Jorge Trabulo Marques - Jornalista
O Futuro da Saúde na CPLP - Conferência na Guiné Equatorial, um dos países menos visitados, mas esta nação africana orgulha-se das suas mais belas atrações do continente Declaração de Malabo -Decorreu, no Centro Internacional de Conferências de Sipopo, em Malabo, de 5 a 7 de Dezembro de 2023, o Encontro da Comunidade Médica de Língua Portuguesa.
Declaração de Malabo - Os representantes da Comunidade Médica de Língua Portuguesa, reconhecendo a importância fundamental da saúde para o desenvolvimento sustentável dos Estados Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, reafirmaram o compromisso com a promoção da saúde e bem-estar de povos, em consonância com os objectivos do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP (PECS-CPLP).
Reconheceram, ainda, a integração do Colégio Médico da República da Guiné Equatorial na CMLP. Esta inclusão representa um passo significativo no fortalecimento das relações e colaborações médicas entre os países de língua portuguesa, comprometendo-se a CMLP a apoiar a sua integração efectiva, facilitando a partilha de conhecimentos e experiências.
Assim, foi elaborada a Declaração de Malabo, assinada pelos representantes da CMLP e da Guiné Equatorial, em que ficou plasmado este compromisso de cooperação na área da Saúde.
GUINÉ EQUATORIAL – Um tesouro de belezas naturais para oferecer, além dos monumentos arquitetónicos e suas belas cidades, onde as barracas foram substituídas por bairros sociais. oferece aos turistas paisagens variadas, desde os destinos insulares até o continente. Em Malabo, capital, os visitantes podem passear pelas ruas para ver as lindas torres neogóticas da Catedral de Santa Isabel e as encantadoras pequenas casas de estilo espanhol ao longo das estradas do bairro.
Foram navegantes portugueses os primeiros europeus que com certeza exploraram o golfo de Guiné em 1471. Fernão do Pó situou a ilha de Bioko nos mapas europeus nesse ano, procurando uma rota para a Índia, a qual batizou Formosa (no entanto, foi no início conhecida pelo nome de seu descobridor). Para 1493, D. João II de Portugal proclamou-se juntamente ao resto dos seus títulos reais como Senhor de Guiné e o primeiro Senhor de Corisco. Os portugueses colonizaram as ilhas de Bioko, Annobón e Corisco em 1494, e converteram-nas em postos para o tráfico de escravos.
Declaração de Malabo - O Futuro da Saúde na CPLP Decorreu, no Centro Internacional de Conferências de Sipopo, em Malabo, de 5 a 7 de Dezembro de 2023, o Encontro da Comunidade Médica de Língua Portuguesa. https://www.embarege.com/1579162_declaracao-de-malabo-o-futuro-da-saude-na-cplp
Nenhum comentário :
Postar um comentário