expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sábado, 15 de outubro de 2022

S. Tomé - Eleições legislativas 2022 -PM Jorge Bom Jesus, disponível para entregar o poder e liderar uma oposição construtiva

 

Jorge Trabulo Marques - Jornalista

Jorge Bom Jesus,  primeiro-ministro cessante e líder do MLSTP/PSD, que, após a divulgação dos resultados pelo Tribunal Constitucional, além de ter felicitado o partido vencedor, o ADI, e o seu líder, deixando a promessa de continuar a exercer uma oposição construtiva, para o bem de São Tomé e Príncipe e para o desenvolvimento do país”, entretanto,  também já veio afirmar a sua disponibilidade para entregar o poder. 

Refere a imprensa santomense  que  Assembleia Nacional marcou para 8 de Novembro, a tomada de posse dos novos deputados eleitos, e a inauguração da nova legislatura. O consenso entre os partidos políticos prevaleceu sobre a polémica instalada nos últimos dias.

Entretanto, diz a STP-Press, que   "o primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus, líder do MLSTP-PSD,  declarou hoje que “nós estamos disponíveis para entregar o poder”, face aos resultados das últimas legislativas, tendo sublinhado que “enquanto não houver o novo governo, nós vamos continuar a cuidar do Estado, a cuidar das instituições”.


O Chefe do Executivo disse que “este governo está preparado para qualquer momento”, sustentando que “por isso, nós estamos a cuidar em termos de ações e actos que são do Estado, o funcionamento das instituições até que o novo poder instituído chegue”,

Bom Jesus explicou que “este governo está na plenitude das suas funções no quadro constitucional e legal e eu já havia afirmado que iria trabalhar até o ultimo dia porque o Estado não falece, o Estado não para e há continuidade do Estado”.

O Jorge Bom Jesus, fez estas declarações quando visitava uma obra pública, hoje, dia em que  a Comissão Permanente do Parlamento fixou a posse de novos deputados para o dia 08 de Novembro na sequência das legislativas de 25 de setembro, nas quais o seu partido MLSTP-PSD ficou na segunda posição com 18 deputados, enquanto ADI de Patrice Trovoada foi o vencedor com uma maioria absoluta de 30 dos 55 deputados que compõem Parlamento.

Nenhum comentário :