Jorge Trabulo Marques - Jornalista - Informação e análise
S. Tomé e Principe -Empossado novo PºMº e novo rumo? Bom era que fosse. Américo Ramos, ex-ministro das Finanças no XVI - deixa a direção do Banco Central de STP e promete restaurar a confiança entre os santomenses e entre o povo e o Estado.- O sacrificado e pacifico povo santomense, quer mais ações de que promessas. Desiludido de ser enganado e roubado pela patricianada e seus apóstolos..
No Partido fundado por Miguel Trovoada - ADI - Aliança democrática Independente , como em qualquer partido, existem quadros bem qualificados - Mas, pelos vistos, no ADI, quem sobe ao poder, salvo raras excepções, são os mais fiéis servos do nativo gabonês- os que não seguem a mesma cartilha, depressa são excomungados - E o PR - para serenar um pouco as hostes - não teve outro remédio senão ser forçado a colocar lá um dos apóstolos
Américo D’ Oliveira dos Ramos foi nomeado novo primeiro-ministro de S. Tomé e Príncipe, de acordo com decreto presidencial dado a conhecer pela Presidência no passado domingo
Recorde-se que o novo chefe do Governo do país já desempenhou funções como ministro das Finanças, foi secretário-geral de ADI, e, ultimamente, liderava o Banco Central do país
Foi a 2ª escolha do Presidente Carlos Vila Nova, depois de Amado Vaz ter recusado o cargo, face às pressões de Patrice Trovoada para o cargo de Primeira-Ministra, que, no entanto, veio alegar ser o Presidente da República de minar a “confiança necessária para a coabitação entre os dois órgãos envolvidos” - Como assim?!... Que confiança é que poderia merecer um PM, que passa a maior parte do tempo fora do país, além de outros disparates? .. Que, pela 2a vez, nem sequer comparece a entregar a pasta!
Américo Ramos jurou assumir as funções de Primeiro-Ministro com responsabilidade, dedicação e total compromisso de servir o povo de São Tomé e Príncipe. E destacou a importância de restaurar a confiança entre os santomenses e entre o povo e o Estado.E prometeu estabilidade e a luta contra a corrupção como pilares fundamentais da sua governação, destacando o compromisso com a transparência e o desenvolvimento do país.
Para o Presidente da República, os santomenses esperam do novo governo uma liderança que se diferencie da experiência mais recente.
“Anseiam por uma governação que não seja solitária nem arrogante, mas sim empenhada e dialogante” – destacou Carlos Vila Nova - Lamentando, que, mais uma vez, não se prevê a transferência de pasta entre o Primeiro-Ministro cessante e o empossado.”

ACORDO FOI ASSINADO EM MALABO, NA GUINÉ EQUATORIAL, NO DIA 22 DE NOVEMBRO DE 2016, com o Fundo Kuwaitiano no valor de 17 milhões, para a República Democrática de São Tomé e Príncipe, para ajudar no financiamento da Construção do Projeto do Hospital Central Dr. Ayres de Menezes - .
Américo Ramos foi acusado de não ter prestado contas. Esteve em prisão preventiva, em 1919, mas, com o retorno do Governo de Patrice Trovoada e dos seus poderes absolutistas, o herário público é que teve de desembolsar (gratifcar) cerca de 400 mil euros ao agora empossado PM, visto a justiça (controlada pelo poder político patriciano) ter considerada a prisão preventiva “ilegal”, acusado de desviar 17 milhões de dólares do Fundo Kuwaitiano, anunciou o primeiro-ministro.
