expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

São Tomé - Ilha de Nome Santo - Seu manto verde é imagem de um Paraíso Terrestre

 


Ilha de Nome Santo - Ó melodiosa harmonia celestial! -

Meu paraíso perdido! Longínquo mas não esquecido!

Na luz matinal dos teus dias, para mim ainda brilhas!

Anseio respirar o verde das tuas terras perfumadas,

por onde só as aves esvoaçam, que ninguém pisou!

Banhar-me nas tuas límpidas e quentes águas,

contemplar o azul do mar e dos céus

e unir-me à voz de Deus, que me criou!

 

Voz oculta da minha sina e do meu próprio destino!

Eco silencioso do meu pensamento nostálgico!

Via errante dos meus passos! - Onde poderei agora

encontrar o perfume inigualável das tuas florestas,

o elixir que alimentava a minha alma,

apagava as minhas mágoas e vibrava

os meus sentidos?!... Oh! Qual divindade!

Qual sublime visão e luz da Eternidade

Espelho Divino! - Da Criação seu fiel rasto!


Ó santa doçura! Ó pacifico idílio tranquilo!

Carícias verdejantes eivadas de frescuras anímicas!

Aspirar aqueles aromas inebriantes que exalam

do fundo húmido dos hubérrimos e fecundos solos!

tornam ainda mais fresca e pujante a natureza!

Irrompem na sinfonia da cromática beleza,

do aveludado verde da luxuriosa folhagem,

reflectem-se através dos alados raios de luz

que penetram as próprias gotículas do orvalho,

atravessam o colorido dos frondosos arvoredos,

dissolvem-se em vapores de cinza misteriosos

até à alucinação, à clara e espetral saturação

que pousa e se esfuma volátil montanha acima

 

Oh, sim, as fragrâncias e os perfumes!

Que se desprendem do fertilíssimo húmus

sob as copas da densa brenha vegetal,

penetra e satura a luminosa atmosfera!

Sim!.. Por todo o lado, respiram-se odores vivos!

Do multicolorido dos tons verdes que se elevam

até à crista dos mais eriçados e basálticos picos!

Sabores que invadem a orla das douradas

ou negras praias, circulam por entre as cubatas

das aldeias e até nas ruas e jardins da cidade,

quando florescem as cheirosas acácias!

 

Espalham-se sobre as copas de todas as árvores,

infiltram-se até às raízes, volatilizam na atmosfera

plenos de substâncias aromáticas - Embriagam!

Sobem do fundo da vegetação rasteira e arbustiva,

impregnam a margem das estradas e dos caminhos.

São arrastados pelos ventos, lá dos pontos mais altos,

perseguem o leito dos rios e das ribeiras

até se dissolverem no sal-gema

das maresias e brisas marítimas

ou do sopro violento dos tornados.

 

Jorge Trabulo Marques

 

Nenhum comentário :