expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 13 de abril de 2023

Casa da Imprensa – Assembleia Geral recordou os associados falecidos em 2022 e aprovou Relatório de Contas daquele ano com vista a 2023

Jorge Trabulo Marques - Jornalista  e sócio da Casa de Imprensa

A população, em Portugal, está a envelhecer e o mesmo se reflete nos associados da Casa da Imprensa – Que, por este facto, se abriu à entrada, não apenas de jornalistas e restantes profissionais da comunicação e dos audiovisuais, como aos autores de obras científicas, literárias e artísticas e os respetivos familiares..

E, a bem dizer, ainda são os associados mais velhos, que vão dando o seu entusiasmo e a sua dedicação a esta antiga e prestigiada associação.

Foi justamente o que pude também constatar na minha qualidade de associado, na sessão realizada nesta última quarta-feira, 12 de Abril, de abril, que decorreu , simultaneamente, na sede, em Lisboa, e na delegação do Porto, na qual foi prestado um minuto de silêncio aos associados falecidos no decurso de 2022, recordando os seus nomes

Nesta reunião foi aprovada a proposta de Relatório e Contas do exercício de 2022 apresentada com vista a 2023 pelo Conselho de Administração e . A aprovação foi feita por unanimidade, por todos os órgãos sociais: Presidente da Mesa da Assembleia-Geral José Eduardo Goulart Machado; Presidente do Conselho de Administração, António Alberto Alves Pereira Borga; Presidente do Concelho Fiscal Maria Helena Fátima de Jesus Rodrigues Garrido; Presidente do Conselho Geral Eugénio Ferreira Alves, bem como por todos os associados ali presentes e representados, em reunião realizada nesta última quarta-feira, 12 de Abril, simultaneamente na sede, em Lisboa, e na delegação do Portohttps://www.casadaimprensa.pt/


Em 2022, revela o relatório, que a Casa da Imprensa fechou o ano de 2022 com um resultado líquido negativo de -70.849,13 euros, numa despesa global de 951.111,24 euros (um défice de 7,4%).


Justificando, no entanto, tal como foi reconhecido pelo Concelho Fiscal, que, embora sendo ainda negativo, “traduz uma melhoria relativamente ao ano anterior” e que o défice fica a dever-se, quase exclusivamente, a factos não recorrentes, “alguns dos quais com efeitos positivos no exercício de 2023”.

No plano de benefícios para os sociados, foi igualmente aprovado que o Fundo de Ação Social vai passar a comparticipar também o pagamento da quota associativa, e não apenas da quota da modalidade de Saúde. O CA justifica a proposta com o facto de, com a entrada em vigor do novo Regulamento de Benefícios, serem alterados os valores das quotas e a modalidade de Saúde passar a ser opcional. Com as alterações propostas, acrescenta, mantêm-se os equilíbrios há muito estabelecidos no apoio à inscrição dos agregados familiares.



Podem ser associados da Casa da Imprensa os jornalistas e restantes profissionais da comunicação e dos audiovisuais, os autores de obras científicas, literárias e artísticas e os respetivos familiares.

A Casa da Imprensa — Associação Mutualista é uma instituição particular de solidariedade social que, essencialmente através da quotização dos seus associados, pratica, no interesse destes, fins de auxílio recíproco e concede benefícios de saúde e de segurança social complementar.





Nenhum comentário :