Jorge Trabulo Marques - Jornalista - Com comentário em vídeo de Danilo Salvaterra
PM Patrice Trovoada e o PM António Costa |
Segundo Patrice Trovoada, Portugal percebeu a situação económica e financeira difícil e veio em socorro do arquipélago com 15 milhões de euros.
De recordar que, Patrice Trovoada, à margem da Cimeira EUA-África, que decorreu de 13 a 15 de Dezembro, e contou com a participação de mais de 49 líderes africanos, entre presidentes e chefes de governos, aproveitou para solicitar apoio a outros governandes e até personalidades do FMI - Uma das quais foi com o Presidente Joe Biden, em que ficou a promessa dos EUA aprovar um crédito de 21 mil milhões de dólares aos países de baixo e médio rendimento.
NOS 47 ANOS APÓS A INDEPENDÊNCIA, S.TOMÉ E PRINCIPE, CONTINUA A DEPENDER DA AJUDA EXTERNA - Num pequeno país onde tudo se dá e pode produzir - Mas onde nem herança colonial soube ser preservada.
«Todos os são-tomenses temos que felicitar a atitude de Portugal, que percebeu a situação que se encontra STP em termos financeiros que decidiu apoiar o nosso país com 15 milhões de euros o que vai aliviar significativamente as próximas semanas visto a situação que enfrentamos», declarou Patrice Trovoada.https://www.telanon.info/politica/2022/12/23/39491/portugal-concede-ajuda-financeira-de-15-milhoes-de-euros-a-stp/
"Os acontecimentos de 25 de Novembro atormentaram a população. Atormentaram os são-tomenses que não estavam habituados a conviverem com este tipo de actuação. Por essa razão, muita gente teve receio de sair», justificou Salvador Ramos, o coordenador do Movimento BASTA, uma das forças políticas promotora da manifestação.
NINGUÉM DÁ NADA SEM RECEBER - PALAVRAS DE PATRICE TROVOADA. Proferidas na sua lesgilatura de 2014 - 2018 “Nas relações de cooperação ninguém dá sem receber: Portugal não dá a São Tomé e Príncipe, sem receber; Taiwan não deu a São Tomé e Príncipe, sem receber, as relações de cooperação são essas “ - Pois e qual tem sido o retorno dos empréstimos?
Portugal vai dar a São Tomé e Príncipe 15 milhões de euros para ajudar este país africano lusófono a lidar com a crise económica, anunciou hoje o Governo, no final do Conselho de Ministros.
São Tomé e Príncipe, um pequeno pais, composto por duas maravilhosas ilhas do Equador, afortunadas pela beleza e riqueza natural, mas com uma população de pouco mais de 200 mil habitantes, a viver no limiar da pobreza, pese milhões de fundos de apoio da comunidade internacional, com cerca de 65 por cento de famílias são-tomenses viver com o salário mínimo praticado no país, que é de 2.500 dobras, cerca de 100 dólares norte americanos E, dos funcionários públicos, que, só a partir do passado mês de Maio, 2022, passou de 44 euros mensais para 100 euros
A natureza é fértil e pujante ao longo do ano. Não se descobrem as mazelas das barrigas de balão ou as pernas de galinhas ou os braços esqueléticos do resto de África. Mas não só de banana ou fruta-pão é possível uma vida minimamente condigna: é preciso algum dinheiro para o calçado e vestuário, medicamentos e outras elementares necessidades.
Nenhum comentário :
Postar um comentário