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quinta-feira, 17 de julho de 2014

TAP – “Pegue outro voo” – Os pecados da transportadora aérea portuguesa – Que sempre olhou para S. Tomé e Príncipe como um mercado colonial – Praticando tarifas exorbitantes - Agora, na calha da privatização, o abandalhamento é geral - Já nem os pedidos de desculpas de Fernando Pinto, garantem confiança aos passageiros, pois há sempre um Efromovich que espreita a sua oportunidade numa empresa de costas voltadas às necessidades de um país

Por Jorge Trabulo Marques - Jornalista

(atualizção) “São Tomé e Príncipe festeja o turismo nacional numa altura em que prepara a estratégia de desenvolvimento turístico para os próximos cinco anos. Apesar do arquipélago figurar entre os dez destinos turísticos mais atractivos do mundo, a sociedade são-tomense não tem conseguido tirar o devido proveito. São Tomé e Princípe comemora o Dia Nacional do Turismo

 

O local ideal para aperfeiçoar a arte da calma”, sugere o canal de viagens da CNN. Para a CNN, São Tomé e Príncipe é um dos dez «destinos de sonho# de 2014 .
Mas é pena que seja o local idílico só para turistas –  E não é para outras  bolsas  - Os preços da hotelaria são caríssimos, contudo, a vida das famílias santomenses de baixa renda tornou-se insustentável. 


(atualização - 16-08-2014 - Será desta vez que vamos ter passagens baratas para S. Tomé e Príncipe ou é mais um golpe publicitário para inglês ver?...  "Grupo Pestana, STP Airways e TAP promovem S. Tomé A proposta passa por pacotes com voos e alojamento nas unidades do Grupo Pestana em S. Tomé, a preços convidativos. (Leia mais)com avião da TAP
 



A TAP NUNCA FOI AMIGA DE S. TOMÉ E PRÍNCIPE – ANTES E DEPOIS DO 25 DE ABRIL

 No princípio do ano, a TAP, anunciava a sua oferta para São Tomé e Príncipe de um para três voos por semana, passando a operar nesta rota com equipamento próprio (A320) a partir de 1 de Julho,  com escala em Acra  Gana) – Mas diz-se que o  fito da TAP, são os voos por Malabo, Guiné Equatorial – isolada da comunidade internacional. TAP aumenta oferta para São Tomé e Príncipe para três Mesmo assim, nada de especial nos tarifários - 

Viajar para São Tomé e Príncipe continua a ser mais caro que viajar para  China ou para qualquer país da América latina – E, então, para os santomenses, que queiram “voar” para o exterior, uma autêntica miragem

Pese o facto do  Governo santomense ter reduzido o preço dos vistos para 20 euros, aplicado aos turistas com o objectivo de incentivar o maior fluxo, com o objetivo de . atingir a meta de 25 mil turistas e 2014, São Tomé e PríncipeGoverno aposta num número de 25 Porém, tal esforço não foi correspondido pelas duas operadoras que fazem voo regulares para estas Ilhas .

Onde “O salário mínimo de STP é aproximadamente de 23 euros; um soldado tem uma remuneração de sete euros, um jornalista ganha em média 50 euros, enquanto um funcionário público tem um salário que ronda os 50 e 100 euros, nestas bases é impossível ter habitação própria, por isso mesmo o «bicabala» tornou-se na principal actividade do país, «desenrascar-se para se poder viver condignamente».

 NÃO HÁ DIFERENÇAS SUBSTANCIAIS - Entre a TAP e a STP Airways -

E, mesmo para a maioria dos santomenses, radicados em Portugal, também não é fácil “voar” de Portugal para matar saudades nas suas ilhas, que o diga o projeto (gorado) do "Regresso às Origens”: “sete dias de sonho” – promovido pela Associação das Mulheres de São Tomé, com apoio da STP Airways - Mas que apoio?


