expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Lula da Silva, em São Tomé e Príncipe, em 2003 – O vencedor das últimas eleições presidências brasileiras, já felicitado pelo Governo São-Tomense, atual PM Jorge Bom Jesus, foi o primeiro presidente brasileiro, em Nov de 2003, a visitar oficialmente as Ilhas Verdes do Equador

Jorge Trabulo Marques - Jornalista 

Ocorreu  na sua 3ª ronda por países africanos – Foi então recebido no aeroporto pelo presidente de São Tomé, Fradique Bandeira Melo de Menezes, que o acompanha em quase todos os compromissos.

Noticiava a imprensa brasileira, que “o governo brasileiro já liberou US$ 650 mil para implementar projetos nas áreas de saúde, educação, esporte e agricultura. Todas essas parcerias foram assinadas pelo presidente Lula durante sua primeira visita ao país, em novembro de 2003. Entre os projetos estão: cooperação técnica no setor petrolífero, implantação do Bolsa-Escola, prevenção e tratamento de pacientes com o vírus HIV, além de capacitação e transferência de tecnologia para o desenvolvimento agrícola.

O primeiro-ministro são-tomense Jorge Bom Jesus, felicitou, ontem,  o presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva, pela vitória alcançada nas eleições presidenciais realizadas, este domingo, no Brasil, com 50,9%, derrotando o seu adversário, o presidente cessante, Jair Bolsonaro, que obteve 49,1%.

“Em meu nome e em nome do Governo de STP, gostaria de endereçar-lhe as minhas efusivas felicitações. O povo brasileiro deu, uma vez mais, sinal de grande maturidade democrática e de cidadania. Espero que, com a sua eleição, senhor Presidente, as relações de cooperação e amizade históricas, que ligam os nossos povos e países possam conhecer um novo patamar de excelência”, frisou o primeiro-ministro, em mensagem enviada à Embaixada do Brasil em São Tomé.

Lula da Silva, que já cumpriu dois mandatos entre 2003 e 2011, regressa agora ao Palácio do Planalto, sendo a primeira vez que um Presidente brasileiro consegue um terceiro mandato e, por conseguinte a primeira vez que um Presidente perde a reeleição.

O antigo sindicalista terá como vice-presidente Geraldo Alckmin, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que já havia sido seu opositor nas eleições presidenciais de 2006, então pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

A diferença de votos no escrutínio foi a mais curta de sempre. Nas presidenciais de 2014, Dilma Rousseff venceu com 54,5 milhões de votos (51,64%) contra Aécio Neves, que totalizou 51,04 milhões (48,36%).

 



Nenhum comentário :