expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Ilha do Príncipe – . Filipe Nascimento, jovem advogado sonhador sucede ao 4ª mandato do veterano Eng José Cassandra a Presidente do Governo da Região Autónoma do Príncipe, que deverá candidatar-se à Presidência da República de STP. – “O Homem põe Deus dispõe” – Lembrou o PM, Jorge Bom Jesus, que recomendou humildade ao estreante.

JORGE TRABULO MARQUES - JORNALISTA

Foto Téla Nón

A tomada de posse, do novo Presidente do Governo Regional da Ilha do Príncipe, Filipe Nascimento, decorreu, ontem, na capital desta pequena ilha, presidida pelo Primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus, que, no seu discurso, aproveitou para lembrar ao jovem estreante na governação, que “qualquer nomeação para cargo de proa gera expectativa, não se esqueça de servir, de mostrar trabalho com humildade”.


Argumentando que “a nossa democracia não está em perigo, muito menos ainda a autonomia política e administrativa da região do Príncipe, creio que o nosso processo democrático e autonómico vai fazendo o seu caminho, passo a passo, mole e mole com alto altos e baixos, mas em direção ao mar porque ninguém vai poder parar o curso da história em São Tomé e Príncipe. Homem põe Deus dispõe”. 

 Por sua vez, o novo presidente do Governo Regional sublinhou que “cumpre-nos a nós a mais difícil das tarefas governativas no nosso País, continuar o legado de transformação e modernização da ilha do Príncipe e melhoria progressiva da qualidade de vida da sua população”.

Iremos imprimir a nossa impressão digital” disse Filipe Nascimento, tendo acrescentado que, “iremos também orgulhosos e humildes, perante os resultados, anteriormente atingidos, seguir, o caminho que vem sendo trilhado. http://www.stp-press.st/2020/08/18/felipe-nascimento-o-novo-presidente-regional-toma-posse-e-anuncia-a-continuidade-da-modernizacao-do-principe/

Tozé Cassandra – Na calha para se candidatar às próximas eleições Presidências Santomenses 21 - O presidente do Governo Regional do Príncipe , que abandonou o  cargo na sequência da  crise provocada pela covid-19, sucedendo-lhe o líder da UMPP, Filipe Nascimento,  depois de admitir pretender avançar como candidato às eleições presidenciais, previstas para 2021, veio rejeitar essa mesma  corrida, mas, pelo que é possível depreender,  as suas ambições apontam nesse sentido com o apoio da ADI, já manifestado por Agostinho Fernandes  – e, porventura, até de Patrice Trovoada, com quem se entendeu sem crispações, 

 A passagem do Eng. José Cassandra no governo do Príncipe marcou um tempo sem recuo - Sublina o Té Nón 

Não obstante a sua saída do Governo do Príncipe, a visão, capacidade de trabalho e capacidade de realização do Eng.º José Cassandra, para além de um prestígio internacional único, tornam-no um ativo demasiado importante para ser prescindido da vida nacional.

Eng.º José Cassandra,

A dívida da Ilha do Príncipe para consigo é única e de valor incomensurável. A Sua obra é marcante.- Sublinhou  referindo-se à passagem do testemunho do seu antecessor Eng José Cassandra
Nenhum outro governante são-tomense, desde a nossa independência, em 1975, tem igual registo ou igual património de transformação positiva da realidade. De transformação positiva da qualidade de vida da população.

São Tomé e Príncipe precisa que os seus melhores estejam disponíveis para os desafios da vida pública! Como tal, meu querido amigo, o nosso muito obrigado, e o nosso até já!

A Política faz-se de sonho, visão e capacidade de realização. Em todas estas dimensões colocaremos as Pessoas no centro das nossas preocupações.
Seguiremos no sonho e no caminho de tirar o Príncipe da ultraperiferia que nos tolhe o desenvolvimento. Continuaremos a apostar que temos um lugar no mundo, haja as infraestruturas físicas essenciais e as ligadas às novas tecnologias, fundamentais na economia internacional de hoje e do futuro.
Continuaremos a aposta na gestão equilibrada do nosso território.
Valorizaremos os nossos recursos mais importantes: os nossos cidadãos. Apostaremos na educação e na formação profissional, dando os instrumentos que permitam a cada um dos filhos da nossa ilha explorar ao limite as suas potencialidades.- Excertos de https://www.telanon.info/politica/2020/08/18/32372/filipe-nascimento-presidente-do-governo-da-regiao-autonoma-do-principe/

 CURRICULO   - Advogado de profissão pela Ordem dos Advogados Portugueses  - Filipe Nascimento, natural de São Tomé e Príncipe, filho de Senhor Lulu e Senhora Clementina de Nova Estrela, Zona Sul da Ilha do Príncipe. É companheiro de uma conterrânea da mesma localidade e pai de um casal de filhos. Durante a sua infância e adolescência, trabalhou sempre com o seu pai na agricultura e pecuária e foi sempre muito dinâmico no exercício da cidadania. É cristão católico. Tem 30 anos de idade.
Atividade Académica·
Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa.Frequentou pós-graduação em Direito Bancário, pelo CIDP | FDUL – Centro de Investigação de Direito Privado; Frequentou pós-graduação em Direito das Sociedades Comerciais, pelo CIDP | FDUL – Centro de Investigação de Direito Privado; Frequentou pós-graduação em Ciência da Legislação e Legística, pelo ICJP | FDUL – Instituto de Ciências Jurídico-Políticas;Frequentou pós-graduação de Preparação de Acesso à Carreira Diplomática, pelo IE | FDUL – Instituto Europeu;Frequentou Mestrado em Direito do Ambiente, dos Recursos Naturais e da Energia, com a parte curricular concluída e admitido a dissertação, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.Frequentou parte do Executive MBA,Master of Business Administration (1 ano) pelo INDEG | ISCTE Executive Education.
· Advogado de profissão pela Ordem dos Advogados Portugueses;
· Adjunto e Assessor do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Mestre Francisco Rocha Gonçalves, sob a Presidência da Câmara do Dr. Isaltino Morais;Jurista e Técnico Superior da Câmara Municipal de Oeiras, quadro da função pública por concurso público;
- Excertos de https://www.telanon.info/politica/2020/08/14/32360/filipe-nascimento-nomeado-como-novo-presidente-do-governo-do-principe/

Nenhum comentário :