 – Tal não passou de um sonho – E, veja-se, nem mesmo  fora da época alta - “7 DIAS DE SONHO”, de 19 a 26 de Abril - com uma tarifa que rondava os  1200 euros

 Mén Non – Associação das Mulheres de São Tomé e Príncipe em Portugal, com apoio da STP Airways, decidiu promover “7 DIAS DE SONHO”, de 19 a 26 de Abril

Associação das Mulheres São-tomenses em Portugal, vem pela presente agradecer a todos quanto colaboraram na divulgação do projecto “ Regresso as Raízes” Dada a conjuntura económica e social que o país atravessa,  o projecto demonstrou-nos não ser oportuno. Recebemos mais de 300 solicitações de carácter informativo, 15 inscrições provisórias e apenas 8 efectivas.
 
Não se reuniu o mínimo de inscrições necessárias. Embora não se destinasse apenas a naturais de São Tomé e Príncipe,  residentes em Portugal, mas também a todos aqueles que se sentissem apaixonados ou rendidos à beleza destas ilhas., o objetivo era,  sobretudo, dar uma oportunidade àqueles que aqui vivem há muitos anos e estarão desejosos de ir matar saudades à  sua maravilhosa terra. 

"São numerosos  os santomenses que vieram aqui procurar outras condições de vida mas a verdade é que os tempos são de crise, nomeadamente para as menos endinheiradas,  é, com certeza, o grosso dos emigrantes."

 NEM COM ESTES OBJETIVOS:

"Divulgar, promover e valorizar a nossa cultura, através de uma política estratégica de aproximação. - Criar uma relação de confiança na marca nos valores e serviço do turismo em S.Tomé e Príncipe e um contínuo investimento no país."

Objectivo visa o regresso de são-tomenses, seus descendentes e amantes de São Tomé e Príncipe dispersos pelos vários países de mundoconhecer  S. Tomé e Príncipe  ou  a terra dos antepassados."

TPA - COUTO DE PRIVILEGIADOS

De resto, a TAP sempre foi um couto de privilegiados, enxameada por gente vinda dos partidos, onde as greves selvagens são uma constante em completo desrespeito pelos clientes, que são a razão de ser da empresa:

gozando de chorudos ordenados para os amigos do regime. E continua a sê-lo de fornadas e fornadas dos melhores tachos. Obvimente se há saneamentos que se justificam, a TAP é um desses redutos - de excedentários - onde as admissões se sucedem como nas monarquias ou pela cunha partidária, raramente por mérito - E, pelos vistos, há muito quem já acautelasse o seu futuro, mesmo quando for privatizada.

  Os voos charteres são aqueles que lhe poderão proporcionar ofertas mais variadas e com preços mais acessíveis -  E há muitas agências por onde escolher. Confronte as várias propostas, pois verificará que há diferenças substanciais - Os melhores hóteis são alugados através de agências  - Veja a resposta que nos deram

Reservas S. Tomé

Boa Tarde Sr. Jorge
Antes de mais muito obrigado pelo seu email, no qual aproveitamos para lhe agradecer a escolha pelo Grupo pestana São Tomé.
De acordo com o solicitado informamos que esta promoção esta validade, mas somente acessível através de agencias de viagens em Portugal.
Sem outro assunto de momento, ficarei a sua inteira disposição.

A TAP SEMPRE ESTEVE DE COSTAS VOLTADAS À CULTURA  - NUNCA FOI GENEROSA  A PROJETOS CULTURAIS MAS SÓ DE FOGUETÓRIO

Pedimos à TAP a colaboração de uma tarifa especial  para apresentarmos uma exposição  em São Tomé – e já tínhamos a garantia do espaço na Aliança Francesa - “Sobreviver no Mar dos Tornados -  38 dias à deriva numa piroga – Exposta no Padrão dos Descobrimentos, em 1999 e em vários estabelecimentos de ensino e localidades– Mas nem um euro de desconto.   

