expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 23 de maio de 2023

Bula Manifestis Probatum – Reconheceu a Independência de Portugal –em 23 de Maio pelo Papa Alexandre III – Há 844 anos - Efeméride histórica muito especial para a expressão do mundo de expressão lusíada

 Jorge Trabulo Marques - Jornalista e investigador 

Esta bula papal reconheceu a validade do Tratado de Zamora, assinado a 5 de Outubro de 1143 em Zamora, pelo rei de Leão, e por D. Afonso Henriques, que declarou o Condado Portucalense independente do Reino de Leão, e D. Afonso Henriques, o seu soberano.

O Condado Portucalense era um pequeno território pertencente ao Reino de Leão, que o rei deste cedera, juntamente com a mão da sua filha, D. Teresa, a D. Henrique de Borgonha, um cavaleiro francês que veio ajudar o monarca leonense na luta contra os muçulmanos.

Juntos, D. Teresa e D. Henrique tiveram um filho, D. Afonso Henriques. Quando D. Henrique faleceu, a viúva, D. Teresa, herdou o Condado.

Já desde 1128 que D. Afonso Henriques acreditava que o Condado Portucalense devia ser independente. No entanto, a sua mãe, aconselhada pela nobreza galega e pelo seu novo marido, também galego, não acreditava nesta possibilidade, sendo contra ela.

Incitado e encorajado pela nobreza e pelo clero portucalenses, D. Afonso Henriques travou contra a mãe a batalha de São Mamede (1128), vencendo-a. Tornou-se então conde e estabeleceu duas prioridades: Tornar independente o condado; Conquistar território aos sarracenos, que ocupavam ainda uma boa parte da Península Ibérica.

 

Nenhum comentário :