expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 12 de maio de 2022

Aniversário do Embaixador Brasileiro, Aberto Vasconcelos da Costa e Silva – 12-05-1931 - Completa hoje 91 anos

 JORGE TRABULO MARQUES - EM MEMÓRIAS DE UM REPÓRTER DA EXTINTA RÁDIO COMERCIAL-RDP -  

 - 
Entrevista ao Embaixador Brasileiro, Alberto da Costa e Silva, que me concedeu, em 1990,   na Embaixada do Brasil, em Lisboa, para a Rádio Comercial-RDP, que hoje aqui recordo, com muito gosto, embora nalguns minutos finais, a cassete, dada a sua antiguidade,  denote alguns sinais de sobreposições anteriores, sim,   em mais uma das várias centenas de registos sonoros, com várias figuras públicas  portuguesas e dos PALOP, além de muitas outras a pessoas anónimas, bem como  entrevistas a presidiários,  assim como inumeros apontamentos de rua

 “Alberto da Costa e Silva nasceu em São Paulo no dia 12 de maio de 1931,  além da sua carreira diplomática de 38 anos e da sua vasta obra literária, representou o Brasil em numerosas reuniões internacionais, tendo sido delegado do Brasil na reunião da Comissão Económica das Nações Unidas para a África, em Adis Abeba, em 1961; representante pessoal do Ministro das Relações Exteriores nos encontros ministeriais, realizados em São Domingos, em 1984, pela Organização dos Estados Americanos, para a preparação das comemorações do V Centenário do Descobrimento da América; e representante pessoal do Ministro das Relações Exteriores na Reunião dos Ministros das Relações Exteriores do Mecanismo Permanente de Consulta e Concertação Política (Grupo do Rio), em 1991”. 
 Alberto Costa e Silva – "Não é fácil conciliar a vocação de poeta a nada!.. Acho que o mais difícil que há é a gente ser poeta!.. Qualquer poeta precisa de ócio! E, a vida profissional, o mundo contemporâneo, pouco ócio nos dão! Por isso é que eu tenho uma admiração, muito grande pelos poetas que conseguem escrever decentemente - Declarou-me, entre outras confissões, numa honrosa e amável entrevista, que me concedeu, em 1990, no seu gabinete da Embaixada do Brasil, em Lisboa,  no termo da sua missão, em Portugal, antes de partir para a Bogotá, Colômbia - 

Questionado sobre se não receava ir para um pais de conflitos, onde há problemas com os narcotraficantes, começou por me declarar ter tido “uma grande alegria! Uma grande felicidade de passar estes quatro anos e meio em Portugal! Está terminando  este período: um embaixador brasileiro, só pode ficar, por li, cinco anos num determinado pais. De uma maneira geral, até ficam menos tempo, três quatro anos: Eu tive a felicidade de ficar quatro anos e meio.

Eu estou indo para a Colômbia! E não é   isso o que Sr. está dizendo: a  Colômbia é um pais belíssimo! É uma das paisagens mais belas do mundo! A sua capital de Bogotá, sempre foi considerada, desde o século XIX,  a capital mais culta do continente americano! É a cidade com mais livrarias, depois de Londres! É uma cidade com extraordinárias tradições culturais! A Bogotá é considerado Atenas das Américas!
É um país extremamente culto com uma tradição artísticas, literária e filosófica extremamente importante! É um país muito rico! É um país que tem 80 relações com o Brasil! Relações que nós temos procurado, nos últimos anos, ampliar, acrescentar!  É um pais que faz fronteira com o Brasil, com o qual nós temos um importantíssimo programa  densamente fronteiriço !Um país muito importante para o Brasil e, quero querer, também para o continente americano
Referindo-se depois às relações do Brasil com Portugal, disse que as relações entre os dois países cresceram muito! Basta dizer que, nos últimos anos, o Brasil, se tornou um grande investidor em Portugal: o ano passado, nós fomos o 4º país investidor em Portugal! É possível que, no decorrer deste ano, alcancemos o terceiro lugar: nós estamos consolidando uma posição económica importante e Portugal também no Brasil!
Os investimentos em Portugal, que, tradicionalmente já eram altos, já eram importantes,  têm também crescidos! E também o crescimento do comércio! Embora o nosso comércio ainda seja modesto para a intensidade das nossa relações, na realidade, o ano passado experimentou um crescimento de quase 100%! O que é um crescimento muito considerável!

Nenhum comentário :