expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Guiné Equatorial comemora hoje, o 43º Aniversário do Golpe da Liberdade, em ambiente de paz e de festa – Obrigado Presidente Obiang por me ter salvado a vida do despotismo de Francisco Macias, há 47 anos, 4 anos antes de ser Chefe de Estado e de ter libertado o seu país do regime de terror de um dos ditadores mais brutais da história


Jorge TrabuloMarques - Jornalista

A efeméride foi assinalada, com um missa solene, na Basílica da Catedral da Imaculada Conceição, presidida pelo Arcebispo Juan Nsue Edjang Maye, Arcebispo de Malabo, com a presença do Presidente Obiang Nguema Mbasogo, acompanhado pela sua esposa, vice-presidente, senadores, membros do parlamento, do corpo diplomático e chefes de organizações internacionais, entre outras individualidades

A data de 3 de Agosto representa na história da Guiné Equatorial um novo período, um despertar de consciência e de responsabilidades nacionais e uma urgência na organização dos assuntos públicos, disse D. Juan Domingo Beka Esono durante a sua homilia.

Lisboa . Julho 2022

Associo-me e congratulo-me, com muito gosto, às várias felicitações dirigidas ao Presidente Obiang Nguema Mbasogo, pela celebração desta tão importante e símbólica  efeméride,  com os meus votos de que Deus o proteja e que nunca lhe falte a saúde para continuar a liderar os  destinos do seu país, em prol do seu progresso e bem-estar das suas populações. 

Bem-haja por me ter dado a honrosa e gratificante oportunidade de lhe agradecer pessoalmente a nobreza e o humanismo do seu gesto, na receção que me concedeu, em Lisboa, durante a sua estadia na participação da conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos

Lisboa - Julho 2022
Estive em Malabo e em Bata, em Julho de 2017, no Congresso VI Congresso do Partido Democrático da Guiné Equatorial, para lhe testemunhar publicamente a minha gratidão, mas, agora, pude fazê-lo com um caloroso aperto de mãos

Embaixador Tito Mba Ada
Obrigado, uma vez mais, também à cortesia do diplomataTito Mba Ada,  Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Guiné Equatorial em Portugal, por ocasião da celebração do 40º Aniversário do Golpe da Liberdade, a quem fico a dever a cortesia deste encontro e da viagem ao seu maravilhoso país, em 2017


Sim, de modo algum  posso esquecer o gesto magnânimo e humanista, do então jovem Tenente-Coronel, que, quatro anos antes libertar o seu país do despotismo de seu tio, Francisco Macias, me mandou libertar da cadeia e do caminho para a execução, por alegada suspeição de espionagem, quando ali aportei numa frágil piroga, após 38 dias de tormentoso calvário

A Guiné Equatorial, foi liderada por Francisco Macías Nguema, de 1968 a 1979, que ficou conhecido por ter elogiado publicamente a figura de Adolf Hitler. - O número de mortos sob a ditadura de Macías, estima-se entre 50.000 e 80.000, ou, dito de outro modo, entre 1/6 e 1/4 de uma população de umas 300.000 pessoas - A 3 de agosto de 1979, seu sobrinho Teodoro Obiang Nguema Mbasogo organizou, com a ajuda de parte do exército, um golpe de estado que derrubou

Após ter acostado num recanto de uma pequena praia de Bococo, encaminhei-me por trilho da floresta, amparado a um tosco pau, indo dar a uma finca de cacau, onde fui bem acolhido – Mas depois as autoridades, ao terem conhecimento, levaram-me para a esquadra de Bococo, onde me enfiaram num horrível calabouço subterrâneo, juntamente com dois casais de trabalhadores nigerianos e as suas crianças


Graças a Deus estou vivo e o devo ao humanismo e à compreensão do então Comandante Obiang, atual Presidente, que, no dia em que ia ser executado, me chamou ao seu gabinete, quando, pouco depois de sair acorrentado da minha estreita e nauseabunda cela, um inesperado telefonema, soando no corredor, ordenou ao Comissário da cadeia, que seguia a liderar a minha execução com dois guardas, fosse levado à sua presença.