Veja a reposta: “Infelizmente, e embora seja um bom projecto, não podemos apoiá-lo. Lamentamos o incómodo e desejamos os maiores sucessos”  - 

Noutro e-mail: .”Obrigada pelo contacto. Contactámos o Departamento de Vendas, e os valores em Julho para São Tomé rondam os 1.086.51€ por cliente. (..) Caso esteja interessado nesta tarifa, poderei indicar o seu email ao nosso Departamento de Vendas para efetuarem a reserva. Marketing | Communication & Brand Management”


Enviado: quinta-feira, 12 de Junho de 2014 17:27
Para: Comunicação e Imagem TAP
Assunto: Apoio a Exposição Sobreviver no mar dos Tornados – S. Tomé continua a ser o parente pobre – Explorar o máximo e gastar o  menos possível

A Comunicação Imagem TAP
Venho agradecer a vossa resposta. Compreendo a vossa justificação. Todavia, numa altura em que a TAP aposta em três voos semanais com S. Tomé, com o devido respeito da vossa opinião, julgamos que seria muito oportuno falar desse vosso investimento . E penso que, o apoio à minha exposição, se poderia enquadrar no âmbito do vosso projeto.
Só que, pelo que depreendo - e tal como já foi no passado colonial - S. Tomé e Príncipe continua a ser um parente pobre - Aproveitar o  máximo e gastar o menos possível.
Eu não pedia a passagem  gratuita mas pelo menos uma tarifa especial - Será que, mesmo indo na qualidade de jornalista (pois sou detentor da carteira profissional)  a TAP, não faz qualquer tipo descontos a profissionais da Comunicação Social?
Jorge Trabulo marques
Jornalista profissional
 MAS NÃO SE PENSE QUE STPAIR - DE CAPITAIS ESTRANGEIROS - É MAIS GENEROSA - VEJA A RESPOSTA
STP Airways - Bem-vindo
De: Henrique Fonsea Ferreira

Caro Sr. Jorge Marques:
Para a data pretendida a tarifa será de 1.238,63€ na totalidade, por passageiro.
Dado serem datas muito pretendidas informamos que a reserva e pagamento deverão ser feitas o mais rápido possivel na nossa loja na Av. João XXI nº 11D em Lisboa.
Os nossos cumprimentos

OS PECADOS DA TAP – DESDE OS VELHO REGIME COLONIAL AOS OPORTUNISTAS QUE   A ESTÃO ABANDALHAR PARA A A VENDEREM  AO DESBARATO – ATÉ OS PILOTOS PODEM VIR A LUCRAR COM A PRIVATIZAÇÃO


Nos últimos dias a TAP tem sido notícia pelas piores razões. Refere a media  que é já o quinto incidente em  pouco mais de um mês – 

No último Sábado, “O voo da TAP levava 268 pessoas a bordo para São Paulo, foi obrigado a aterrar no aeroporto de Lisboa, minutos depois da descolagem, por problemas num dos reatores. "pelas 10:30 ocorreu uma explosão num motor de um avião na descolagem para São Paulo", disse à Lusa o oficial de dia da PSP. Explosão em reator de avião da TAP danifica viaturas ... Acidente com avião da TAP provoca 34 feridos …… Erro provoca acidente com avião da TAP – 

O Expresso fala de Os pecados da TAP no quase acidente de sábado” – referindo-se ao Jornalista e consultor de comunicação, Eduardo Tessler, brasileiro, que estava no avião da TAP que foi obrigado a regressar à Portela no sábado, depois de várias peças terem caído do aparelho. Eis o relato do que viveu na primeira pessoa. Os pecados da TAP no quase acidente de sábado

TAMANCOS AÉREOS PORTUGUESES - A SIGLA PELA QUAL A TAP ERA CONHECIDA NO PERÍODO SALAZARISTA ONTEM COMO HOJE, DE COSTAS VOLTADAS ÀS NECESSIDADES DE UM PAÍS - PAUTADA POR SISTEMÁTICAS GREVES SELVAGENS

