expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 2 de agosto de 2024

CANTOR ANTOINE - Meu encontro, em S. Tomé, em 1975, com o famoso cantor francês - Um dos mais populares cantores franceses da década, sessenta e setenta – A quem confidenciei, dias antes, a minha travessia clandestina de canoa para a Nigéria, tendo-me oferecido uma carta marítima do Golfo da Guiné . Na sua passagem por esta ilha na volta ao mundo no seu veleiro

                                                             

Jorge Trabulo Marques

COMO SUCEDEU A TRAVESSIA DE S. TOMÉ - NIGÉRIA

Desde algum tempo que andava a projetá-la mas tive que antecipar para escapar ás agressões de que estava sendo alvo por parte de alguns colonos por divulgar e apoiar o movimento pró-independência de STP, na revista angolana Semana Ilustrada

A minha experiência dos 3 dias ao Príncipe (embora atribulada mas coroada de sucesso) ainda era pouco demonstrativa para a teoria que eu pretendia comprovar. Admirou-se por eu partir só com uma bússola. Respondi-lhe que, só assim, sem outros meios sofisticados, poderia defender a possibilidade das ilhas terem sido alcançadas por naturais da costa africana

Ele tinha o veleiro atracado junto à ponte do cais da alfândega. Ofereceu-me a carta marítima (do Golfo da Guiné) a que tem nas mãos, que se vê na imagem.

Confessei-lhe que tencionava navegar numa canoa de S. Tomé à Nigéria, tendo aproveitado para lhe pedir uma carta marítima da região. De pouco ou nada me haveria de valer, visto apenas dispor de uma simples bússola. Em todo o caso, nem por isso deixei de pegar nela e de abrir por várias vezes.

Obrigado amigo pela oferta da carta marítima do Golfo da Guiné – Foi a primeira pessoa a saber que tencionava fazer a travessia de canoa S. Tomé à Nigéria – Foram 13 dias numa frágil piroga -Tendo partido pela calada da noite da praia Gamboa, em 15 de Fevereiro de 1975, numa noite de um grande temporal

Repatriado para Lisboa, ao fim de 17 dias de detenção para averiguações, por ter sido tomado como agitador, regressaria a São Tomé, dias depois da independência, com o objetivo de concluir a escalada do Pico Cão Grande e tentar a travessia de Ano Bom para o Brasil, que acabaria numa penosa deriva de 38 dias até aportar na antiga Ilha de Fernando Pó, atual Bioko, onde seria tomado por espião e enviado para a cadeia dos condenados à morte - Graças a Deus estou vivo, o devo ao então comandante Obiang, atual Presidente, que depois me soltou, contrariando as ordens de seu tio

Antoine, que participou do III Festival Internacional da Canção ocorrido em 1968 no Maracanãzinho ou Ginásio GILBERTO CARDOSO, batizado em homenagem a um dos grandes presidentes.
Antoine havia feito uma versão da música LA VIE EST MOCHE, a gravou com o nome LE MATCH DE FOOTBALL e para o festival passou a letra para o português.

É recordado que " foi o bastante para que tivesse a torcida rubro-negra a seu lado e sua apresentação no Maracanãzinho foi acalorada e com muitas bandeiras rubro-negras tremulando

Em Outubro de 1974, decidiu navegar no Om , uma escuna de aço de 14 m construída no estaleiro Meta em Tarare (Rhône) . tendo percorrido 40.000 milhas sobre o Atlântico, o Pacífico, o Oceano Índico e o Mediterrâneo, até 1980.

Depois, de 1981 a 1989, navegou no Atlântico e no Pacífico a bordo do Voyage , uma chalupa Strongall de alumínio de 10,05 m de bote integral, também construída no estaleiro Prometa, em Tarare

Desde 1989 navega a bordo do Banana Split , um catamarã de alumínio de 12,50 m de comprimento, construído por Prometa que se radicou em Saint-Raphaël (Var) . Depois de uma nova viagem ao redor do mundo via Panamá e o Cabo da Boa Esperança e novamente o Panamá, ele trouxe Banana Split de volta ao Oceano Pacífico, onde continuou a navegar entre a Polinésia Francesa, Austrália e Nova Zelândia

Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar."... Antoine, ambos somos amigos do mar, ambos somos tocados pela mesma paixão. Eu tive a felicidade de ter vivido 12 anos numa das mais belas ilhas do mundo, em S. Tomé, onde aprendi a arte de navegar nas frágeis pirogas dos pescadores, meus primeiros mestres, precisamente na ilha onde te encontrei à beira do teu veleiro, junto ao qual me ofereceste uma carta marítima e me destes as tuas opiniões sobre as correntes no Golfo da Guiné, palco de várias das minhas aventuras.




Tu dizes que tiveste “a sorte de ser um viajante e quase nunca ter parado de viajar desde então. J'ai eu la chance d'être un voyageur et je n'ai presque jamais cessé de voyager depuis.

Nasci em um lugar muito exótico , em Tamatave, Madagascar, onde meu pai trabalhava em Obras Públicas da então chamada França Ultramarina ... não me peça lembranças de Madagascar, eu saí aos 2 ou 3 anos e não me lembro de nada ... Em 1946, minha família se mudou para Saint Pierre e Miquelon por duas estadias de quase 3 anos. Se, para lá, eu cruzar o Atlântico quatro vezes em transatlânticos, e se eu navegar modelos de veleiros nas mesmas lagoas onde patinamos no inverno , a chamada do Mar não me afeta. ainda não conseguiu!

O cantor francês tem um patrimônio líquido estimado em $215 milhões. Ele deve a sua fortuna a investimentos inteligentes em ações, propriedades imobiliárias substanciais, acordos lucrativos de patrocínio com os cosméticos CoverGirl. Antoine também é proprietário de vários restaurantes (a rede “Antoine Gordão”) em Paris, um time de futebol (os “Anjos de Tamatave”); lançou sua própria marca de vodca (“Pure Wonderantoine - França”), e está entrando no mercado jovem com um perfume líder em vendas (“De Antoine com Amor”) e uma marca de roupas chamada “Sedução by Antoine

Nenhum comentário :