Jorge Trabulo Marques - Jornalista
O Presidente de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova , demitiu, nesta terça-feira, o Governo do primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus através de um decreto presidencial tornado público na pagina on line da Presidência da República
ADI – Aliança Democrática Independente, vencedora das últimas legislativas com maioria absoluta de 30 deputados, seguido do MLSTP-PSD de Jorge Bom Jesus com 18, MCI-PS de António Monteiro com 05 e BASTA de Salvador Ramos com 02 deputados, já deu posse aos seus deputados nesta última terça-feira, no Palácio dos Congressos, cerimónia que foi presidida pelo Presidente de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova
Os deputados eleitos do ADI, depois da sua investidura, elegeram, Celmira Sacramento dirigente e vice
presidente do partido ADI, a Nova
Presidente da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe.
Pela segunda vez na
história política de São Tomé e Príncipe, uma mulher a ocupar este cargo, e
pela primeira vez no âmbito democrático
O
primeiro-ministro eleito de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada será
empossado no dia 11 deste mês e membros do seu governo tomarão posse no dia 14 –
Anúncio feito pelo líder da ADI no final de audiência esta manhã com o
Presidente da República, Carlos Vila Nova.
O líder do XVIII governo constitucional reconheceu que vai assumir uma missão difícil. «O que nós sabemos é que a situação financeira está catastrófica. Isso sabemos. Por isso o primeiro objectivo é estancar esta situação», declarou Patrice Trovoada no átrio do Palácio presidencial, após encontro com o Presidente da República.
Os partidos
da nova oposição parlamentar são-tomense, nomeadamente, o MLSTP-PSD, MCI/PS-PUN
e BASTA foram recebidos pelo Presidente
da República, Carlos Vila Nova, no passado dia 3, , manifestaram-se disponíveis de colaborar com
ADI de Patrice Trovoada, partido vencedor das últimas legislativas no País.
O vereador eleito nas ultimas autárquicas são-tomenses pela lista do partido ADI, Tomé Lopes Pereira, vulgo Van Basten foi eleito, nesta úçtima terça-feir, Presidente da Câmara Distrital de Agua-Grande,a capital São-Tomé, sucedendo no cargo o ex-presidente José Maria da Fonseca do MLSTP-PSD.
Van Basten foi eleito com 12 votos a favor e 01 contra num única lista de candidatura apresentada a plenária da nova Assembleia Distrital de Agua-Grande sob a presidência do também novo presidente, Manuel Jorge Carvalho também do ADI.
Nenhum comentário :
Postar um comentário