Corroboramos da opinião do jornalista santomense, Wildiley Barroca, que diz:  “de mal a pior”,  vão os serviços do transporte aéreo português, que ganha hoje um novo significado “take another plane”09/03/2013 .TAP Take Another Plane! - Visao.pt


16-07-2014 (…) "TAP criou-nos muitos problemas, cancelam voo na sexta-feira pela madrugada, só nos informaram horas antes do voo, não assumiram nem alimentação, nem estadia, ou seja, não assumiram nada, pedem para estarmos no aeroporto no domingo porque íamos embarcar as 1:20 de segunda, nada”(…) Por tudo isso, os passageiros estão revoltados e não pensam mais voar na companhia portuguesa que há muito faz a ligação entre São Tomé e Príncipe e Portugal, e hoje aumenta o número de ligações ao país num valor grandemente assustante para a realidade do país” – Excerto deTAP – Take Another Plane “pegue outro voo” | Téla Nón

A TAP NUNCA FOI AMIGA DE S. TOMÉ E PRÍNCIPE – ANTES E DEPOIS DO 25 DE ABRIL


De facto, a TAP nunca foi uma transportadora aérea amiga de S. Tomé e Príncipe – Aproveitou-se no tempo do colonialismo e voltou a aproveitar-se  depois da independência destas ilhas, usando e abusando da sua condição monopolista.  Praticando tarifas absolutamente incomportáveis à esmagadora maioria dos santomenses - Unicamente na mira dos turistas endilheirados que vão beneficiar a hotelaria que nem sequer é explorada por naturais das Ilhas, onde pagam salários miseráveis -Claro que já existe outra transportadora aérea, ligada a um dos maiores grupos de Hotéis, que vai pela mesma cartilha colonial e não lhe fica atrás.

Recordo- me de ter publicado um artigo na revista Semana Ilustrada, de Luanda, da qual era correspondente, com o título: "Golpe da TAP no desenvolvimento das Ilhas verdes” – É que, de um momento para o outro,  sem qualquer explicação ou justificação plausível, reduzia os  voos de três para um. E é o que provavelmente sucederá, num dia destes .
PRIVATIZAR A TAP?!... O MAL NÃO ESTÁ EM PRIVATIZAR MAS DAR EM VEZ DE ACAUTELAR - Os que cortarem nos medicamentos têm mérito e então os que afundaram a TAP? Continuam?!


Não sou apologista da sua privatização, porém, pouco me importaria, desde que passasse a ser melhor gerida e não fosse vendida ao desbarato, tal como aconteceu à ANA, EDP, e outras empresas, dadas de mão beijada   Ricardo Salgado comprou dois milhões de acções da EDP - Mas os dias da TAP, como Companhia Aérea Portuguesa, estão contados 

 - E. nos últimos tempos, tudo tem sido feito para a desacreditar e desvalorizar  - Não acreditamos que, a atual administração da TAP, esteja muito interessada em promover  a TAP, uma vez que o destino que a espera é a privatização. Pois outros interesses maiores se cruzam Pilotos não abdicam dos direitos sobre privatização - dn


ENTRETANTO MILHÕES ENTERRADOS À CUSTA DO ESTADO NA MIRA DE ACUTELAR A BOLSA DO FELIZARDO (S) QUE A VAI COMPRAR 


24-04-2014 “O primeiro dos seis novos aviões A330 que a TAP adquiriu à Airbus deverá aterrar em Lisboa esta quinta-feira, ou o mais tardar amanhã, sexta, depois de ter partido ontem de Pinal Airpark, no Arizona, EUA Primeiro dos seis novos aviões da TAP deverá chegar hoje




Entretanto compram-se novos aviões para que os contribuintes tenham de pagar a fatura e o felizardo contemplado com a privatização fique com a carteira mais folgada, sabendo-se que os prejuízos não param de se avolumar sob um administração que há muito deu provas da sua incopetênncia e que devia ter sido saneada  02/05/2014 - Grupo TAP com prejuízo de quase seis milhões de euros .

