expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 5 de junho de 2022

Aniversário do Presidente da Guiné Equatorial, Chefe de Estado e de Governo Completou 80 anos, neste domingo, 5 de junho de 2022 - Meu preito de gratidão ao Presidente Obiang Nguema Mbasogo, ao homem que me salvou do corredor da morte, em Dezembro de 1975 -


Jorge Trabulo Marques - Jornalista  - Antigo navegador solitário em várias travessias de pirogas de S. Tomé, no Golfo da Guiné: de S. Tomé ao Príncipe, 3 dias; de S. Tomé à Nigéria 13. E, por último, de Ano Bom a Bioko, 38 longos e tormentosos dias  - A canoa foi carregada num pesqueiro, em S. Tomé, para ser largada a sul de Ano Bom, na corrente equatorial em direção ao Brasil .  Em vez disso, o comandante propôs-me ficar a bordo e deitar a canoa borda fora.  Recusei a proposta e optei por regressar - Um violento tonado à noite, deixou-me sem a maior parte dos mantimentos e do remo principal  - Era o principio de um enorme pesadelo  -     Tendo, por fim,  aportado numa pequena baía de Bioko, em finais de 1975 - Dado como espião, fui conduzido à prisão das execuções, salvo pelo então comandante Obiang, atual Presidente da Guiné Equatorial – Salvo, in extremis, quando já caminhava algemado em direção à forca, graças ao humanismo do então jovem comandante Obiang


O Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo completou neste domingo,  80 anos – Nasceu em Acoacán, Wele-Nzas, Rio Muni, em 5 de junho de 1942)  – Tendo assumido a presidência do seu pais, desde 1979, na sequência do chamado Golpe da Liberdade de 3 de Agosto  de 1979, que depôs o seu tio Francisco Macías Nguema - E que viria a receber o aplauso e o apoio de vários países e organizaões intenacionais, por ter derrubado o reinado de terror e despotismo de  Francisco Macias Nguema, então classificado com a infeliz alcunha de Auschwitz.

Durante os 11 anos que esteve no poder, estima-se que até 80 000 pessoas tenham sido mortas (de uma população de 400 000 na época) por seu regime. "Durante o chamado "reinado do terror", o ditador macias Francisco Macías Nguema liderou quase um genocídio  


Uma vez mais, o meu caloroso Bem-Haja ao
  Sr. Presidente Teodoro Obiang Nguema Mbasogo!  Ao então jovem comandante! Por me ter salvo do cárcere! Por me ter libertado do penoso cativeiro em que me encontrava e me devolvido à liberdade.  Creia que jamais esquecerei o momento em que, ainda de pé e de mãos algemadas, após  me 
ter questionado com  várias perguntas, ordenou  ao Sr. Comissário para mas  tirar e me mandou sentar numa cadeira à frente da sua secretária, onde, até chegou a exprimir uma sonora gargalhada, quando lhe falei que tinha sido atacado por tubarões e que  me havia defendido deles com uma catana. Pois, creia, não sei se lembrará - pois lá vão muitos anos -,  também eu, às tantas,  não resisti a deixar de partilhar o meu sorriso com o da sua curiosidade por ter começado a compreender que, depois de ter sobrevindo  à fúria do mar e  ter resistido aos ataques dos tubarões, parecia que uma luz de esperança ia retomar a minha fé, de que, após ter sido poupado, com a graça de Deus, a tantos e tão intermináveis  tormentos, não ia ser morto por mãos humanas, depois de tantas e tão perigosas ameaças.





Bem-Haja, também, Sr Embaixador  Tito Mba Ada, pela oportunidade que me concedeu de voltar a um país, bem diferente 


Jorge Marques  com o Embaixador Tito Mba Ada
daquele que eu conheci há 47 anos, oprimido pelo despotismo e pelo terror extremamente pobre - Sendo agora a Nação mais próspera, maravilhosa e tranquila, entre as nações do grande continente africano - Andei por onde quis, sozinho ou acompanhado; ninguém me molestou, só encontrei sorrisos e gestos de amabilidade e simpatia - Dias inesquecíveis que vão perdurar para o resto da minha vida - Sim, o sonho foi além da imaginação - Agora já Deus me pode levar quando quiser



Recordando, também,  o que  então pensei - Obrigado minha canoa!.. Sou um retrato desfigurado de mim mesmo mas não me sinto derrotado. Ainda não me levaste a terra mas antevejo esse momento de suprema felicidade... Sinto um encantamento inexprimível, inefável!... Porém, começa a sentir-se muito calor.....Mas, por agora, estou bem.....Dá-me a impressão que até   já  me sararam as feridas e me passaram  as dores do meu corpo. Estou mais tranquilo. Vejo que tenho aqui a terra, relativamente próxima. ...Oh, meu pobre coração!.. Tão maltratado tens sido!.... Depois de tanta angústia e de tanta incerteza,  como esta visão te descomprimi e tranquiliza um pouco mais!... 


 Diário de Bordo 2 Esta amanhã, a moral pode considerar-se elevadíssima! Comi a ave que ontem apanhei... Cozia-a com um toco de uma vela de cera que ainda aí tinha... E apanhei mais um peixito...Tenho aqui a costa de África já muito próxima... e montanhosa para meu espanto....

https://canoasdomar.blogspot.com/2019/11/perdido-no-golfo-da-guine-33-dia.html

Aproximação à Ilha de Bioko Nov 1975
S. Tomé - Outubro 1975
 Após 38 dias  e noites à deriva, de  inarráveis perigos e incertezas, finalmente pude acostar a bordo da minha frágil canoa, algures no recanto de uma nesga de um discreta praia de areia negra, sobre a qual se erguia uma alta montanha coberta de vegetação equatorial

A partir daquioutra aventura desconhecida ia ter pela frente e não menos arriscada: uma caminhada desgastante por  espessa floresta acima. - Depois, disso, os calabouços de uma esquadra e a cela de uma sinistra prisão.


