expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 9 de julho de 2021

"O Meu País do Sul” - Livro de António Bondoso na UCCLA, nesta sexta-feira, em Lisboa

 Meus  Parabéns ao meu antigo camarada do Emissor Regional de STP-EN, e também da RDP  - Refere o Jornal Téla Nón, tratar-se de um conjunto de textos, escritos ao sabor do tempo e dos ventos, com uma pitada de reflexões várias sobre a realidade do país que viu crescer o autor, São Tomé e Príncipe. A História, a Cultura, as emoções, as viagens, o passado e o presente que serão desvendados na obra “O Meu País do Sul” da autoria de António Bondoso, que será apresentada no dia 9 de julho, às 18h30, no auditório da UCCLA.

A obra, com a chancela das Edições Esgotadas, será apresentada pelo escritor Abílio Bragança Neto. Na ocasião, haverá leitura de poemas pela voz de Regina Correia e, por se tratar de São Tomé e Príncipe, não poderá faltar a música de Tonecas Prazeres.

Sinopse:

Sem tabus e sem complexos, resolvida a minha forte ligação a São Tomé e Príncipe – as ilhas onde cresci e me fiz homem – “O Meu País do Sul” completa uma tetralogia, depois de «Escravos do Paraíso» (2005), «Seios Ilhéus» (2010) e «Em Agosto A Luz do Teu Rosto» (2014) que, em prosa e em poesia, transportam e oferecem emoções e imagens de um país estrategicamente abençoado no meio do Golfo da Guiné e praticamente no meio do mundo.

“O MEU PAÍS DO SUL” é um conjunto de textos, escritos ao sabor do tempo e dos ventos e que agora entendi partilhar [acrescidos de algumas ideias de outros «pensadores»], despidos de qualquer «complexo de colono» mas plenos de um autêntico sentimento de pertença, no sentido de refletir e de provocar reflexão sobre as realidades do país.

De registar o destaque dado a algumas grandes figuras das letras e das artes de São Tomé e Príncipe, nomeadamente Francisco José Tenreiro – no centenário do seu nascimento e nos 60 anos da publicação de “A Ilha de S. Tomé”. Valorizado igualmente o rio Água Grande, que divide a cidade capital e nos oferece a perspetiva das vivências das elites e dos «colonos de segunda» em cada uma das margens. No meio da História e das questões políticas que cercam o colonialismo, a descolonização e a conjuntura da independência, ressaltam a Cultura – do ensino/educação às Línguas, como sustentáculo da economia – e a Saúde. E depois, uma viagem contada ao pormenor à volta da ilha Grande e nesse mar que nos conduz, à margem do petróleo, às mais belas praias do mundo na ilha o Príncipehttps://www.telanon.info/cultura/2021/07/07/34692/lancamento-do-livro-o-meu-pais-do-sul-de-antonio-bondoso-na-uccla/

 

Nenhum comentário :