expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

São Tomé e Príncipe - Passagem do Ano nas maravilhosas ilhas do Equador - Povo pacifico mas agora tão reprimindo, oprimido e amordaçado e menos livre, desgovernado por um PM nem sequer aqui nascido nem criado, o mais viajado . Crescente precaridade e pobreza - E constrangimentos até no banho tradicional na Baía Ana Chaves - Presidente Carlos Vila Nova, não esconde o seu desapontamento

                                                 


Jorge Trabulo Marques - Jornalista



Patrice Trovoada - PM - só cá esteve 75 dias em 2015- Viagens custaram 1 milhão e 800 mil euros – diz o MLST - Noticia do Téla Nón Posted 7 de Janeiro de 2016 

UM POVO TRADICIONALMENTE PACIFICO –Minhas amadas Ilhas, que tão maltratadas têm sido por um governo dirigido por um estrangeirado, nem aqui nascido nem aqui criado Meus votos de dias mais promissores e felizes --Veja-se a a que ponto se chegou:  de ST

Câmaras de vigilância em todo STP é o projecto da Coreia do Sul para repor a segurança e a ordem públ  Numa altura em que a insegurança cresce em todo o território de São Tomé e Príncipe, um facto comprovado por relatos diários da população, a Coreia do Sul anuncia o projecto para blindar o país com câmaras de vigilância.

 Segundo Shon Bum Shin, embaixador da Coreia do Sul, 300 mil dólares foram investidos na aquisição das câmaras de vigilância, que serão suficientes para instalar em todo o território nacional. No entanto o diplomata acrescentou que «cabe ao governo definir os sítios ou localidades que vão beneficiar do sistema de videovigilância».

  Na mensagem de Ano Novo, Carlos Vila Nova afirmou que 2024 não foi um ano positivo para o arquipélago nem para os santomenses.  “Os desafios que 2023 e os anos anteriores carregavam continuam quase todos eles sem solução também em 2024.

 Somaram-se aos desse ano e o povo continua a enfrentar dificuldades significativas, e a ansiar por dias melhores  Com a conjuntura económica do país sem melhorias significativas, os problemas sociais agravaram-se, levando muitos, especialmente os jovens, a abandonar o arquipélago como solução para um futuro melhor. 

“A emigração desregrada agudiza-se com todas as consequências disso decorrentes, mormente o nível de desestruturação familiar com crianças e adolescentes sendo abandonadas à sua sorte”. 

No dia 30 de Dezembro de 2024, a administração do Banco Central, deu conta que a projecção falhou. A economia não saiu do zero. «Apesar de se antever um crescimento económico abaixo de 1%, para 2024….», afirmou o governador Américo Barros..

 Logo pela madrugada, antes ou depois do sol equatorial se levantar no horizonte, muitos dos jovens e adultos vão festejar a entrada do novo ano à sua maneira, dirigindo-se às praias mais próximas das suas habitações.  É também uma forma de se esquecerem as agruras da vida., privações ou tristezas e se desejarem melhores dias. 


São Tomé e Príncipe – 1º Mergulho do ano ou a “lavagem do ano” Video com belos mergulhos na Praia de Fernão Dias, em 2016 e junto à Fortaleza S. Sebastião, em 2014 - Não foram recolhidas no 1º dia do ano mas é assim com esta mesma alegria, que, uma vez mais o primeiro banho do ano é aproveitado para belos mergulhos e num ambiente de caloroso entusiasmo e liberdade.


31-12-2022 - Autoridades policiais reforçam segurança para “réveillon”  e “lavagem” do ano  São-Tomé, 31 Dez. 2022 (STP-Press) – As autoridades policiais, bombeiros, serviços de saúde e a Cruz Vermelha lançaram um plano de segurança nacional de prevenção para a noite do “réveillon” e da “lavagem” do ano. O plano envolve também a Guarda Costeira Nacional, as Câmaras Distritais e outras instituições afins.   

magens no mesmo local. - Roça Uba-Budo - distanciadas no tempo 1963 - 2014

Desembarquei, em S. Tomé, em Nov de 1963 para um estágio di curso de  técnico agricola, na Roça Uba- Budo - A vida não me foi fácil - Mais tarde, por via de uma reportagem da minha travessia de canoa de S. Tomé ao Principe, logrei ser correspondente desta revista e colaborador no Emissor Regional de STP 

Sim, era na altura, operador de rádio, no Emissor Regional de São Tomé e Príncipe – Nesse dia, fui destacado para fazer a cobertura, na esplanada da Pensão Henriques, com a comunidade portuguesa, oriunda das Beiras - o Núcleo Beirão: desempenhava a dupla função de operador e de repórter.vidades”

Nenhum comentário :