expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 31 de julho de 2023

Guiné Equatorial na Jornada Mundial da Juventude 2023 em Portugal – Com uma delegação de mais de 60 membros da Conferência Episcopal do país da CPLP, que, nos dias 24 a 25 de Julho, acolheu a Presidência rotativa e bienal da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, na qual participou a delegação, ida de Lisboa, chefiada pelo Vice-Presidente da Assembleia Parlamentar da República Portuguesa, Dr. Adão Silva

Jorge Trabulo Marques - Jornalista 


 

A população da Guiné Equatorial é maioritariamente  católica  - 88,8% da população intitula-se católica e 4,6% têm religiões tribais. A organização pastoral  faz-se por meio de 72 paróquias, 845 centros de atendimento pastoral nas cinco dioceses do país. Já o islamismo representa apenas 0,5% da população, enquanto que os ateus representam 5,9% da população.

As cinco dioceses da Conferência Episcopal da Guiné Equatorial estarão representadas com uma delegação de mais de 60 membros, incluindo dez jovens, um padre e uma freira por cada diocese. D. Miguel Ángel Nguema, bispo de Ebibeyín e presidente da Comissão de Pastoral Juvenil da Conferência Episcopal, chefiará a delegação da Guiné Equatorial à JMJ. Num diálogo com ele, explicou os critérios de selecção dos participantes: "De acordo com o seu empenhamento nas paróquias e nos grupos de jovens e que, obviamente, tenham um passaporte válido".

A este grupo poderiam ainda juntar-se alguns jovens das delegações de algumas organizações internacionais da Igreja com presença na Guiné Equatorial, como os Claretianos e os Salesianos, que também poderiam ir em peregrinação a Portugal com os seus próprios grupos de jovens.    https://www.embarege.com/1411871_a-igreja-catolica-da-guine-equatorial-mobiliza-mais-de-50-jovens-para-participarem-na-jornada-mundial-da-juventude-2023-em-portugal

Audiência concedida pelo Presidente da República ao Vice-Presidente da Assembleia Parlamentar da República Portuguesa

- O Presidente da República, S. Exª Obiang Nguema Mbasogo, concedeu no dia 26 de Julho uma audiência à delegação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, chefiada pelo Vice-Presidente da Assembleia Parlamentar da República Portuguesa, Dr. Adão Silva.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa espera que a presidência bienal da Guiné Equatorial da Assembleia Parlamentar da instituição torne esta organização mais forte em termos de ligações entre países, e desempenhe um papel importante e crucial para o desenvolvimento económico, os direitos humanos, a paz e a democracia.

A afirmação foi feita por Adão Silva ao Presidente da República, Chefe de Estado e de Governo, Sua Excelência Obiang Nguema Mbasogo, numa audiência na capital provincial de Wele-Nzas, Mongomo. https://www.embarege.com/1415343_audiencia-concedida-pelo-presidente-da-republica-ao-vice-presidente-da-assembleia-parlamentar-da-republica-portuguesa

Visita do Ministro da Cultura, Turismo e Promoção Artesanal da Guiné Equatorial a Portugal

De recordar, que, o Município de Freixo de Espada à Cinta, local de nascimento do escritor e poeta panfletário português Guerra Junqueiro, cuja poesia ajudou a criar o ambiente revolucionário que conduziu à implantação da República em Portugal, acolheu no passado dia 7 de Julho de 2023, a Cerimónia de Entrega do Prémio Literário Guerra Junqueiro em Lusofonia 2020-2021.

A escritora equatoguineense Angela Maria Nzambi Bakale foi uma das vencedoras deste Prémio, devido aos seus importantes escritos literários. Sendo um evento cultural, que reforça ainda mais a integração da Guiné Equatorial nas actividades do bloco lusófono, a galardoada equatoguineense foi acompanhada pelo Ministro da Cultura, Turismo e Promoção Artesanal, S. Ex.ª Prudencio Botey Sobole, e pelo Embaixador da Guiné Equatorial em Portugal e junto da CPLP, S. Ex.ª Tito Mba Ada.

Na ocasião, tiveram lugar visitas de campo, em que o Ministro convidou os operadores turísticos portugueses a estabelecerem-se na Guiné Equatorial, para explorar este sector que está a receber uma grande importância na agenda de projectos de desenvolvimento delineados pelo governo do país.

Na presença do Embaixador Tito Mba Ada, que serve de elo de ligação para o desenvolvimento destes encontros de contacto, bem como da Presidente da Confederação Empresarial da CPLP (CE_CPLP), Nelma Fernandes, os responsáveis de uma cadeia hoteleira com mais de 10 anos de experiência no sector do turismo conduziram a delegação equatoguineense pelos vários compartimentos deste novo equipamento turístico, que acolhe milhares e milhares de turistas todos os anos. https://www.embarege.com/1415343_audiencia-concedida-pelo-presidente-da-republica-ao-vice-presidente-da-assembleia-parlamentar-da-republica-portuguesa

 

Nenhum comentário :