expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

PINTURA ANTIGA TRADICIONAL CHINESA EM PAPEL DE ARROZ – Uma das maravilhas da secular arte da China


Jorge Trabulo Marques - Jornalista e investigador 

Antigas pinturas chinesas, com  carimbo e assinatura -  Pendões, 34X83, comprados, há 40 anos mas a sua antiguidade é, porventura,  de de séculos – Depois de terem passado por França - conforme se pode ler por detrás de uma destas belíssimas imagens -  acabaram por ser vendidas em Portugal – Eram quatro pendões, um foi oferecido, outro deteriorou-se com a humidade, restam estas duas preciosidades

Referem estudos, que, “”nos primeiros tempos imperiais, a caligrafia e a pintura na China eram as artes mais apreciadas nos círculos da corte e eram produzidas quase exclusivamente por amadores, geralmente aristocratas e funcionários eruditos, que tinham o tempo livre necessário para aperfeiçoar a técnica e a sensibilidade necessárias para um grande trabalho com pincel. . 

A caligrafia era considerada a forma mais elevada e pura de pintura. Durante a Dinastia Jin, as pessoas começaram a apreciar a pintura por sua própria beleza e a escrever sobre arte. A partir dessa época, artistas individuais, como Gu Kaizhi, começaram a surgir. Mesmo quando esses artistas ilustraram temas morais confucionistas - como o comportamento adequado de uma esposa para com o marido ou dos filhos para com os pais - eles tentaram tornar as figuras graciosas.

“ A China produziu algumas das mais belas pinturas de paisagens do período das Cinco Dinastias (907 a 960 dC) até o período Song do Norte (960 a 1127 dC). Este período também é conhecido como a "grande idade das paisagens chinesas".

Pinturas chinesas em papel de arroz fazem sucesso em feira de livros de Cuba  Fizeram grande sucesso, há dois anos em Cuba – Era então noticiado que, “O pavilhão chinês é um dos mais visitados pelos cubanos e estrangeiros, que esperam aprender mais sobre a rica cultura da China.

Para satisfazer sua curiosidade, a China trouxe cerca de 3.000 textos acadêmicos e literários em espanhol, inglês e mandarim, bem como outras expressões da cultura chinesa para a feira.

Entre as atrações, um grande rolo de papel fino com lindas reproduções de pinturas chinesas tradicionais está fazendo o maior sucesso. O rolo contém cerca de 22 cenas diferentes e rapidamente se esgotou nos primeiros dias da feira, enquanto os visitantes fizeram fila para adquirir sua lembrança da China. http://portuguese.xinhuanet.com/2018-02/07/c_136955290.htm

Coleção de pintura de Qi Baishi é leiloada por US$ 140 milhões 

Há 3 anos “Uma coleção de 12 pinturas de paisagem do famoso artista chinês Qi Baishi (1864-1957) foi leiloada em um preço recorde de 931,5 milhões de yuans (US$ 140 milhões) no domingo à noite na casa de leilões Poly da China em Beiijing.

A coleção "Doze Paisagens" começou com 450 milhões de yuans e recebeu mais de 60 licitações em 20 minutos. Ela foi vendida finalmente por 810 milhões de yuans, com o preço de transação total chegando a 931,5 milhões com uma comissão de 15%, tornando-se a peça artística chinesa mais cara leiloada.

A obra, que descreve o delicado panorama chinês, foi criada em 1925. Cada uma das 12 pinturas tem 1,8 metro de cumprimento e 47 centímetros de largura. http://portuguese.people.com.cn/n3/2017/1218/c309806-9305697.html


Nenhum comentário :