expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

São Tomé - Américo Ramos a PM é a 2ª escolha a novo primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe - Demissão de Patrice Trovoada continua agitada Ex-ministro das Finanças do Governo de Patrice Trovoada, esteve em prisão preventiva em 2019, considerada "ilegal", acusado de desviar 17 milhões de dólares do Fundo Kuwaitiano.


Por Jorge Trabulo Marques - Jornalista
 

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE – O  SEGUNDO PAÍS LUSÓFONO COM MAIOR CONSUMO DE ÁLCOOL - A desgovernação patriciana - nativo do Gabao - é  a que conduz 


Mais de seis em cada dez jovens com mais de 19 em São Tomé e Príncipe consomem bebidas alcoólicas, revelam estudos que concluem que o consumo entre os estudantes está a crescer a um ritmo “assustador”, disseram investigadoras. Mais de 60% dos jovens são-tomenses com mais de 19 anos .

Américo d'Oliveira dos Ramos antigo secretário-geral de ADI,  considerado o  braço direito do Patrice Trovoada, esta a 2ª escolha do Presidente Carlos Vila Nova, depois de  Amado Vaz ter recusado o cargo, face às pressões de Patrice Trovoada   para o cargo de Primeira-Ministra


r



Após a destituição de Patrice Trovoada e a demissão de Ilza Amado Vaz - cujo Governo nem chegou a tomar posse -, São Tomé e Príncipe tem um novo primeiro-ministro. Américo d'Oliveira dos Ramos era até agora governador do Banco Central de São Tomé e Príncipe e antigo ministro das Finanças por duas vezes.

São Tomé - Agitado politicamente - Assim vai Moçambique e Guiné-Bissau - Américo Ramos a PM é a 2ª escolha do PR a suceder a Patrice Trovoda - Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe - A demissão do nativo gabonês continua torbolenta - A Ministra da Justiça. Ilza Amado Vaz não resistiu às pressões internas do partido ADI, do seu líder e recusou substituir Patrice Trovoada, demitido pelo Presidente da República, Carlos Vila Nova -


O Presidente de São Tomé e Príncipe demitiu, no passado dia 6 de Janeiro, segunda-feira, o Governo liderado por Patrice Trovoada. No decreto presidencial, Carlos Vila Nova falou em “deslealdade institucional”, de passar a maior parte do tempo fora do país e considerou que a actuação do executivo tem sido marcada por “uma assinalável incapacidade em aportar soluções atendíveis e compatíveis com o grau de problemas existentes”

RECOMPENSA MILIONÁRIA A MEMBRO DA MESMA FAMÍLIA POLÍTICA - A pretexto da prisão ter sido considerda ilegal - Enquanto o chamado povo pequeno, continua a ser escravizado

Américo Ramos foi ministro das Finanças no antigo Governo de Patrice Trovoada e esteve em prisão preventiva em 2019, considerada "ilegal", acusado de desviar 17 milhões de dólares do Fundo Kuwaitiano.

O governo são-tomense vai pagar cerca de 400 mil euros a um ex-ministro das Finanças, que esteve em prisão preventiva em 2019, considerada “ilegal”, acusado de desviar 17 milhões de dólares do Fundo Kuwaitiano, anunciou o primeiro-ministro.

Segundo Patrice Trovoada, trata-se de “uma prisão ilegal, com todo um processo mal conduzido e ilegal, de um inocente que passou três meses preso e que pediu reparação ao Estado”.

A Ação Democrática Independente (ADI), liderada Patrice Trovoada, o recem-demitido primeiro-ministro de são-tomense, insiste em voltar a recolocar o patrão do seu partido, fundado pelo seu pai, Miguel Trovoada, prefere eleições antecipadas, face à demissão do Governo anunciada pelo Presidente da República, uma decisão que o partido pediu que seja anulada pelo Tribunal Constitucional (TC). - Esquecendo-se de que os poderes do PR , são bem claros na constituição do país E que tem poderes para o demitir. .

O Presidente da República, Carlos Vila Nova, eleito pelo mesmo partido de Patrice Trovoda, parece não ter a tarefa facilitada, isto, porque, no fim de contas, quem manda no seu partido, é Patrice Trovoada, o empresário dos negócios em vários paíseses, nos vários continentes, que diz que "A corrupão é uma tradição e comprar votos faz parte do jogo" - Por isso, enquanto os outros partidos, não dispõem desse privilégio, do homem do saco, este sabe que à pobreza é fácil acenarem-se com pomessas mirabolantes e enganadoras a troco de umas míseras dobras, daí já lhe chamarem, "o nosso pai"

E assim tem acontecido e vai acontecendo num dos países mais pequenos e pobres de África - Pese os os riqussimos recursos naturais que dispoe, a par da situação geográfica de que goza.


