expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 18 de setembro de 2022

S. Tomé e Príncipe - Eleições legislativas ao rubro - Patrice Trovoada, líder da ADI e candidato a deputado, regressou a S. Tomé com manifestações de apoio e desagrado, na tarde deste domingo, prevendo-se, assim, que a última semana seja mais ativa e participada

 Jorge Trabulo Marques  - Jornalista 

Pelo vistos, com a chegada do ex-PM, Patrice Trovoada, a carnaval eleitoral vai esta semana conhecer o seu epilogo, com a participação de 11 formações políticas, que vão  

 disputar 55 deputados ao Parlamento são-tomense, em 123 mil eleitores dia 25, incluindo dois da diáspora pelos círculos eleitorais da Europa e de África. 


O presidente da Ação Democrática Independente (ADI), chegou ao Aeroporto Internacional Nuno Xavier num voo privado pelas 12:45 (mais uma hora em Lisboa), onde era aguardado no exterior por milhares de apoiantes, vestidos com t-shirts e bonés amarelos e azuis, as cores da ADI.

Nas primeiras declarações aos jornalistas, Trovoada disse sentir “uma grande emoção” e que o seu desejo é “falar com os são-tomenses”.

Além dos milhares de apoiantes que esperavam Patrice Trovoada, algumas dezenas de pessoas quiseram mostrar o seu desagrado com o regresso do antigo governante. Em cima de carrinhas de caixa aberta, homens completamente vestidos com panos pretos dirigiam-se hoje de manhã para o aeroporto.

"Estamos de luto. Para nós, Patrice morreu", disse à Lusa um dos homens, que criticava a ausência do ex-primeiro-ministro do país durante quatro anos.

Patrice Trovoada, que chefiou executivos são-tomenses em três ocasiões, a última das quais entre 2014 e 2018, com maioria absoluta, saiu do país pouco após as eleições legislativas de outubro de 2018, que o seu partido venceu, mas não conseguiu formar governo perante um acordo pós-eleitoral entre o MLSTP/PSD e a coligação PCD/UDD/MDFM, que reclamaram maioria absoluta. https://www.asemana.publ.cv/?Patrice-Trovoada-regressa-a-Sao-Tome-e-Principe-para-reta-final-da-campanha-das&ak=1

Jorge Bom Jesus mostra-se convencido que vai ganhar as eleições legislativas de 25 de Setembro  -Pelo lado do MSLTP-PSD, partido fundador da nacionalidade santomense, as manifestações de apoio nas ruas, também têm sido calorosas e muito participadas – O atual PM, acredita na vitória do seu partido.

Falando no auditório do Palácio dos Congressos onde se realizou o congresso electivo da juventude do MLSTP, em Água Grande, justificou a sua esperança em “trabalho feito em favor da juventude do país”. 

“Nós acreditamos que a juventude do MLSTP vai, no dia 25 exercer o seu papel, fortalecendo a política do partido de modo que nós, o MLSTP, ganhemos no dia 25 essas eleições legislativas, autárquicas e regional na ilha do Príncipe”, concluiu Bom Jesus. 

Neste congresso, os mais de 600 jovens delegados presentes elegeram Abdul Silva, natural de São Marçal, novo secretário distrital da JMLSTP em substituição de Vinício de Pina, actual ministro da Juventude, Desporto e Empreendedorismo. 

Nenhum comentário :