expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

João Canto e Castro- - Meu tributo ao violetista, ator, humorista e imitador- Peregrino dos Templos do Sol- Chãs- Foz Côa

 



Artista João Canto e Castro.Imagens de 20-03-2011 Nasceu em Lisboa, a 06-11-1952 Meu abraço amigo de parabéns e votos que o seu aniversário, tenha sido um dia alegre e muito feliz. Ator, Violinista, Violetista, Humorista e Imitador- Que nos tem dado o prazer da sua presença em várias celebrações, desde 2011: nos Equinócios e solstícios nos Templos do Sol, Chãs- Foz Côa.- Pena que, um dos peregrinos, Jorge Castro Lopes, já nos tenha deixado.

Vide




João Maria de Lemos do Canto e Castro, nasceu em Lisboa, em 6 de Novembro de 1952 Estudou no Colégio Moderno. Entre 1985 e 1989 estudou no Conservatório Nacional onde aprendeu viola de arco com o professor François Broos, que foi o introdutor deste instrumento em Portugal.

Cedo revelou os seus dotes de imitador. Inicialmente em ambiente familiar, na escola ou entre amigos pregava algumas partidas imitando vozes. Em 1969-1970, participou em festas de cariz solidário onde fazia imitações de várias personalidades conhecidas da época.

Cumpriu o serviço militar no Exército Português entre 1973 e 1974. Deu os primeiros espetáculos de imitações em diversos locais de Portugal, posteriormente com regularidade no "Velho Páteo de Santana", onde animou os serões do restaurante lisboeta.

Participou na apresentação e animação de inúmeras festas de Carnaval, de Passagem de Ano ou de outros eventos em diversos pontos do país.

Em junho de 1995 participou na Revista à Portuguesa "De Afonso Henriques a Mário Soares", de Filipe la Féria, no Teatro Politeama, imitando José Hermano Saraiva em locução. Participou também na Revista "A Grande Festa", de Francisco Nicholson.
Para além da sua longa carreira na rádio, televisão e teatro como imitador e cantor-imitador, entre eles "Humor de Perdição"; "Crime na Pensão Estrelinha"; "Minas e Armadilhas"; entre muitos outros.



Na área da publicidade, ao longo da sua carreira, tem emprestado a sua voz a diversos spots publicitários, quer para rádio, quer para televisão.

Paralelamente tem-se dedicado também à música como instrumentista de violino e viola de arco interpretando repertórios de Música Tradicional Portuguesa a Música Clássica. Neste âmbito tem colaborado em muitas e variadas formações, além de ter participado como instrumentista em vários espetáculos e na gravação de vários discos.



Nenhum comentário :