S. TOMÉ E PRINCIPE - UM PAIS DESGOVERNADO - Depois de ter sido um exemplo de democracia, em África, sim, o primeiro país a introduzir o pluralismo democrático, com Manuel Pinto da Costa, o reinado de Patrice Trovoda, acusado de ter fomentado vários golpes de Estado, parece continuar mergulhado num caos politico, tal como vem sucedendo em Moçambique e na Guiné-Bissau - Certa burguesia negra, pelos vistos, não quer ficar mal vista com a destituída burguesia colonial. e ainda se porta pior.

De recordar, que, o Ex-ministro das Finanças do Governo de Patrice Trovoada, Américo Ramos, esteve em prisão preventiva em 2019,, acusado de desviar 17 milhões de dólares do Fundo Kuwaitiano .Mas como foi considerada "ilegal" O governo são-tomense foi convidado a pagar cerca de 400 mil euros - Recompensa entre amigos da mesma familia politica.

Américo d'Oliveira dos Ramos antigo secretário-geral de ADI, considerado o braço direito do Patrice Trovoada, esta a 2ª escolha do Presidente Carlos Vila Nova, depois de Ilza Amado Vaz ter recusado o cargo, face às pressões de Patrice Trovoada para o cargo de primeira-Ministra

Após a destituição de Patrice Trovoada e a demissão de Ilza Amado Vaz - cujo Governo nem chegou a tomar posse -, São Tomé e Príncipe tem um novo primeiro-ministro. Américo d'Oliveira dos Ramos era até agora governador do Banco Central de São Tomé e Príncipe e antigo ministro das Finanças por duas vezes. O novo líder do executivo é também ex-secretário geral da ADI.

A demissão imposta pelo Presidente da República, foi encarada pela ADI como "uma decisão que em democracia não faz sentido, porque não é o Presidente da República quem escolhe dentro de uma força política a figura do primeiro-ministro", mas o partido justificou a indicação de novos nomes para que "a sociedade continue na paz e na estabilidade".

ARTIGO 77.º FUNÇÕES O Presidente da República é o Chefe do Estado e o Comandante Supremo das Forças Armadas, representa a República Democrática de São Tomé e Príncipe, garante a independência nacional e a unidade do Estado e assegura o regular funcionamento das instituições.


ARTIGO 80.º COMPETÊNCIA PRÓPRIA Compete ao Presidente da República: a) Defender a Constituição da República; b) Exercer as funções de Comandante Supremo das Forças Armadas; c) Marcar, de harmonia com a lei eleitoral, o dia das eleições para Presidente da República, para a Assembleia Nacional e para as Assembleias do poder regional e local; d) Convocar referendo a nível nacional e marcar a data da sua realização; e) Promulgar as leis, os decretos-leis e decretos; f) Indultar e comutar penas, ouvido o Governo; g) Declarar o estado de sítio e de emergência, ouvido o Governo e depois de autorizado pela Assembleia Nacional; h) Autorizar a participação das Forças Armadas são-tomenses em operações de paz em território estrangeiro ou a presença de Forças Armadas estrangeiras em território nacional, sob proposta do Governo, ouvido o Conselho de Estado e mediante o assentimento da Assembleia Nacional; i) Requerer ao Tribunal de Constitucional a fiscalização preventiva da constitucionalidade ou legalidade dos diplomas legais e dos tratados internacionais; j) Conceder as condecorações do Estado.PDF]Constituição da República Democrática de São Tomé 

A pobreza conduz à degradação das condições de vida e propicia o aumento das doenças – E é justamente para onde apontam as estatísticas, em relação aos casos de tuberculose, que têm vindo a recrudescer, desde 2014


17 de Março de 2017 Violência no Hospital Ayres de Menezes – Téla Nón  - Esta tarde por volta das 17 horas, o Hospital Ayres de Menezes, se transformou num palco de tumultos. Tudo, porque segundo fonte médica, uma mulher que se encontrava no hospital para visitar o seu marido internado com a celulite necrotizante, foi duramente espancada por um agente da polícia nacional. 