Assinatura de um Acordo de Empréstimo para o Financiamento do Projeto do Hospital Central Dr. Ayres de Menezes na República Democrática de São Tomé e Príncipe
22/11/2016 Por ocasião da 4ª Cimeira África-Árabe "em Malabo, na Guiné Equatorial, em 21 e 24 de Novembro de 2016, foi assinado um Acordo de Empréstimo entre o Governo da República Democrática de São Tomé e Príncipe e o Fundo do Kuwait para o Desenvolvimento Económico Árabe, a presença graciosa de Sua Alteza o Xeque Sabah Al-Ahmed Al-Jaber Al-Sabah, o emir do Estado do Kuwait, por meio do qual o Fundo fará um empréstimo no valor de cinco milhões de Dinares do Kuwait (KD 5.000.000 / -), equivalente a US $ 17 milhões, para a República Democrática de São Tomé e Príncipe, para ajudar no financiamento da Construção do Projeto do Hospital Central Dr. Ayres de Menezes. Vale ressaltar que o Fundo depende exclusivamente de seus próprios recursos para prover seus empréstimos e assistência ao desenvolvimento.
O empréstimo foi feito em virtude de uma iniciativa de Sua Alteza Sheikh Sabah Al-Ahmed Al-Jaber Al-Sabah, o emir do Estado do Kuwait, anunciado na 3ª Cúpula África-Árabe, realizada no Kuwait, no período de 19 a 20 de novembro. 2013 para concessão de empréstimos concessionários aos países africanos no montante de um bilhão de dólares americanos distribuídos pelos cinco anos seguintes para o financiamento de projetos de desenvolvimento nos países africanos.
O Acordo de Empréstimo foi assinado em nome da República Democrática de São Tomé e Príncipe por Sua Excelência o Exmo. Américo de Oliveira Ramos, Ministro das Finanças e Assuntos Econômicos, e em nome do Fundo do Kuwait para o Desenvolvimento Econômico Árabe, por Sua Excelência o Senhor Shaikh Sabah Khaled Al Hamad Al Sabah, Primeiro Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Relações Exteriores, em atendimento a Sua Excelência Anas Khaled Al Saleh, vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças.O projecto visa apoiar o desenvolvimento do sector da saúde de São Tomé e Príncipe, satisfazendo o aumento da procura de serviços de saúde, melhorando a sua qualidade e assegurando serviços hospitalares e cobertura de saúde em São Tomé e Príncipe. O Projeto fornecerá infraestrutura adequada e instalações técnicas, além de atender às necessidades de modernos equipamentos médicos e serviços especializados de atendimento diagnóstico e terapêutico, com o objetivo de reduzir a morbidade e a mortalidade. Assim, contribuindo para a melhoria do estado de saúde das populações, o que terá impacto positivo nos indicadores socioeconômicos do país. O projeto compreende a construção e o equipamento do Hospital Central Dr. Ayres De Menezes
O projeto está previsto para começar no quarto trimestre de 2016 e estar concluído até o final de 2019. especificações técnicas e documentos contratuais das obras de construção e equipamentos médicos necessários; (b) preparação de documentos de licitação e assistência na avaliação de licitação e serviços de licitação; (c) supervisão da implementação do Projeto, incluindo a instalação do equipamento. O projeto está previsto para começar no quarto trimestre de 2016 e estar concluído até o final de 2019. especificações técnicas e documentos contratuais das obras de construção e equipamentos médicos necessários; (b) preparação de documentos de licitação e assistência na avaliação de licitação e serviços de licitação; (c) supervisão da implementação do Projeto, incluindo a instalação do equipamento. O projeto está previsto para começar no quarto trimestre de 2016 e estar concluído até o final de 2019.- Excertos do acordo celebrado
De recordar que "O comunicado de Jorge Bom Jesus explica, claramente, que foi o executivo quem moveu uma queixa junto a Polícia Judiciária contra o ex-ministro das Finanças e Economia Azul. O Governo diz que a queixa apresentada contra Américo Ramos tem a ver com dois casos de alegada corrupção financeira, nomeadamente o crédito de 30 milhões de dólares contraído em nome do Estado são-tomense junto a empresa “China International Fund” e também o crédito de 17 milhões de dólares que Américo Ramos assinou com o fundo kwaitiano, cujo valor nunca entrou em São Tomé e Príncipe.
