos Partidos Políticos.


1- Rejeitou o pedido dos Partidos MDFM/UD e o Movimento Basta em fazerem uma coligação fora do prazo.
2- Rejeitou o pedido do Basta na voz do seu Mandatário Hamilton Vaz em retirar da sala de Apuramento no Tribunal Constitucional os observadores da União Europeia e das Nações Unidas
3- Rejeitou o Pedido do MLSTP em proceder-se a recontagem geral de votos .
4- Rejeitou o pedido do ADI em afastar Peregrino Costa alegou a incompatibilidade ao serviço do MLSTP.
5- Rejeitou o pedido do MCI em impugnar a eleição em Cantagalo.
O Tribunal culmina dizendo a todos que a lei é para ser cumprida e vai-se fazer apenas o Apuramento Distritais dos Votos para fazer o geral.
São-Tomé, 03 Out. 2022 ( STP-Press ) – O Tribunal Constitucional de São Tomé e Príncipe acaba de chumbar o pedido dos partidos Basta, MDFM/UL e a UDD que queriam juntar votos antes da atribuição definitiva dos mandatos das eleições legislativas são-tomenses de 25 de Setembro, anunciou hoje o presidente deste Tribunal, Pascoal Daio. A rejeição foi tornada pública esta manha na abertura da sessão da assembleia de apuramento geral das eleições legislativas de 25 de Setembro com pronunciamento favorável de três juízes deste Tribunal, designadamente, Pascoal Daio, Amaro Couto e Alice Vera Cruz, enquanto juiz Jesuley Patrik nada pronunciou.
Na sua declaração, o juiz presidente, Pascoal Daio disse que “não pode ser procedente, isto é deve ser ab intio rejeitado pela Assembleia Geral afastado desde já toda forma de coligação de candidaturas requeridas e não pode se proceder a nenhum aproveitamento de votos de uma a favor de outra por manifesta ilegalidade e inconstitucionalidade. https://www.facebook.com/radiosomostodosprimos/videos/505425121130841

Abdou Abarry, representante do secretário geral das Nações Unidas para África Central, aterrou em São Tomé, na tarde de domingo 2 de Outubro com a missão de promover o diálogo com vista a proteger a democracia são-tomense considerada como bom exemplo no contexto africano.

«Vim transmitir em nome do Secretário Geral das Nações Unidas António Guterres a mensagem de paz e harmonia às autoridades e ao povo de São Tomé e Príncipe», declarou Abdou Abarry, após encontro com o Presidente da República Carlos Vila Nova.

O representante de António Guterres encorajou o país a dar sequência a aquilo que é hoje «o bom exemplo de alternância, democracia, boa governação e paz».



Nenhum comentário :