Quando a rebelião do Golpe da Liberdade começou, na madrugada de 3 de Agosto de 1979, com a ocupação de pontos estratégicos em Bata, houve alguns confrontos armados. Malabo, por outro lado, estava calma.

A poeta portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen escreveu, a propósito do golpe de 25 de Abril de 1974, em Portugal:
“Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo”
Pode-se dizer que, nessa madrugada há 42 anos, a Guiné Equatorial também emergiu, finalmente, da noite e do silêncio.



Guiné Equatorial - 42 anos depois - 1 - País onde me senti tranquilo e feliz

Guiné Equatorial no último dia da minha estadia em Malabo - 42 anos depois de ali ter aportado numa frágil piroga e de seguida sido encarcerado por suspeita de espionagem para ser condenado à forca por Macias Nguema - Devolvido à liberdade e Salvo das garras da terrível asfixia, cujos gritos ouvia todas as noites , graças à intervenção humanista de Teodoro Obiang Nguema Mbasogo (sobrinho), atual Presidente - Em Malabo e em Bata, de belas e prósperas cidades de um país que agora me encantou e me recebeu como um dos seus ilustres filhos, revivendo o dia em que ali aportara 38 dias depois de sofrimentos e angustias inarráveis, sim, na qualidade de um miserável náufrago, depois preso e humilhado no mais hediondo dos cárceres de África mas felizmente libertado graças à generosidade e humanidade do então jovem Teodoro Obiang Nguema Mbasogo – (atual Presidente da Guiné Equatorial), contrariando as ordens do todo poderoso e sanguinário Francisco Macías Nguema –,


28 de Nov de 1975


Fundeado junto a uma praia da região de  Bococo, a sul da Ilha de Bioko - Guiné Equatorial - 
 26 de Novembro de 1975 -  Era já noite e não pude acostar. Na manhã seguinte, descobriria, na mesma orla, algures para oeste, um pequeno areal negro onde pude finalmente desembarcar. As horas magníficas que ali passei durante a manhã, naquela pequena enseda luxuriante -  qual  aspirante a Robinson Crusoe  e depois a caminhada pela floresta que me levaria a uma finca de cacau, a forma amistosa como ali fui bem recebido a contrastar com o comportamento desumano das autoridades que, mesmo extremamente debilitado, nesse dia à noite, me levariam para os calabouços de uma esquadra, sob supeita de espionagem, tendo, no dia seguinte, sido conduzido algemado para a  mais temível cadeia de África - a tenebrosa Blach Becah  -  Quer dizer morte. Quando um prisioneiro chega a esta prisão, sua família começa a preparar o caixão.- Os relatos, dessas vicissitudes por que passei na Guiné Equatorial,  que pude redigir na minha cela, cujos cadernos guardo mas, dada a  sua extensão, conto editá-los em próximas postagens - Junho ou Julho - Para já, veja como foi a minha aproximação a terra, após tão longo e penoso calvário de tormentosos  dias e noites de incerteza.


Muito por culpa do comandante do pesqueiro americano, Hornet, que me tendo prometido, em S.Tomé, que me largaria a sul de Ano Bom, na influência da corrente equatorial que me arrastaria para o Brasil - rota que pretendia seguir - me trocou as voltas, quando fundeou a Norte e ao largo daquela ilha: ou fica a bordo ou canoa ao mar - Optei pelo regresso a S.Tomé  - E, navegar no Golfo, em plena época das chuvas e dos tornados, numa frágil canoa, era opção quase suicida, de vida ou de morte - Apesar de tudo, quis o destino que, mesmo tendo sido atingido por violenta tempestade, logo na primeira noite, que me causaria a perda de quase todos os apetrechos e víveres, fosse um homem de sorte

.

É manhã do 37º dia. Ainda me encontro no mar...Estou partido!...Tenho o estomago metido para dentro. Não tenho nada na barriga... Estou realmente bastante fraco!...Estou mais próximo de terra... mas os ventos não me têm ajudado.