OBIANG SALVOU-ME DA EXECUÇÃO – Justamente, no dia em que já caminhava para a forca, ouve-se a inesperada campainha do telefone do Comissário desta prisão – Era o então comandante, Obiang, a solicitar a minha presença no seu gabinete para me comunicar a decisão do seu tio – Tendo, ainda, num dos meus bolsos, a mensagem do MLSTP, que pretendia ler quando concluísse a travessia, que pretendia realizar de S. Tomé ao Brasil, pedi que me retirassem as algemas e lha mostrasse. Mandou-me então sentar à frente da sua secretária e que lhe contasse o que se havia passado comigo – Acreditou-me nas minhas palavras e mandou-me conduzir a um hotel

Voltei lá, em Junho de 2017, para lhe manifestar a minha gratidão pela coragem e humanismo do seu gesto, ao contrariar decisão soberana do então todo poderoso Francisco Macias.

Estive em Malabo e em Bata, participei na abertura do 6º congresso do Partido Democrático da Guiné Equatorial, e, no encerramento, assisti, filmei e fotografei a conferência dada pelo Presidente Obiang às várias cadeias de televisão.

Andei à vontade e tranquilamente por onde quis: vi um pais, completamente diferente daquele que observei em 1975, onde as barracas deram origem a bairros sociais, usei a Internet, sem restrições, editando postagens neste site - Não fui, como jornalista mas como convidado especial - Privei e convivi com diplomatas, altas figuras do Estado, tendo tido mesma a assistência médica do próprio médico pessoal do Presidente, devido a um desarranjo intestinal, que me vinha preocupando, desde há dois anos, e convivi com o administrador do seu palácio e um dos seus familiares; fui recebido pelo Secretário-Geral do PDGE - Com Obiang ficou prá agendar. pois ele lembra-se de mim e manifestou também desejo em receber-me falámos e sorrimos com gente simples e anónim

PRESIDENTE OBIANG VIVAMENTE SAUDADO E FELICITADO 



O aniversário mereceu felicitações dos vários embaixadores e representantes diplomáticos, acreditados em Malabo - .Nomeadamente da  França, Alemanha, China,  Suiça, Tunísia, Congo Brazaville, Cuba, entre outras . 

Refere  fonte oficial, que, na comemoração do seu 80º aniversário, o Chefe de Estado recebeu felicitações de todas as camadas sociopolíticas, religiosas e militares. Por ser uma data incluída no calendário oficial do Estado, H. E. Obiang Nguema Mbasogo, sempre acompanhado pela esposa, ofereceu um banquete no Palácio do Povo de Malabo


Membros do Governo, do corpo diplomático e representantes de organismos internacionais acreditados em Malabo, do gabinete nacional do PDGE e outras formações do espectro político nacional têm usufruído não só da mesa, mas também das manifestações culturais de artistas nacionais e internacionais.


Evaristo Carvalho, nasceu em 22-11 42 - Faleceu 29-05-22 

Congratulo-me pela comemoração do seu 80º aniversário, do homem que me salvou de ser enforcado, em 1975,  contrariando as ordens de seu Tio, o então Presidente Francisco Macias  - Os meus  parabéns e votos das  melhores prosperidades para o povo do  seu belo país, cujos destinos tem conduzido, com total entrega e saber, pese toda a campanha que lhe tem sido movida pelos defensores da  tão má memória primavera árabe.

Acusam-no de intimidar e prender ativistas da oposição e os defensores dos direitos humanos de forma arbitrária - Mas, no fundo, o que se pretende, não é democratizar mas impor o liberalismo selvagem, colocar no poder marionetas, que facilitem o caos e o saque. tal como sucedeu onde quiseram impõr  

Basta recordar quem liderou a tentativa do fracassado golpe em 2004 - O filho da ex-primeiro- ministro Margaret Thatcher, Sir Mark Thatcher, que viria a declrarar-se  culpado perante um tribunal sul-africano de inadvertidamente ter ajudado a financiar uma tentativa falhada de golpe de Estado na Guiné Equatorial.


VISITA OFICIAL DO PRESIDENTE MOÇAMBICANO -   Refere a página oficial do Governo da Guiné Equatorial, que o Presidente Obiang manifestou ao seu homólogo a sua satisfação pela concretização desta visita que se realiza na sequência do convite que fez ao presidente moçambicano em 2017, assegu
rando que é tempo de reforçar a cooperação Sul-Sul numa altura em que África está a ser abalada pelo terrorismo e pela crise alimentar. Falou também da necessidade de trabalhar arduamente na formação dos recursos humanos.

Ao lado do Presidente de Moçambique 

Em correspondência, o presidente moçambicano aproveitou para antecipar o agradecimento a Sua Excelência Obiang Nguema Mbasogo pelo apoio manifestado à reivindicação de Moçambique ao cargo de membro não permanente do Conselho de Segurança, agradecendo ao líder da Guiné Equatorial a sua hospitalidade o objecto da vossa delegação durante a sua estadia em Malabo.


Nenhum comentário :