expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 5 de abril de 2022

Carlos Vila Nova, Presidente da República de São Tomé e Príncipe - Recebido pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, bem como pelo Presidente da AR e por António Costa

 Jorge Trabulo Marques - Jornalista - Fotos do site da PR 


O Presidente da República recebeu, na Praça do Império - Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, o Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, e Senhora, Maria de Fátima Vila Nova, numa cerimónia oficial de boas-vindas que deu início à Visita de Estado a Portugal do Chefe de Estado santomense.

Na cerimónia foram prestadas Honras Militares, com a execução dos Hinos Nacionais dos dois países, salva de 21 tiros, revista e desfile da Guarda de Honra.


No final da cerimónia, o Presidente Carlos Vila Nova depositou uma coroa de flores no túmulo de Luís Vaz de Camões na Capela do Mosteiro dos Jerónimos e visitou a Igreja Santa Maria Belém e o claustro do Mosteiro.

Com escolta de honra por regimento a cavalo da GNR, dirigiram-se ao Palácio de Belém, tendo sido recebidos pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, onde, após a fotografia oficial, o Presidente santomense assinou o livro de honra.


O Presidente da República reuniu-se depois com o Presidente Carlos Vila Nova e Senhora, a que se seguiu uma reunião a sós dos dois Chefes de Estado. A reunião foi mais tarde alargada às respetivas delegações.

No final, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e o Presidente Carlos Vila Nova deram uma conferência de imprensa.

O Presidente de S. Tomé e Príncipe, foi depois recebido pelo Presidente da Assembleia da Republica Portuguesa Augusto Santos Silva, acompanhado pela Ministra dos Negócios Estrangeiros, Edite Tenjua, Ministro da Defesa, Jorge Amado, Embaixador António Quintas e os membros do gabinete da Presidência São-tomense.

O Chefe de Estado São-tomense, foi também recebido pelo primeiro-ministro português, em São Bento, tendo, António Costa, destacado  os desafios urgentes de disponibilização de serviços de saúde e de recuperação económica na cooperação com este país.






 

 

Nenhum comentário :