LIXO HOSPITALAR A CÉU ABERTO 


FAMILIARES DE UTENTES PROIBIDOS E AGREDIDOS DE EFECTUAREM VISITAS AO HOSPITAL PARA NÃO TESTEMUNHAREM A MISÉRIA QUE POR ALI VAI – Tendo até havido agressiva reação governamental  quando os deputados da oposição, ali confirmaram  de que o surgimento da chamada Doença desconhecida , que afetou mais de 2 mil pessoas e várias mortes, é o resultado da inoperância do departamento governamental,  onde a . «A saúde pública não está a funcionar, nomeadamente a falta de antibióticos para tratar os pacientes, tendo considerado que deveria  “haver responsabilização criminal para os altos responsáveis da saúde pública»,


É COM ESTE EXEMPLO QUE, PATRICE TROVOADA,  DEFENDE O BOM USO DAS AGENDAS DOS PAÍSES NA CPLP 

Promiscuidade sem o menor pudor
CPLP – Presidida por Maria do Carmo Trovoada Pires da Silveira,  enviou o seu tio para chefiar a missão de observação eleitoral da CPLP.  – Naturalmente que para observar em causa própria A notícia, a que nos referimos,  não foi divulgada em S. Tomé e Príncipe, passou despercebida no arquipélago, uma vez que, Miguel Trovoada, tem residência na capital santomse   

 Ou seja, a sobrinha envia o seu tio para dar o avale à fraude patrocinada pelo partido fundado por Miguel Trovoada, que, depois de ter concluído a Presidência da República,  tem sido chamado pelos altos cordelinhos da corrupção africana para cargos na ONU e outras jogadas    – Salta à evidência, esta pergunta – Será que não havia, na CPLP, outra  personalidade, mais independente desta descarada    23/08/2017Miguel Trovoada: ″Há uma grande calma″ | Mediateca – Todo o ...

As declarações de Miguel Trovoada, não foram tonadas públicas , nas Ilhas, porque também se desconhecia da existência dessa grosseira cumplicidade 
PATRICE TROVOADA SÓ NÃO LOGROU MANIPULAR O JORNALISTA THE NEW YORKER, JON LEE ANDERSEN, QUE LHE DESMASCAROU  O SÓRDIDO PERFIL


Senão atente-se na passagem,  que a seguir lhe reproduzimos,  de um extenso texto que apresentámos neste site,  sob o título: - DOSSIER PETRÓLEO – O SAQUE A UMA  PEQUENA NAÇÃO AFRICANA  E A MÁ LÍNGUA DE UM ALTO CORRUPTO  http://www.odisseiasnosmares.com/2017/11/dossier-petroleo-o-saque-uma-pequena.html


O filho de Miguel Trovoada, Patrice, um homem rechonchudo, de aparência jovem de quarenta anos, veio para me ver uma manhã no meu hotelEle usava calças e uma camisa tropical e um anel de ouro cravejado de diamantes. Patrice, que é referido atrás das costas como Baby Doc, divide seu tempo entre são Tomé, Paris, e Houston, onde ele é dono de uma empresa de construção. ele se converteu ao Islã um número de anos atrás. ele se orgulha de sua amizade com alguns dos ditadores da África incluindo Kadafi, e ele sabe que ele é uma figura notória em São Tomé. "não estou bem quisto pelas elites aqui", disse ele, "porque eu tenho um pouco de dinheiro e porque eu fiz isso por meu próprio, fora de São Tomé."

Nós sentámo-nos em um sofá no lobby, e, quando começamos a falar, Patrice foi interrompido por uma chamada em seu telefone celular.Ele pediu desculpas e explicou que era sua mãe. "Ela ficaria furiosa se soubesse que eu estava fora da cama."

Jon Lee Anderson

Patrice se virou para mim e falou sobre Fradique. "O homem é muito estranho. Ele não tem esposa" -sua mulher morreu há dez anos- "sem crianças, sem pais,sem amigos, e ele é como um touro selvagem. Ele cobra para a frente. Uma coisa é certa: ele não gosta dos nigerianos, e isso pode ser muito perigoso para São Tomé e Príncipe. Os Estados Unidos não estão levando em conta o tipo de homem que eles têm como um parceiro aqui. Os próximos meses são particularmente cruciais, e Fradique vai decepcionar muita gente. Ele é um orador doce, mas ele não tem metodologia. E eu sou responsável por isso "-Patrice riu." Fui eu que escolhi este homem! "



– Lê-se num extenso artigo publicado, em The New Yorker,   2002-10-07 ,  e posteriormente também editado num dos  vários livros de autoria de Jon Lee Anderson –; que foi correspondente da Guerra em locais, como Afeganistão, Iraque, Uganda,  Israel, El Salvador, Irlanda, Líbano e Irão, Médio Oriente é conhecido por seus inúmeros perfis de líderes políticos, incluindo Hugo Chavez, Fidel Castro e Augusto Pinochet


Nenhum comentário :