Jorge Trabulo Marques - Jornalista

De facto, emboras estas agitações, possam vir a interessar a ambas as partes, dir-se-á que não é fácil haver qualquer tipo de sintonia, mesmo no seio da mesma familia politica, com um PM, que tem estado sempre mais voltado para os seus negócios, as suas exibições e vaidades pessoais de que propriamente para o bem-estar da populações. Elle já demonsrou não ter o menor respeito pelas instituições democráticas.
Prometeu ao pais atingir o nivel de vida do Dubai, a promessa de que"Temos de resolver o problema da fome. O custo de vida está muito alto. Temos de tomar medidas".. E o que se tem verificado é um acrescimento de pobreza e de milhares de jovens a terem que emigrar.
UMA NOMEAÇÃO NO SEIO DA MESMA IRMANDADE POLÍTICA
Amado Vaz vai ser pois a terceira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra de São Tomé e Príncipe, a escolhida pelo Presidente são-tomense entre as três figuras propostas pela Ação Democrática Independente (ADI), que incluía a presidente do parlamento, Celmira Sacramento, e a ministra da Saúde e Direitos da Mulher, Ângela Costa
Formada em Direito em França. Ilza Amado Vaz é a única figura do actual governo que já esteve num anterior Executivo de Trovoada. Formou em Direito e especializou-se na área aduaneira - Inspectora aduaneira (França 1997). Exerceu o cargo de Ministra da Justiça, Administração Pública e Direitos Humanos (STP 2016-2018). Foi Directora Geral das Alfândegas (STP 1999-2016). É Assessora Aduaneira Principal, Consultora, Coordenadora da Comissão Aduaneira Nacional para Implementação do Tratado Zona de Livre Troca Comercial no Continente Africano (ZLCAf), membro do Comité Nacional da Facilitação do Comércio e representante de STP no Órgão estatutário de Resolução de Conflitos da ZLTCAf.
A demissão imposta pelo Presidente da República, foi encarada pela ADI como "uma decisão que em democracia não faz sentido, porque não é o Presidente da República quem escolhe dentro de uma força política a figura do primeiro-ministro", mas o partido justificou a indicação de novos nomes para que "a sociedade continue na paz e na estabilidade".
![]() |
| 1974 |
Os poderes do Presidente da República, estão descritos na Constituição - Longe de ser mera figura decorativa institucional - Ele foi eleito por sufrágio direto e universal, representa a consciência do seu País, em cujas palavras os cidadãos deverão acreditar e confiar: a lei confere-lhe o pleno direito de pedir esclarecimentos e de que os mesmo sejam devidamente prestados.
Manuel Pinto da Costa – Um dos principais rostos da nacionalidade santomense: - cofundador e dirigente do MLSTP, o primeiro Presidente da República Democrática de S. Tomé e Príncipe, já voltou apelar ao diálogo, entre os partidos, frisando que " a situação que o País vem atravessando há já pelo menos duas décadas, exige de nós, de todos os cidadãos santomenses, uma aturada reflexão sobre o País em que vivemos, o País real, para depois, em conjunto, acertarmos consensualmente o caminho mais seguro, capaz de garantir a STP o almejado desenvolvimento sustentável a que tem direito.
6 JANEIRO 1ª-23 a 30 — Marrocos/Portugal FEVEREIRO 2ª-17 a 18 — Guiné Equatorial MARÇO 3ª-8 a 9 — Gabão 4ª-15 a 27 – Portugal/Marrocos/Portugal ABRIL 5ª-8 a 9—Gabão 6ª-13 a 21 Portugal/França/Portugal 7ª-28 a 29—Angola MAIO 8ª-5 a 8—Ilhas Maurícias/ Djibuti 9ª-21 a 28 — Portugal/Suíça/Portugal JUNHO 10ª-5 a 7—Gabão 11ª-29Jun. a 3 Jul.—Portugal JULHO 12ª-?a? — Gabão (Campanha Presidencial) AGOSTO 13ª-9 a 30—Portugal/Kénia/Portugal SETEMBRO 14ª-13/Set. a 1/Out.—Portugal/ONU/França/Portugal OUTUBRO 15ª-14 a 16—Togo 16ª-29/Out. a 26?/Nov.—Portugal/Brasil (em sigilo) Turquia/Portugal/Marrocos/ mais um ou dois países/Portugal
O Governo monopoliza e instrumentaliza a televisão e a rádio do Estado, fazendo dos seus programas ou espaços informativos, a voz monocórdica da sua propaganda - A voz da oposição é meramente residual: então nas eleições presidenciais, atingiu as raias do absurdo - E até os discursos oficiais do Presidente da República, são saneados, sob várias formas, até com apagões elétricos - Quem não rezar o terço da tribo trovoada, é excomungado - Ainda recentemente a RTP-África foi impedida de fazer o seu trabalho, o que nunca aconteceu desde que está instalada em S. Tomé Governo crítica RTP – África em São Tomé | 
Nenhum comentário :
Postar um comentário