expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 31 de maio de 2023

Rui Costa, o presidente do Benfica que fez do clube da luz, também a grande família do seu coração- . Figura incontornável na conquista do 38ª titulo da 1ª liga do campeonato português e de outros importantes contributos

Jorge Trabulo Marques - Footballdream -  Jorge Trabulo Marques -  Dois vídeos: um de fotos, outro de filmes - Além de mais duas postagens neste blogue da habutual colaboração em Footaballdrean   https://canoasdomar.blogspot.com/2023/05/sl-benfica-campeao-nacional-de-futebol.html

https://canoasdomar.blogspot.com/2023/05/benfica-campeao-nacional-2022-23-roger.html

Benfica – Campeão 2022-23 – Vídeo de uma noite de glória de coros e abraços na Luz e retunda do Marquês 

Benfica – Campeão 2022-23 – Video do êxtase fílmico das águias na Luz e retunda do Marquês 

O Benfica conquistou neste último sábado, o 38º título de campeonato português  - na temporada 2022/23. – Em ambiente caloroso e festivo durante todo o jogo, com um desfecho verdadeiramente enlouquecedor e apoteótico. E  também, depois, quando a vaga encarnada de milhares de adeptos  se transferiu de cascóis abertos ou enrolados do  Estádio da Luz e se concentrou na retunda do Marquês de Pombal.


Rui Costa é o 34.º presidente do Benfica -Vencedor das  eleições mais participadas da história do Clube, em 2021, e na sua segunda época conquistou o primeiro título de campeão nacional. Há quem defenda que ele é o verdadeiro Maestro do eventual título das águias, sobretudo por ter começado a olhar mais ao aspeto desportivo do que ao financeiro, comparando com outros anos anteriores. As palavras são de Sven-Goran Eriksson, que treinou o antigo craque no Benfica.

A bem dizer, tal era a confiança na conquista do campeonato,  que, mesmo antes do desafio começar, já festa se fazia sentir empolgada e calorosa em redor do Estádio e em todas as avenidas e artérias que ali iam desembocar – E mais ainda cresceu de tom quando Gonçalo Ramos inaugura o marcador aos 7’ – E, para que não restassem dúvidas, de que a vitória estava assegurada, aos 28’, Rafa impõe o 2º golo, que culminaria com terceiro tento apontado por Grimaldo, aos 60’ de penalti. Depois não tardariam  a serem vistas nas mãos de jogadores e dos vários membros equipa técnica, os inseparáveis brindes regados de Champanhe ou de cervejas.

A vitória por  três golos sem resposta, sobre o Santa Clara foi  o corolário apoteótico de um comando de sucesso do alemão Roger Schmidt  - O Estádio da Luz voltou a ser o grande palco inundado de festivos coros  e  de cores e tons de encarnado numa noite de glória benfiquista.

Este o seu desabo à imprensa: “Nunca tinha visto nada como aquilo que vi ontem. Foi único, um dos melhores festejos do futebol europeu. Já tinha visto imagens no Marquês de Pombal no nosso balneário, mas não é a mesma coisa ver uma fotografia ou viver o momento. O caminho até ao Marquês de Pombal foi fantástico, e lá estava um ambiente fantástico, com muita gente.”


De parabéns está, pois, toda a equipa, o seu treinador, Roger Schmidt, nascido em Kierspe, 13 de Março de 1967 e, indiscutivelmente,  Rui Costa, Presidente do SL Benfica,  39 anos depois  de ter deixado os êxitos da  carreira de jogador, tanto no Sl Benfica, como na seleção  nacional e nos dois clubes italianos, Fiorentina e Milan e de ter abraçado, durante vários anos, a missão de diretor desportivo no clube que agora o consagra campeão quatro anos após o último título.


 Rui Manuel César Costa , que cedo se celebrizou  com o nome de Rui Costa, nascido  em Damaia, Amadora, em  29 de março de 1972,  o genial talento daquele  menino, que, aos  9 anos  impressionou  Eusébio, nos treinos de   captação, num estilo sempre com a  bola colada no pé e  cabeça levantada para a passar  ao colega em campo, numa supervisão de mais 500 adolescentes e, que, desde então, foi catapultado para o firmamento das grandes estrelas de futebol pela grande legenda  um dos maiores jogadores de todos os tempos.

Num dos anteriores títulos 

Tal como é recordado, Rui Costa, aos cinco anos entrou para as categorias de base do Damaia Ginásio Clube. Quatro anos depois, com nove anos de idade, tentou a sua sorte num dos treinos dos testes do Benfica. Passados dez minutos de treino, Eusébio, que estava observando os futuros craques, ficou impressionado com a habilidade do jovem jogador e mandou-o retirar.

No entanto, o menino Rui Costa, pensou que não ia ser escolhido e vai de sair a  chorar -   Contou à Benfica TV, em 2014 – “Estavam 500 miúdos naquele dia, todos queriam jogar, mas pouco depois de ter tocado algumas vezes na bola, o Eusébio tirou-me da equipa e disse 'tu, menino, já chega'. Saí a chorar, a pensar que não ficaria, mas, no dia seguinte, soube que iria treinar com a equipa de infantis e do choro passei para a alegria num ápice", referindo que foi  com orgulho que entrou no Benfica "pela mão de um gigante como Eusébio".

O facto de ter agradado a Eusébio, que seria seu treinador nos escalões jovens, foi decisivo para iniciar a sua carreira no clube do coração e Rui Costa elogia o "rei", apesar de não o ter visto jogar.

 "Durante oito anos aprimorou a qualidade nas categorias de base do Sport Lisboa e Benfica, até 1990, onde esteve emprestado por uma temporada ao Fafe. Retornou ao Benfica e conquistou uma Taça de Portugal (1992–93) e uma Primeira Liga (1993–94).

