expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 16 de março de 2014

Viagem barata a São Tomé –"Regresso às Origens”: ou “sete dias de sonho” – Há ofertas tentadoras mas na época alta a parada é inflacionada - De lá para cá é complicado com salário mínimo de 40 euros por mês – E até de cá para lá " Projeto da Associação das Mulheres de São Tomé –teve de ficar adiado

Por Jorge Trabulo Marques - Jornalista - Fotos de Renato Sena Santos – gentileza para Odisseiasnosmares.com 

Se pretende viajar para São Tomé e Príncipe, poderá optar por um dos três voos semanais da TAP, com escala em Acra, capital do Gana  ou em um voo semanal direto pela STP Airways  - Além disso, tem ainda os voos charter  através de várias agências, com preços tentadores - geralmente de oito dias e sete noites, incluindo  hospedagem  -Que  vão desde 548, 596, 768 euros por aí a fora – Mais caros na época alta. - 

E, de facto, quem sentir o apelo irresistível de ali voltar ou, simplesmente, for atraído pelo seu fascínio, terá que estar atento às chamadas viagens promocionais, através de Internet.

 Por seu turno, o Governo santomense reduziu  o preço dos vistos para 20 euros, aplicado aos turistas com o objectivo de incentivar o maior fluxo, com o objetivo de . atingir a meta de 25 mil turistas e 2014, São Tomé e Príncipe: Governo aposta num número de 25 Porém, tal esforço não foi correspondido pelas duas operadoras que fazem voo regulares para estas Ilhas . 

De facto, São Tomé  não é um turismo que está ao alcance de todas as bolsas, especialmente na chamada época alta, período em que os preços costumam estar mais inflacionados, contudo, poderá dizer-se que é dos destinos que vale a pena conhecer  e onde o visitante pode ter a sensação de um novo mundo ainda por descobrir. 

 SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE - VEDETAS  NO CANAL ODISSEIA 

   Documentário, de quase uma hora, inserido  na série,   Ilhas Paradisíacas de África, falado em alemão, com legendas em português.. Pois, já lá vai o tempo, em que o Canal História, Civilizações e Odisseias,  contratavam as vozes, mais prestigiadas da  rádio e televisão, de modo a proporcionarem aos clientes da TV Cabo, a língua dos respetivos países.  Assim, legendado, sempre sai mais  barato ao produtor. Não penso que a legendagem o valorize mais – Bem, pelo contrário 


PARA A CNN  -  UM DOS DEZ DESTINOS DE SONHO

“Quando grande parte do nosso trabalho é editar histórias sobre as incríveis viagens de outras pessoas, não demora muito até que o desejo de viajar comece a fervilhar”. Diz o PÙBLIOCO que é  assim que arranca o artigo em que a equipa da CNN Travel expõe os seus muito pessoais dez “destinos de sonho” para 2014. Entre Japão e Itália, o Quénia ou o Alasca, há espaço para destacar São Tomé e Príncipe, um país lusófono que é descrito como praticamente desconhecido dos turistas.  Para a CNN, São Tomé e Príncipe é um dos dez «destinos Dream destinations for 2014 - CNN.com

AS ILHAS DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE  – TALVEZ  DOS POUCOS PARAÍSOS TERRESTRES NÃO CONSPURCADOS PELA GLOBALIZAÇÃO MASSIFICADORA E DESTRUIDORA  - CONTINUAM A NÃO FAZER PARTE DOS GRANDES ROTEIROS TURÍSTICOS – Por um lado, é positivo.


