Congratulo-me pela louvável iniciativa em atribuir o nome da principal porta de entrada e de visitas à capital de S. Tomé e Príncipe - Aeroporto Internacional de São Tomé e Príncipe - a Aeroporto Nuno Xavier- Em homenagem ao engenheiro da aeronáutica, o primeiro Presidente da Assembleia Constituinte do País, que, em 12 de Julho de 1975, pela sua voz proclamou o tratado da Independência Nacional, com o almirante português António Rosa Coutinho, pondo termo a 505 anos de colonização portuguesa .
Quando aqui voltei, 40 anos depois, ao descer as escadas do avião, não resisti a ajoelhar-me e a beijar o chão de uma terra à qual fico a dever os momentos mais marcantes da minha vida - Entre Novembro de 1963 a Outubro de 1975, com um intervalo de um ano em Angola, em serviço militar e outro de alguns meses, quando fiz a travessia de canoa de S. Tomé à Nigéria. - A que seguira a tentativa de uma travessia oceânica.
De seu nome completo Nuno Xavier Daniel Dias, natural do distrito de Mé-Zóchi, no centro da ilha se São Tomé, faleceu em Junho de 1976 vítima de um acidente aéreo no Porto, Portugal, quando desempenhava as funções de ministro do Equipamento Social e Ambiente.
Eleito para a Assembleia Constituinte em Julho de 1975, foi presidente desta até a sua nomeação para o Ministério do Equipamento Social e Meio Ambiente..
Após as negociações formais em Argel, patrocinadas pelo Chefe de Estado da Argélia, Houari Boumediene, precedidas de contactos preliminares de Libreville e Nova Iorque, Leonel Mário de Alva, desembarca em São Tomé, liderando um grupo de nacionalistas, para constituir com a parte portuguesa um Governo de Transição.
Leonel Mário de Alva, então número dois do MLSTP é designado Primeiro-ministro.
Seis meses depois, General Rosa Coutinho, vulgo General “Vermelho” e Nuno Xavier, assinam Acordo que põe termo aos poderes da soberania portuguesa em São Tomé e Príncipe.
Nuno Xavier assinou o acordo na qualidade de líder da Assembleia Constituinte.
Nuno Xavier era um militar e capitão da Força Aérea Portuguesa, que em 1974 associou-se a luta de Libertação. -A 12 de Julho de 1975, o primeiro presidente da Assembleia Nacional, Nuno Xavier proclamou a criação do Estado de São Tomé e Príncipe
De ora avante o Aeroporto Internacional de São Tomé e Príncipe passa a chamar-se Aeroporto Nuno Xavier
Um brinde à figura santomense que proclamou a independência em 12 de Julho de 1975 - Foi há sete anos, que o atual Presidente da República de STP, Carlos Vila Nova, ergueu o seu cálice - Mas, estou certo, que o faria agora também com muito gosto.
Refere a STP -Press que "A cerimónia de atribuição de nome de Nuno Xavier ao aeroporto Internacional de São Tomé e Príncipe foi presidida pelo Primeiro-Ministro, Jorge Bom Jesus que inaugurou ainda uma nova pavimentação na zona frontal do aeroporto bem como alguns melhorias nas zonas de carga e sala de embarque.
Na sua intervenção, o primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus disse que “ agradeço a presença de todos neste acto singelo de atribuição de nome ao patrono do aeroporto internacional de São Tomé e Príncipe e ao mesmo tempo fazermos justiça com a própria história”.
“ Nós estamos a render homenagem merecida a esta grande figura deste período da independência nacional”, disse Jorge Bom Jesus, sublinhando que “ a história é feita com os alicerces do passado”
Na sua intervenção, Nélia Daniel Dias, a filha mais velha do engenheiro Nuno Xavier, disse que hoje é um grande dia porque são-tomenses estão a fazer homenagem ao meu pai, um grande homem que lutou pelo povo são-tomense”.
Há pouco menos de seis, um deputado da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, Levy Nazaré defendeu em sessão plenária que “já é tempo de se atribuir o nome de Nuno Xavier ao Aeroporto Internacional de São Tomé”.
A atribuição de nome de Nuno Xavier ao aeroporto internacional de São Tomé e Príncipe acontece poucas horas antes do acto central do 47º aniversário da independência nacional do País a assinalar esta terça-feira, 12 de julho-2022.
Nenhum comentário :
Postar um comentário