Quando atingiu a idade de sénior (18 anos), foi emprestado por uma época pelo Benfica ao Fafe, da III Divisão portuguesa, para poder jogar com mais frequência, já que era difícil conquistar um lugar na equipa principal do clube de Lisboa. Apesar de ter feito a temporada de 1990/1991 num escalão inferior, não deixou de ser convocado para as seleções jovens. Assim, foi um dos jogadores eleitos pelo treinador Carlos Queiroz para representar Portugal no Mundial de futebol de sub-21 (para jogadores com idades inferiores a 21 anos) que teve lugar em 1991.

Titular indiscutível e uma das grandes figuras da equipa portuguesa, Rui Costa acabou por se sagrar campeão do Mundo. No jogo frente ao Brasil, disputado no Estádio da Luz, em Lisboa, perante cerca de cem mil espectadores, foi ele que marcou a grande penalidade que deu a vitória a Portugal, depois da partida ter terminado empatada no tempo regulamentar."

Em 1993, recusou rumar ao Sporting, juntamente com Pacheco e Paulo Sousa, no célebre “verão quente” do futebol português. O Benfica passava por uma grave crise financeira e os rivais de Alvalade 'atacaram' o plantel das águias em busca de reforços. Mesmo com proposta tentadora, Rui Costa preferiu ficar no seu clube, ao contrário de Pacheco e Paulo Sousa

Entretanto, a  Fiorentina interessou-se pelo meio-campista e desembolsou 1,2 milhões de contos (cerca de 6 milhões de euros).  Transferência esta da responsabilidade do empresário Manuel Barbosa,  que serviu como um balão de oxigênio para as finanças do clube, que na época vivia grandes problemas financeiros.

Conquistou tudo e todos, em Itália, onde ainda hoje é conhecido como o Príncipe de Florença. Estava num dos melhores campeonatos de futebol, mas o tal amor ao Benfica continuava a 'atormentá-lo'. Dois anos após a transferência, 

Rui Costa jogou sete temporadas na Fiorentina, onde conquistou duas Copas da Itália e uma Supercopa. Apesar das dificuldades, conseguiu ser eleito em algumas temporadas o melhor camisa 10 do futebol italiano

No dia 13 de agosto de 1996, a Fiorentina foi a equipe convidada pelo Benfica para o jogo de abertura da temporada. Rui Costa marcou o único golo da partida, e ao marcar contra o seu clube do coração, não conseguiu segurar o choro. - Recordou

Cinco temporadas no Milan em 2001

Em  2001, o treinador turco Fatih Terim (que havia comandado a equipe de Florença uma temporada antes) foi contratado pelo Milan e levou Rui Costa consigo por 36,6 milhões de euros, onde jogou cinco temporadas, tendo conquistado  uma Copa da Itália, uma Liga dos Campeões da UEFA, uma Supercopa da Itália, um Campeonato Italiano e uma Supercopa da UEFA.


Retorno ao Benfica em 2006

Acertou seu retorno ao Benfica em maio de 2006, sendo apresentado no dia 25 de maio.A transferência, desta vez, foi a custo zero e só foi possível porque Rui Costa e Milan rescindiram o acordo que os ligava por mais uma época.

Rui Costa assinou em branco com o Benfica, deixando a Luís Filipe Vieira a opção do seu vencimento como jogador. 

Encerrou a sua carreira futebolística na temporada de 2007–08.  Seu último jogo foi contra o Vitória de Setúbal, no qual foi substituído aos 86 minutos para receber uma enorme ovação do público.

Seleção Nacional

Pela Seleção Portuguesa Sub-20, sagrou-se campeão do Mundial Sub-20 de 1991, vencendo na final o Brasil na disputa por pênaltis. A final foi realizada no antigo Estádio da Luz, e Rui Costa converteu a penalidade que definiu a vitória.

Já pela Seleção Portuguesa principal, estreou em 1993 e disputou sua última partida em 2004, contra a Grécia, na final da Eurocopa. Na ocasião, a Seleção Grega venceu por 1–0 e sagrou-se campeã do torneio.

Foi anunciado como diretor desportivo do Sport Lisboa e Benfica no dia 14 de maio de 2008, deixando para trás uma carreira respeitável e iniciando um novo ciclo no clube.

Durante a janela de transferências desse verão, Rui Costa contratou alguns jogadores de renome, como o meio-campista argentino Pablo Aimar, o ponta-esquerda espanhol José Antonio Reyes e o atacante hondurenho David Suazo por empréstimo, recebendo imensos elogios da administração e dos adeptos.

No verão seguinte, após uma campanha decepcionante na liga, Rui Costa aumentou ainda mais os seus esforços para fortalecer a equipa do Benfica. Nesse sentido, fez várias contratações importantes, como o avançado argentino Javier Saviola, o volante brasileiro Ramires e o volante espanhol Javi García, juntamente com o experiente treinador português Jorge Jesus. As suas principais contratações acabariam por se revelar bem sucedidas, o Benfica acabou por conquistar a Primeira Liga na temporada 2009–10 pela primeira vez em cinco anos. O Benfica também venceria a Taça da Liga na mesma temporada derrotando o Porto na final por 3 a 0.

Diregente do SL BENFICA 

Assumiu provisoriamente a presidência do Benfica em 9 de julho de 2021, após a suspensão do então presidente Luís Filipe Vieira, anunciando que seriam convocadas eleições antecipadas assim que possível.[11] Já no dia 21 de setembro, anunciou a sua candidatura à presidência do clube, anunciando que concorreria nas eleições de 9 de outubro desse ano.[12] Com 84,48% dos votos, no dia 9 de outubro foi eleito presidente do club.  - De várias fontes - Entre as quais a https://pt.wikipedia




Nenhum comentário :