expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 21 de julho de 2022

Guiné Equatorial - Malabo – Recebeu a 12ª Assembleia Plenária da Associação das Conferências Episcopais da África Central, ACERAC. – Um país, em que, 87% da população é católica, tal como o Presidente Obiang, que ainda recentemente esteve no Santuário de Fátima


Jorge Trabulo Marques - Jornalista 

A abertura dos trabalhos da Conferência da Associação das Conferências Episcopais da África, subordinada ao lema Movimentos Juvenis e Migratórios, que decorrem desde o dia 17 até  24 do corrente mês,  foi antecedida  por uma missa solene, no passado domingo, na emblemática Basílica  da Imaculada Conceição de Mongomo, atualmente o maior edifício religioso da África Central e a segunda maior igreja católica de toda a África, depois da Basílica de Nossa Senhora da Paz na Costa do Marfim, mandada construir  pelo estado da Guiné Equatorial, oficialmente consagrada em 7 de dezembro de 2011 pelo cardeal nigeriano Francis Arinze, presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, em nome do  Papa Bento XVI 

Dados oficiais do país indicam, que, atualmente, entre os seus   990.712 habitantes, dos quais 861.900 católicos, ou seja, 87% da população, segundo as estatísticas publicadas pela Santa Sé. Os protestantes, ocupam 1,7%, religiões tradicionais africanas 1,7%, islâmicos 4%, sem religião 5%. A evangelização principia em 1841. O país torna-se independente da Espanha em 1968. O papa São João Paulo II visitou o país em fevereiro de 1982.

Teodoro Obiang, assumido crente católico e que, durante a sua presença em Portugal na  Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, aproveitou para cumprir um dos seus antigos desejos, a visita ao santuário de Fátima, dirigiu o convite ao  Papa Francisco a visitar a Guiné Equatorial, através do vice-presidente, numa audiência no Vaticano, em  Abri do ano passado,  anos depois de ele pessoalmente ali ter sido recebido, em 26 outubro de 2013

 A Guiné Equatorial tem uma superfície de28.051 quilómetros quadrados e faz fronteiras com Camarões e Gabão. Sua capital é Malabo, situada na ilha vulcânica de Bioko.



Video por mim registo em Julho 2017

É noticiado pela página oficial  do Governo da República da Guiné Equatorial, que o Casal Presidencial assistiu à missa de abertura dos trabalhos da 12ª Conferência da Associação das Conferências Episcopais da África Central, cujos trabalhos decorrem de 17 a 24 de julho na cidade de Mongomo.

 Uma missa solene de ação de graças foi celebrada na Catedral Basílica de Mongomo e, simultaneamente, também foi celebrada nas outras dioceses da Igreja Católica Nacional: Malabo, Bata, Ebibeyin, Evinayong e Mongomo.

Mais de uma dezena de arcebispos, bispos e sacerdotes, liderados pelo cardeal Nzapalainga de Bangui, oficiaram esta solene Eucaristia que serviu para implorar a intercessão do Espírito Santo para o bom e feliz desenvolvimento destas obras.

Sendo a República da Guiné Equatorial um país eminentemente católico e no quadro das excelentes relações Estado-Igreja, os componentes dos três poderes da nação, Executivo, Legislativo e Judiciário, e à frente, o Casal Presidencial, Presenças Excelências Obiang, Nguema Mbasogo e Sra. Constancia Mangue de Obiang.

Catedral de Santa Isabel, Malabo

 Juan Domingo Beka, Bispo da Diocese de Mongomo e Presidente Interino da Conferência Episcopal Nacional, baseou o sermão da palavra no Evangelho de Paulo Apóstolo aos Colossenses, cuja mensagem era a promoção ou prática da hospitalidade para com os hóspedes.

Esta celebração de abertura foi organizada simultaneamente nas cinco catedrais do nosso país, para que todo o cristianismo viva e celebre este acontecimento e acompanhe os seus pastores através da oração e da proximidade.

Os Bispos da África Central criaram a ACERAC com o objetivo de promover juntos a evangelização, ou seja, o crescimento de uma fé comprometida dos cristãos, a dedicação generosa à maior dignidade de cada homem criado à imagem e semelhança de Deus.

Princípios que constituem a base do tema desta XII Assembleia Plenária da Associação das Conferências Episcopais da África Central de Mongomo 2022; com o lema Movimentos Juvenis e Migratórios.

Nenhum comentário :