Jorge Trabulo Marques - Jornalista
Do elenco do Governo Regional da Ilha do Príncipe, fazem parte,
além, do Presidente do Governo Regional – Filipe Nascimento, o Secretário
Regional da Biosfera, Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural – Júlio
Mendes, a Secretária Regional dos Assuntos Sociais e Capital Humano – Fátima
Cassandra, o Secretário Regional das Finanças, Património e Administração
Pública, Verdigal Mendonça, o Secretário Regional das Infraestruturas, Obras e
Ordenamento do Território – Carlos Pinheiro, a Secretária Regional do Turismo,
Economia e Cultura – Sónia Cármen da Mata - Fonte STP-Press
Refere o Téla Nón que "o Presidente do Governo da região autónoma do Príncipe, declarou após posse conferida pelo Primeiro Ministro e Chefe do Governo de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, que a atual situação de isolamento que a ilha vive, deve-se a ausência de cooperação e solidariedade por parte do Governo Central. Neste momento não há ligação marítima entre a ilha de São Tomé e a ilha do Príncipe.
Isolado, Príncipe reclama por ligações aéreas e marítimas regulares, e desafiou o governo central a avançar com a isenção das tarifas portuárias e subvenções de produtos, sobretudo alimentares para conter o impacto da subida do preço dos alimentos a nível mundial.
Filipe Nascimento prometeu ao Primeiro Ministro Patrice Trovoada, cooperação e lealdade institucionais.
«Existe um historial positivo, e um património de confiança entre a região e o actual primeiro-ministro o que tem gerado uma indisfarçável espectativa no seio da nossa população», destacou o Presidente do Governo da Região Autónoma do Príncipe.
A revisão da constituição política, proposta pelas autoridades são-tomenses, principalmente pela Presidente da Assembleia Nacional, Celmira Sacramento, como prioridade para a 12ª legislatura, merece apoio do governo do Príncipe.
«Subscrevemos a proposta de abertura de um novo processo de revsião constitucional com objevctivo de corrigir as incongrueencias existentes no nosso ordenamento juridico-constitucional», confirmou Filipe Nascimento.
O Governo regional acredita que a revisão da constituição política vai permitir o aprofundamento do regime autonómico, com destaque para a criação da lei das finanças regionais, bem como a lei eleitoral regional.
O Primeiro Ministro Patrice Trovoada que deu posse ao Presidente do Governo regional e os respectivos secretários regionais, apelou o poder regional a dialogar com todas as forças vivas do Príncipe, e principalmente com os partidos da oposição. Segundo Patrice Trovoada, para vencer o momento complicado na região autónoma, Filipe Nascimento, deve aprofundar o diálogo. O Primeiro Ministro disse que o momento complicado que a ilha enfrenta, pode por em causa todas as conquistas dos últimos anos, nomeadamente no domínio do Turismo. - Mais pormenores em https://www.telanon.info/politica/2022/11/19/39154/filipe-nascimento-presidente-do-governo-regional-do-principe-legitimado-nas-urnas/
Nenhum comentário :
Postar um comentário