expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sábado, 23 de julho de 2022

Ilha do Príncipe – Vai ter um liceu e um centro politécnico - Com apoios dos municípios de Oeiras, Lisboa e Amadora – Iniciativa promovida pelo autarca Isaltino Morais

 Jorge Trabulo Marques - Jornalista - Video neste post com imagens e palavras da visita do Presidente Carlos Vila Nova a Oeiras, em Abril passado

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, tem sido um dos grandes dinamizadores do seu município com as ilhas Verdes do Equador e destacado anfitrião com os seus dirigentes políticos e apoios à comunidade santomense, sob as mais diversas formas, tanto em Portugal, como ao povo daquelas maravilhosas ilhas, quer no sector social como no económico, sobretudo  da região autónoma do Príncipe, indo também alargar a cooperação para a cidade de Neves, no norte da ilha de São Tomé.

Isaltino Morais, atualmente de visita a S. Tomé e Príncipe, foi recebido pelo Presidente Carlos Vila Nova, em cuja audiência foram abordadas as prometidas obras, algumas das quais contam também com o apoio dos municípios de Lisboa e da Amadora

Refere o jornal Téla Nón, que  o complexo educativo composto por um Liceu e um centro politécnico foi um dos temas da audiência que o Presidente da República Carlos Vila Nova concedeu à Isaltino Morais, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras.

Segundo o autarca português numa primeira fase, será construído o Liceu do Príncipe. Obra avaliada em 2 milhões de obras, e que será suportada em partes iguais pelas três câmaras municipais de Portugal.

«Depois de muitas diligências designadamente do Presidente do Governo Regional do Príncipe, foi possível articular actividade de cooperação entre as câmaras municipais de Lisboa, de Amadora e de Oeiras, no sentido de financiamento do novo liceu nacional do Príncipe», confirmou Isaltino Morais.


De recordar, que,  em Abril passado, na vista oficial que o Presidente, Carlos Vila Nova, fez a Portugal, foi agraciado em Oeiras com a Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro, num gesto que, segundo Isaltino Morais, simboliza “o respeito e amizade” que existe para com o povo são-tomense

Num discurso, acompanhado com estas palavras "Assumimos a prioridade e a centralidade da cooperação descentralizada com os territórios dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa nas nossas políticas públicas. Temos acordos de geminação e, ou, de cooperação em todos. No caso de São Tome e Príncipe, mantemos, desde 1990, intensas relações de geminação que, diga-se, têm dado frutos extraordinários para a população daquela região autónoma', afirmou Isaltino Morais.

Tendo destacado algumas das inciativas - Tais como a reabilitação do edifício dos Paços do Concelho, Sede do Governo Regional; a construção do Centro Cultural do Príncipe; a distribuição de 1200 pares de ténis para crianças; a construção do primeiro Parque Infantil; a atribuição de bolsas de estudos universitárias a vários alunos; o projeto de segurança e sustentabilidade alimentar para reforço da produção agropecuária local com a criação de 200 galinheiros; a doação de 2 ventiladores e equipamentos de proteção individual durante o período mais crítico da pandemia do covid-19, entre outros.

O Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe mostrou-se sensibilizado com o reconhecimento feito pelo Município de Oeiras e destacou 'a relação dinâmica' que existe.

'A relação com Oeiras é dinâmica. Há um caminho a ser feito e tenho a certeza que faremos este caminho juntos. Sentimo-nos em casa em Portugal e particularmente aqui, em Oeiras. Podem contar com São Tomé e Príncipe para aquilo que também podemos contribuir', afirmou Carlos Vila Nova.

 

E as provas continuam a ser dadas - Diz ainda o jornal Téla Nón, que "no átrio do Palácio do Povo, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, anunciou que a obra de construção do Liceu do Príncipe deverá arrancar «se não neste ano, no princípio do próximo ano, na medida em que as 3 câmaras municipais estão de acordo em financiar este projecto», precisou.

Tradicionalmente o município de Oeiras tem intervenção no sector social e económico da região autónoma do Príncipe. Desta vez vai alargar a cooperação para a cidade de Neves, no norte da ilha de São Tomé.

O projecto de Desenvolvimento Integrado do Distrito de liderado pela irmã Lúcia Cândido, é o principal alvo. O projecto de apoio social dá assistência a mais de 2000 crianças, e a centenas de idosos do distrito de Lembá.

 «É uma obra que nos impressiona e merece toda ajuda. Identificamos as suas necessidades que se centram na ampliação do espaço do jardim infantil para aquelas centenas de crianças, que ali são cuidadas todos os dias», pontuou Isaltino Morais.

Foi também identificada uma obra de saneamento básico, e de arruamentos que segundo Isaltino Morais, a câmara de Oeiras irá patrocinar. – Refere Abel Veiga, no jornal Tela Nón

 

Nenhum comentário :