Dizem os “entendidos” dos roteiros turísticos, que “Há ilhas para todos os gostos" e que o difícil é escolher qual delas visitar. – Por isso, há  quem divulgue uma seleção das 100 ilhas “para   atender aos mais exigentes “– Onde não faltam os já habituais postais com as belas  praias ensolaradas e muito requinte e luxo à mão dos que tem a carteira cheia.  Sim, nas ilhas tropicais dos mares do sul,  não faltam praias bonitas, o pior é que  não estão ao alcance do comum dos mortais – Antigamente, era para onde se refugiavam os   náufragos ou marinheiros abandonados pela desumanidade e prepotência de alguns capitães – Agora, só quem tem muito dinheiro ou se dedique  ao tráfico de droga – pois o narcotráfico estende os tentáculos por todo o  globo. E, se o motor se avariar, há sempre uma forma heróica para escapar: "sou náufrago!"

 A vida em São Tomé e Príncipe corre muito devagar – “móli-móli!  léve-léve! - Até porque há tantas horas de luz como da noite, há tempo de sobra para tudo. O sol nasce cedinho – Por exemplo, durante o mês de março, o nascer do sol oscilou  entre as 05.36 – 05.40 e o pôr entre as 17.45 – 17.48.  A quem desembarcar no aeroporto da cidade de São Tomé, depara-se-lhe como que um cenário de beleza e tranquilidade, fora deste mundo.

 Segundo a experiência que me ficou do carácter, pacifico e carinhoso do povo de  São Tomé e Príncipe, eu creio que as ilhas de São Tomé e Príncipe, ainda conservam muita da sua ancestral beleza - Constituindo como que  os últimos pequenos  Édens Terrestres.    Com as suas lindas praias, coroadas por esbeltos e verdejantes coqueiros, banhadas por águas azuis e transparentes, que brilham e rutilam, pejadas de  puros diamantes, sob o astro luminoso do sol equatorial!

 Sentado à popa  da pequena canoa, ao lado do filho do  dono da Pensão Henriques,   (onde andará agora ele?, já homem!...) piroga com a qual,  uns dias depois, partindo à meia-noite da Baía Ana Chaves, faria clandestinamente a ligação  entre as duas Ilhas - 140 Km - Que saudades!... Meu Deus!... Há quanto tempo!!....



ILHAS ABENÇOADAS POR DEUS E BONITAS POR NATUREZA

 Vanessa Rodrigues, em Alma Viajante, acerca de uma viagem que fez a estas ilhas, em finais de  Maio de 2011: 

"São dez da manhã e há frutas abençoadas de exotismo e cores pujantes. Stock, um desconhecido que depois nos acompanharia um pouco mais na viagem pela manhã no centro, diz que São Tomé é terra de gente que gosta de conversar. “Terra boa. Boa gente. Muita língua portuguesa para contar histórias”.



Devagar, devagar, com genuinidade e alheios a urbanidade: aqui não há filas de trânsito, não há caixas multibanco, internet lenta-lenta, não há restaurantes fora de horas. Não se pense, no entanto, que falta infraestrutura ao turista, pelo contrário. Estrangeiro é rei. É, pois aqui, terra humilde, a viver, ainda, com muito pouco, que o turismo é, pois, renda necessária, peso no produto interno bruto e importante para fazer cumprir um pedaço da promessa da terra. Mas, com a descoberta de jazidas, o petróleo abriu outra janela para o futuro. Se por um lado, o ouro negro é pedaço de esperança, por outro deixa medo de cobiça e desgoverno na pérola do Equador."

"Aqui não há violência, não há tensão. No mercado há câmaras na mão a pedir licença para fotografar, ou não.
E quando o sim vem, de sorriso solto, envaidecido, é sinal para o clique. Vêm, no entanto, recorrentes e rápidos sins na correria da criançada, com sede de fotografia, para nestes tempos modernos exigir a revelação no ecrã digital. Vêm a correr. Não há tempo para medir a luz. O pregão começou, no mercado municipal, por baixo dos toldos, além sol intenso e contraluz: “Tira foto! Tira Foto! Deixa ver! Deixa ver!” Excerto de  São Tomé | Viagem à ilha de São Tomé - Alma de Viajante


Com salários na ordem dos 40 euros mensais é que não é fácil a maioria dos santomenses conhecer outros mundos  - E mesmo para muitos que estão radicados   de Portugal e queiram matar saudades nas suas ilhas, que o diga o projeto (gorado) do "Regresso às Origens”: “sete dias de sonho” – promovido pela Associação das Mulheres de São Tomé, com apoio da STP Airways - Mas que apoio?

