expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Benfica vence Zenit -3-0 com passaporte para a Liga da Europa

Jorge Trabulo Marques - Foto-jornalismo - Com Footballdream



A equipa liderada por Bruno Lage  precisava de dois golos sem  sofrer nenhum  do adversário e o triunfo foi conseguido com golos de Cervi, Pizzi e um autogolo de Armoun  
O Benfica não logrou a passagem para os  oitavos de final da Liga dos Campeões Europeus mas, pelo menos, tem garantida a entrada na Liga Europa.  

Na conferência de imprensa, o treinador das águias, declarou que “fomos a melhor equipa” – E, de facto, o Benfica esteve à altura das suas grandes noites de glória: foi sempre a equipa com maior posse e domínio de bola  - Os golos, esses, tardavam: ao minuto 16, um remate de Pizzi, quase ia desfeiteando a baliza à guarda de Kerzhakov mas passou ao lado da trave.

 


Só  na segunda parte, e logo no segundo minuto inicial,  é que o Estádio da Luz pode vibrar com a equipa da casa ao marcar por intermédio de  Cervi, depois de um arranque fulgurante e a todo gás. 

O segundo golo vai surgir de penalti: ao minuto  56, Douglas Santos toca a bola com a mão,  recebe novo cartão amarelo e a consequente expulsão. com a imediata exibição do  cartão vermelho: Pizzi é quem vai converter a grande penalidade, sem hipóteses de defesa para o arqueiro russo.


O espanhol, Antonio Mateu Lahoz, foi árbitro nomeado pelo Comité de Arbitragem da UEFA para dirigir o Benfica- Zenit   da 6.ª jornada do Grupo G da Liga dos Campeões,  que conduziu sem problemas e  atenta prontidão o desafio.  Não levantou polémicas.

Aos 79 minutos, surge o  golo da tranquilidade: é o terceiro e agora apontado de cabeça na sua própria baliza, por  Douglas Santos,  traindo  Azmoun e selando a tão desejada vitória encarnada.



No lote das equipas portuguesas apuradas para a segunda prova da UEFA, a  vitória do Benfica para os 16 avos de final da Liga Europa,  vai juntar-se ao apuramento do  Sporting e do  Sporting de Braga. Nesta quinta-feira, vai decidir-se o acesso do  FC Porto que terá que vencer no dragão os holandeses do Feyenoord.

FC ZENIT É UMA EQUIPA DE SÃO PETERSBURGO COM PERGAMINHOS
"É campeão soviético, pentacampeão russo e vencedor da Copa da UEFA de 2007-08.
Tem a maior torcida da Rússia, conquistada após seu recente sucesso, espalhada por todo o país, e atualmente é considerada a equipe russa favorita no cenário europeu. Tem como arquirrival o Spartak, da capital Moscou. Seu estádio é o Krestovsky, situado na ilha homônima.
Em 2014 a equipe russa fez um acordo com a Century Fox e anunciou Bart Simpson como seu novo mascote. https://pt.wikipedia.org/wiki/FC_Zenit_S%C3%A3o_Petersburgo

Para memória futura - Ao lado do meu bom amigo Carlos Dias, um santomense de gema que  tem feito uma brilhante carreira no fotojornalismo – No final do jogo, ambos fizemos estas duas imagens para recordar – A noite foi mais quente nas bancadas de que junto ao relvado. Mesmo assim, não foi das mais frias, pois o Dezembro, ainda não trouxe as verdadeiras invernias, que, de resto, oficialmente, só deverão  começar a partir do  dia solsticial . de 22 ás 4 da tarde, data que marca o início do inverno em Portugal e em todo o hemisfério norte, e do verão no hemisfério sul.

É o dia mais curto do ano e, consequentemente,  a noite mais longa. A partir desta data, a duração do dia começa a crescer. Por isso, na antiguidade, o solstício de inverno simbolizava a vitória da luz sobre a escuridão.

Nenhum comentário :