«Desconhecendo até o momento a utilização desses empréstimos, foi o governo surpreendido com uma carta do fundo kwaitiano, reclamando o pagamento de juros, por desembolso do empréstimo já efectuado no valor de 246 mil dólares norte americanos»
O Governo acrescentou ainda que «não tendo em seu poder qualquer documentação que comprove o paradeiro dos 20 milhões de dólares em falta do empréstimo», contraído com a empresa “China International Fund”.
E por outro lado «desconhecendo a quem terá sido pago o montante já desembolsado do empréstimo Kwaitiano, o actual governo procedeu a uma vasta recolha de informações que o levaram a concluir estar na presença de indícios bastante fortes que podem constituir graves crimes económicos previstos e punidos pela nossa legislação penal e outras legislações de combate à prática de crimes económicos e financeiros».
O Governo diz que com base na lei apresentou tais denúncias a Polícia Judiciária, que também com base na lei, deu início às investigações que culminaram com a detenção do ex-ministro das Finanças e actualmente assessor económico e financeiro do Presidente da República Evaristo Carvalho.
EM MENOS DE DOIS ANOS -
Em 02/09/2016 - O novo programa estratégico de cooperação entre Portugal e São Tomé e Príncipe dedica 57,5 milhões de euros para projetos a desenvolver até 2020. Depois vieram mais uns milhões dos contribuintes portugueses sob outros pretextos, somando quase cem milhões; dez milhões de euros para apoiar o investimento; 1,5 milhões de euros para combate; 1.4 milhões para custear o apoio da Marinha portuguesa; mais quase meio milhão para os jogos da CPLP, previstos para o período junho, pouco antes das eleições legislativas e autárquicas, entre outros.

Que exemplo edificante poderá dar um PM às forças de segurança e ao povo? – Senão apenas a imagem da desordem, e anarquia, do descrédito e da angústia, do sofrimento, da incerteza e desconfiança.
Um país a soldo e a saque de um caixeiro viajante, que passa a maior parte do tempo no estrangeiro, onde agora também se encontra - Que se serve de militares do Ruanda, do pais dos genocídios, para sua segurança pessoal- E cuja tropa interna procura controlar de forma absoluta . Patrice procura controlo absoluto sobre as Forças Armadas –
A CULPA NÃO É DE PATRICE MAS DE QUEM LHE CONFIA OS MILHÕES -
De vento em popa a propaganda ao regime mais corrupto e anti-democrático, que, a pequena e pobre nação santomense, conheceu desde a sua independência – Depois dos agendados Jogos Desportivos da CPLP., que vão ” realizar-se em São Tomé entre 17 a 22 de julho de 2018, com Portugal abrir uma vez mais os cordões â bolsa para alimentar golpismos despudorados com 328 mil euros, através da CPLP, a pretexto da remodelação do Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe Portugal apoia remodelação de liceu em São Tomé para jogos …
QUASE MEIO MILHÃO DE EUROS DE PORTUGAL PRÁ PROMOÇÃO DA CAMPANHA ELEITORAL DO REGIME, NAS LEGISLATIVAS E AUTÁRQUICAS - DEPOIS DE QUASE UMA CENTENA DE MILHÕES EM MENOS DE DOIS ANOS
Além de quase uma centena de milhões, dados em menos de dois anos, a um governo corrupto e esbanjador, vão sair também dos bolsos dos contribuintes portugueses, quase meio milhão de euros, através de Maria do Carmo Silveira Trovoada, prima de Patrice Trovoada, que se deu ao desplante de nomear o tio (fundador do partido ADI) para supervisionar as eleições presidenciais em 2016, agora sob o pretexto das obras de beneficiação do Liceu Nacional, nos jogos da CPLP, agendados para Junho, quase em plena campanha eleitoral, ou seja para distribuir à militância partidária referindo-se que, depois de algumas retenções, será transferido para a Direção-Geral dos Desportos, estrutura do Ministério da Juventude e dos Desportos de São Tomé, 328.412,50 euros”, S. Tomé e Príncipe: Portugal apoia remodelação de liceu em São ..