 Mén Non – Associação das Mulheres de São Tomé e Príncipe em Portugal, com apoio da STP Airways, decidiu promover “7 DIAS DE SONHO”, de 19 a 26 de Abril


Não se reuniu o mínimo de inscrições necessárias. Embora não se destinasse apenas a naturais de São Tomé e Príncipe,  residentes em Portugal, mas também a todos aqueles que se sentissem apaixonados ou rendidos à beleza destas ilhas., o objetivo era,  sobretudo, dar uma oportunidade àqueles que aqui vivem há muitos anos e estarão desejosos de ir matar saudades à  sua maravilhosa terra. 

– São numerosos  os santomenses que vieram aqui procurar outras condições de vida mas a verdade é que os tempos são de crise, nomeadamente para as menos endinheiradas,  é, com certeza, o grosso dos emigrantes.

Objectivo visa o regresso de são-tomenses, seus descendentes e amantes de São Tomé e Príncipe dispersos pelos vários países de mundoconhecer  S. Tomé e Príncipe  ou  a terra dos antepassados."

"Divulgar, promover e valorizar a nossa cultura, através de uma política estratégica de aproximação. - Criar uma relação de confiança na marca nos valores e serviço do turismo em S.Tomé e Príncipe e um contínuo investimento no país."

MENSAGEM DE AGRADECIMENTOS DE “A MÉN NON

Associação das Mulheres São-tomenses em Portugal, vem pela presente agradecer a todos quanto colaboraram na divulgação do projecto “ Regresso as Raízes” Dada a conjuntura económica e social que o país atravessa,  o projecto demonstrou-nos não ser oportuno. - Recebemos mais de 300 solicitações de carácter informativo, 15 inscrições provisórias e apenas 8 efectivas. 

Perguntas mais frequentes:Este projecto é gratuito? É para ir de vez?
Este projecto é para retorno voluntário dos emigrantes?

 Email que nos foi enviado por uma santomense, radicada em Portugal - "Muito obrigada pela divulgação mas infelizmente, eu neste momento nem esse preço posso pagar. Adoraria um dia conseguir participar neste regresso às origens."

 SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE  - PARAÍSO TROPICAL


"São Tomé e Príncipe é um verdadeiro paraíso tropical, com praias de areia branca e o azul-turquesa do mar que “convidam a umas férias inesquecíveis”, refere o Grupo Pestana, que tem no País, o “vibrante complexo do hotel Pestana São Tomé (5-estrelas)” onde se encontra a famosa discoteca Beach Club e o Casino São Tomé, que “contrastam com a tranquilidade inspiradora da piscina e jardins do Miramar by Pestana (4-estrelas), apenas a 800 metros de distância”, e o 4-estrelas Ilhéu das Rolas Resort, que se encontra num “paraíso natural" - Refere a promoção turística dos Pestana Hotéis & Resorts






O QUE SE DIZ DAS VIAGENS A SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

"Maria e o país das maravilhas: A primeira semana em S. Tomé e Príncipe"

"No primeiro fim-de-semana fomos explorar as praias mais perto. Ao sair da cidade, vê-se cada vez mais paisagens incríveis, mas também mais casas/barracas de madeira (algumas bem giras, mas bastantes muito pobres). Deixa de haver lojas e supermercados para haver quitandas, barracas abertas para a rua que vendem meia dúzia de produtos, com nomes tão sugestivos como Continente Minipreço. E se pelo caminho se passa por qualquer ribeiro, é certo que vai estar coberto de roupa a lavar, porque a água canalizada é algo que falta nestas casas. No primeiro fim de semana fomos à praia ao club santana, a sete ondas e à praia pomba. Nem acreditei quando entrei no mar de água quente (ai ai nunca mais na vida me vou habituar à água de Moledo) em pleno Fevereiro.