Guiné Equatorial no reinado de Macias Nguema
Em 3 de Agosto de 1979, o então Tenente-coronel Teodoro Obiang,  liderou uma revolta militar , derrubando o regime de terror de seu tio Macias Nguema, cuja revolta ficou conhecida  por o  chamado Golpe da Liberdade , que então contou com a aprovação da Espanha, que em 12 de Outubro de 1968,  declarou a  independência da Guiné Equatorial,  durante o Undécimo Governo de Espanha da ditadura franquista, como parte do processo de descolonização da África apoiado pelas Nações Unidas.
Só que, entretanto, desde que, em meados dos anos 1990, foram descobertas  grandes reservas de petróleo e, a  Guiné Equatorial  passou a ser um dos maiores produtores de petróleo do sub-Saara., sim, desde então  a cobiça liberal, não mais deixou de ter como alvo abater a soberania deste país, através de  sucessivas  tentativas falhadas de golpes de Estado com a cumplicidade de uma oposição sob o seu apoio e alto patrocínio financeiro e mediático.

NEO-COLONISMO NÃO DESARMA 
Segundo noticias, então veiculadas pelo "O Sunday Times de Joannesburgo noticiou (...) a tentativa dum golpe de estado em Guiné Equatorial era só uma parte dum plano maior para tomada de poder neste país, em São Tomé e  Príncipe e Príncipe e no  DR Congo". São Tomé alvo de ataque por Espanha?

Mais uma vez, as potências externas  em vez de  contribuírem para o desenvolvimento do processo democrático dos países africanos, optarem pelos jogos de poder. Foi assim que começou a guerra do Biafra. Muitos dos mercenários, que tomaram parte no fracassado Golpe de Estado, encontram-se ainda detidos na prisão da Praia Negra, conhecida 


"Convém enfatizar que a avaliação  do governo de Obiang não pode ser feita, como pretendem alguns, comparando-os com os 11 anos de governo de seu tio, Francisco Macías Nguema, primeiro presidente do país centro-africano, logo após sua independência da Espanha, em 1968. A sangrenta ditadura de Macías foi de um horror e de uma crueldade indescritíveis"....Guiné Equatorial, apreciada pelo petróleo e criticada pela ditadura 
GUINÉ EQUATORIAL TRÊS SÉCULOS -  COLÓNIA PORTUGUESA 

Guiné Equatorial  - Colónia portuguesa 1472 a 1778  - E colónia espanhola, desde então até 12 de Outubro de 1968. Está localizado na sub-região da África central com uma área de 28,051.46 km2, com continente e outras ilhas formadas pelas ilhas de Bioko, Annobom, Corisco, Elobeyes e ilhotas adjacentes. Com uma população de 1,222,442 habitantes residentes..

QUEM É QUE DIZ QUE A  GUINÉ EQUATORIAL NÃO DEVERIA PERTENCER À CPLP? - UM TERRITÓRIO DESCOBERTO POR PORTUGUESES E NA SUA POSSE MAIS DE TRÊS SÉCULOS? - Não foram os pobres  e humiles negros que quiseram deixar de pertencer à coroa de Portugal, bem pelo contrário, até se opuseram violentamente quando foram confrontados com as imposições régias, mas os arranjos palacianos -  ... "e tendo se celebrado o officio Divino da Missa acabado elle convocando o Capitão Mor da sobredita Ilha, e alguns negros mais principaes, lhe propus as ordens de Sua Mag.de Fidelíssima, para a cessão da mesma, dizendo lhes hera precizo, que juraçem obediencia a El Rey Catholico, como determinava a Nossa Soberana, ao que me responderão  todos, que não, e que elles não conheciao senão a El Rey de Portugal, e que do de Espanha nunca ouvirão falar;


Fernando Pó - 1771
1770/Ju/ho/16, Lisboa - «Quarta instrucção para Vicente Gomes Ferreira sobre a ilha de Fernão do Pó.

(...) a ilha de Fernão do Po foi duscuberta no reinado de El Rey D. Affonço 5°, por hum cavalheiro portuguez, que lhe deu o seu nome; Que a dita ilha foi habitada por portuguezes; E que nella construirão os mesmos portuguezes huma Fortaleza: que ainda hoje vem marcada em algumas cartas geográficas debaixo do nome; de ilha e forte portuguez; Como são as cartas de Guilherme de L'Isle; E que por consequencia havia para ali huma navegação portugueza.



Nenhum comentário :