expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 31 de março de 2023

S. Tome e Príncipe - Empresários portugueses de Santo Tirso, Trofa, Póvoa do Varzim, Matosinhos, Maia, e Vila das Aves. interessados em cooperar e investir em várias áreas do país

 Jorge Trabulo Marques -Jornalista

Terras onde o verde harmoniza e domina a sua paisagem 

  De recordar que Santo Tirso, é uma cidade geminada com Santana, S. Tomé – Um grupo de empresários portugueses mostra-se interessado em cooperar com São Tomé e Príncipe no domínio das autarquias.  

O interesse dos empresários portugueses foi manifestado ao primeiro-ministro, Patrice Trovoada, no encontro desta quarta-feira, no Palácio do Governo, com delegações de vários municípios da zona metropolitana de Porto, cujo objetivo foi o reforço da cooperação e a identificação das áreas de negócios para investimentos.  

Refere a STP-Press, que “o porta-voz do grupo de empresários, Sérgio Humberto, revelou, a propósito, que o próprio primeiro-ministro são-tomense lhes disse que “gostaria de ver municípios portugueses engajados em São Tomé e Príncipe nas áreas das pescas, agricultura e turismo”.  

Sérgio Humberto respondeu que “da parte portuguesa existe disponibilidade em cooperar em diversas áreas, inclusive com o município de Água Grande, na planificação da estratégica municipal, e, no geral, na formação de quadros e em todas as áreas que São Tomé e Príncipe mostrar-se interessado”.  

No âmbito da visita a São Tomé e Príncipe, o grupo de empresários portugueses deslocou-se alguns distritos do país, para encontros com os autarcas locais, para identificação de projectos e áreas de negócios, destacando-se ao Distrito de Cantagalo, onde visitou o projecto de suinicultura e de caprinos, e também visitou algumas cooperativas agrícolas de exportação de cacau biológico, da pimenta e da baunilha.  

Integram o grupo representantes das autarquias de Santo Tirso, Trofa, Póvoa do Varzim, Matosinhos, Maia, e Vila das Aves.  


SANTO TIRSO E SÃO TOMÉ - CIDADES DE NOMES SANTOS - E COM PROTOCOLOS DE COOPERAÇÃO.:


O nome de Santo Tirso não é (ou pelo menos não devia ser) desconhecido para muitos habitantes da Ilha de S. Tomé  - As geminações têm um cunho social e não deviam  ser mera formalidade.  -     Santo Tirso,  está geminada com Santana (região de Cantagalo), Porto (com Neves), Guimarães (com Mé-Zochi, cidade da Trindade) e Seixal (com região de Lobata, cidade de Guadalupe) - 

De facto, há certos lugares que são como que inspiradores, que convidam a um certo relaxamento, interiorização e a uma certa serenidade ou espiritualidade. Não sou eu apenas que o digo, são todos os alunos que por ali passam, e, à medida que os anos mais nos distanciam dessa despedida, mais vincada se sente a empatia, a ternura herdada desse persistente  e indelével vínculo.


Deixei esta Escola Agrícola, em S. Tirso, aos 18 anos -  Sim, sou antigo aluno e foi, justamente, o curso que frequentei nesta Escola – o antigo curso Agente Rural – que me levaria a fazer um estágio nas Roças em S. Tomé – Mas não só, a viver as experiências de vida, únicas, as mais diversas, muitas das quais  na vastidão dos mares ou em escaladas, ditas impossíveis.  

– A  Escola Profissional, Conde S. Bento, situada ao lado da emblemática Igreja Matriz,  com edifícios e terrenos que se estendem por duas quintas, que, noutro tempo, faziam parte de um convento beneditino,  para quem a frequente ou a simplesmente a visite, seja em tempo normal de aulas, nas férias ou nas suas festas, deixa sempre emoções muito calorosas, sempre algo para recordar.


Nenhum comentário :