As principais aventuras da semana foram andar de táxi – aqui os táxis só partem quando têm 5 pessoas + motoristas, o que com calor e cheiros intensos não resulta muito bem!!! – e andar de hiace, uma espécie de táxi de 9 lugares, onde normalmente vão pelo menos 12 pessoas. Bom saber que cada viagem numa destas coisas custa 40 cêntimos! – Mais pormenores em:  Maria e o país das maravilhas: A primeira semana em STom



“ALMA VIAJANTE”  

"Vestida de verde opulento, bananeiras, mãe de cacau e café das roças, São Tomé é ilha fértil, paradisíaca, de generosa gente e tempo suspenso. Praias desertas, tropicalidade e savanas a tombar em mar; de um crioulo adocicado a agarrar linguajar português. Ainda respira contrastes, de terra social por cumprir, num lento caminhar de autonomia. Mas quem lá vai, atestamos, fica, assim, léve-léve! Excerto São Tomé | Viagem à ilha de São Tomé - Alma de Viajante

DESLUMBRADA

…”.por muito que vos digam que em São Tomé há malária, quando lá chegarem vão perceber que a probabilidade de encontrarem um mosquito desses é tão ínfima que não valerá a pena passarem a única semana de férias que têm (se for esse o caso) com todos os efeitos colaterais que esses comprimidos provocam. Durante as poucas vezes que estive com portugueses – e de férias – eu era a única que estava realmente a aproveitar o momento enquanto os outros estavam ou deprimidos ou paranoicos ou enjoados!

 (…) mais encantador de São Tomé é perceber que não existe miséria. É claro que há muita pobreza. É lógico que a população predominante vive com muito pouco dinheiro e tem acesso a quase nada do mundo capitalista. Mas, na minha concepção, miséria é fome. Em São Tomé nunca haverá fome. O mar é riquíssimo em fauna, oferece cada pescado que é de chorar por mais. As árvores abundam fruta da mais alta qualidade com uma variedade incrível. Até o vinho para alegrar as festas vem da palmeira. Extraordinário. Talvez ali fosse possível materializar a utopia de “muito amor e uma cabana”. Quem sabe? – excerto de  São Tomé sem Príncipe, a viagem. | - e homens curiosos

(atualização - 24-08-2014) “São Tomé e Princípe festeja o turismo nacional numa altura em que prepara a estratégia de desenvolvimento turístico para os próximos cinco anos. Apesar do arquipélago figurar entre os dez destinos turísticos mais atractivos do mundo, a sociedade são-tomense não tem conseguido tirar o devido proveito. São Tomé e Princípe comemora o Dia Nacional do Turismo

São Tomé e Príncipe acolheu mais de 18 mil turistas em 2014

2 comentários :

Clarinha e as pombas disse...

Muitissimo belo. Parece um paraíso.
Apetece ir e ficar por um período largo de tempo, pois por mais que percorrermos todos os recantos naturais e não só, cada vez mais nos dá vontade de não regressar mais ao destino de partida. Existe como uma magia, um feitiço,que não nos apecece regressar. Como eu gosteria de poder ir e viver por uns tempos e ou ficar.
Vivi neste país paradisiaco e morre de saudades pois não vou lá desde 1971.
As viagens nos tempos que correm impedem muita geente de não poder visitar este belo paraiso. Haveria tanto para dizer o que me vai na alma. Quem puder, não hesite. Clara da Silva Garcia Barros

canoasdomar disse...

Obrigado pelo seu amável comentário, do qual só agora me apercebi. Sim, as Ilhas de São Tomé e Príncipe, são verdadeiros paraísos e sua gente muito amável - As viagens é que não estou ao alcance de todos os bolsos, é pena que assim seja. Eu também choro de saudades desta linda terra. Tenho estado a juntar uns trocos para ver se ali posso voltar.
Um abraço amigo