Porque se mantém administradores incompetentes - Só o mérito dos  que cortam no SNS é que conta? Gestores hospitalares despedidos se tiverem maus resultados

UMA PRIVATIZAÇÃO QUE NAUFRAGOU NA PRAIA – MAS SOB DERIVA CONTROLADA <Privatização da TAP 'morre na praia'

A privatização da TAP morreu, viva a privatização da TAP. A companhia aérea vai continuar a ser de bandeira, pelo menos no curto prazo. A privatização morreu, viva a privatização | Económico





Existe alguma necessidade de privatizar a TAP? - Claro que é presa demasiado importante para ficar de fora da cobiça privatizadora. É uma questão de oportunidade  - Nada acontece por acaso. 

Na altura do adiamento da privatização, foi esta a justificação de Fernando Pinto:Não é uma necessidade absoluta para a sobrevivência»,"Temos de nos sentar para conversar e não podemos esquecer que o nosso mandato já terminou. Se for vontade de ambas as partes vamos, se nao for não vamos", esclareceu o actual presidente da TAP..Privatização "não é necessidade absoluta"

 Agora o presidente da TAP vem dizer que  "a operação da transportadora aérea, que tem sido perturbada por cancelamentos e atrasos nas últimas semanas, será regularizada em Agosto. A promessa foi deixada numa mensagem publicada no YouTube, em que pede desculpas aos passageiros.Fernando Pinto promete regularizar operação da TAP em ... E aplacar as dores de crescimento Fernando Pinto: TAP "está a sofrer dores de crescimento"

TUDO SE RESOLVE COM PEDIDO DE DESCULPAS -ATÉ PORQUE ERA COMPLICADO FECHAR NEGÓCIO NAQUELA ALTURA PARA O ÚNICO CANDIDATO SELECIONADO
Efromovich Acho complicado fechar o contrato da TAP até ao final.. ...O homem das quatro nacionalidades que quer a TAP.


16.07.2014 - "Como nos séculos passados, criminosos agem em alto-mar. A diferença é que agora estão à procura de embarcações com pescado, galões de combustível ou barris de petróleo. "Alguns dias de trabalho em alto mar haviam se passado. A tripulação do Dona Simoa se preparava para deixar Porto Gentil, na costa do Gabão,  e voltar para São Tomé Príncipe. Daniel Veloso, que há mais de 10 anos é pescador, estava entre os 12 tripulantes que foram surpreendidos por um grupo de criminosos que chegou em outra embarcação. "Era um barco tipo bote, com poucas coisas, mas com uma tripulação de 22 pessoas. Ao princípio nós achámos que precisavam de ajuda, mas quando encostámos no barco, fomos atacados". - In Jornal TransparênciaA pirataria no Golfo da Guiné ameaça a soberania de Sã

Nada é obra do acaso 13/12/2013- Governo relança privatização da TAP no início de 2014 ......há 5 dias.....Quinto incidente em pouco mais de um mês com aviões da TAP....12/05/2011 ...Pilotos têm direito entre 10 a 20% em caso de privatização ....Estado investiga incidente com avião da TAP
 24-07-2014)A TAP cancelou quase 50 voos em apenas quatro dias, justificando a decisão com o atraso na entrega dos novos aviões, que estava inicialmente prevista para Julho. A companhia liderada por Fernando Pinto diz estar a “trabalhar empenhadamente para retomar a normalidade da operação, com a maior brevidade possível”.TAP cancela 50 voos em apenas quatro dias.. ....Atrasos difíceis de recuperar na TAP ...TAP cancelou 27 voos e teve atrasos devido à greve ....Panamá Tripulação da TAP assaltada ficou sem bens ...
 

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