Rol de acusações, ao PM, Patrice Trovoada, feitas pela oposição, em vários debates na Assembleia Nacional de S. Tomé e Príncipe -

1. Suspeito de branqueamento de capital, envio de mais de 600 mil euros do erário público em dinheiro para ser depositado em libreville;
2. Suspeito de ter desviado 30 milhões de dólares americanos;
3. Suspeito de ter financiado o golpe de estado em 2003 e de ter ordenado assassinatos de Pinto da Costa, Fradique e Oscar Sousa;
4. Suspeito de ter comprado em seu nome os barcos pixi ndala e os barcos de patrulha;
5. Foi roubado na sua residência pelo seu segurança uma quantia avultada,o que faz antever lavagem de dinheiro;
6. Fez negócio consigo próprio no caso da aquisição pelo estado (seu governo) do novo edifício destinado ao supremo tribunal de justiça. Negócio que está a ser alvo de uma sindicância;
 |
Ribeiro e Castro (CDS) Ao centro e ao lado de Patrice |
6. Perdoou impostos à Rosema para depois tomar conta da empresa dando ordens aos coitados dos irmãos que fazem tudo que ele lhes pede;
7. Vai promover uma reforma monetária envolvida em suspeita de crime. Segundo uma denúncia existe contrafacção das novas notas prontas para entrar no sistema beneficiando o ADI. Acção promovida pelo próprio Patrice Trovoada. A velha dobra que vai sair de circulação, vai voltar a entrar com a colaboração do senhor Governador do Banco Central.
Perante tudo isso dou os meus parabéns ao dr Olegário pelo artigo. Os partidos políticos, a sociedade civil deverão mobilizar se para desmascarar esse mentiroso e corrupto primeiro-ministro. – Recordando as falcatruas de Patrice Trovoada num comentário postado por um cidadão santomense, no dia de Natal, no Téla Nón - A propósito o artigo intitulado Crónica de um Golpe Institucional anunciado De Olegário Tiny 20/12/2017

S. Tomé - Governo de Patrice Trovoada – Sem credibilidade – Quem precisa é que impõe regras
GOVERNO DESACREDITADO – MINADO PELA CORRUPÇÃO E JOGADAS DO MAIS DESPUDORADO OPORTUNISMO -
Mas quem é que pode confiar num Governo, liderado por um empresário, golpista e malabarista, conotado como Empresário misterioso, cujo nome e da mulher - pelo que se diz - continuam associados as várias empresas no Texas, em Portugal, Marrocos, França, Gabão, com cumplicidades, não se sabe com quem, cujos milhões de empréstimos externos, se desconhece se destinam a servir os interesses coletivos ou os seus próprios negócios, sabendo-se das acusações que lhe foram feitas das chorudas negociatas arrecadadas com os leilões dos blocos de petróleo, tendo por esse facto sido afastado do cargo de conselheiro para os assuntos petrolíferos do então Presidente, Fradique Menezes, em 2005, sob suspeita de usar a sua posição em benefício próprio.
Além disso, ele mesmo diz que “comprar votos faz parte do jogo” – pois saberá, com certeza, que, num dos países mais pobres de África, assim é fácil ganhar eleições, corrompendo as consciências; distribuindo dinheiro, que, depois de instalado no poder, poderá facilmente retirar dos cofres públicos, sabendo que ele coloca no Banco Nacional, gente da sua família ou outros de credibilidade duvidosa
"NINGUÉM DÁ SEM RECEBER - FILOSOFIA DO EGOÍSMO QUE SÓ ESPERA RECEBER E NÃO DAR NADA EM TROCA - Faz precisamente o contrário do que afirma


“Nas relações de cooperação ninguém dá sem receber: Portugal não dá a São Tomé e Príncipe, sem receber; Taiwan não deu a São Tomé e Príncipe, sem receber, as relações de cooperação são essas “ – Afirmações de Patrice Trovoada de mau pagador
Jorge Trabulo Marques - Jornalista - Informação e análise
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE – O SEGUNDO PAÍS LUSÓFONO COM MAIOR CONSUMO DE ÁLCOOL - A desgovernação patriciana - nativo do Gabao - é a que tem conduzido
Nenhum comentário :
Postar um comentário