expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 28 de abril de 2023

Minha travessia de canoa S. Tomé – Príncipe, foi há 53 anos – Premiado com uma coima da capitania, oito dias de espancamentos na PIDE-DGS - Dia 29 de Abril, Sábado, a Ilha do Príncipe, comemora o 28º aniversário de Autonomia Regional com a presença do Presidente da República, Carlos Vila Nova –




Há 53 anos, em Fevereiro de 1970, fiz a ligação, clandestinamente, numa frágil piroga de S. Tomé ao Príncipe -

Larguei à meia-noite, clandestinamente, pois sabia que, se pedisse autorização, me seria recusada, dada a perigosidade da viagem, levando comigo apenas uma rudimentar bússola para me orientar. Fui preso pela PIDE, por suspeita de me querer ir juntar ao movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe, no Gabão, o que não era o caso. – No mês seguinte, depois de ter sido preso e espancado pela PIDE, pude descrever esta minha aventura na revista Semana Ilustrada, de Luanda, de que ficaria seu correspondente

 Foram três dias emocionantes em que, por vezes, se sentiu perdido. Enfrentei dois tornados. À segunda noite adormeci e voltei-me com a canoa em pleno alto mar. Esta era minúscula e vivi um verdadeiro drama para me salvar, debatendo-me como extrema dificuldade no meio daquele denegrido  sorvedouro  das águas

O regresso foi de avião, mas, no aeroporto, tinha a PIDE à sua espera. Além disso,  a Capitania dos Portos, aplicou-lhe uma pesada coima. Por seu turno, a Estação Agrária, onde trabalhava, descontou-lhe oito dias ao seu vencimento.

A história da canoa solitária depressa se espalhara por toda a ilha, causando grande admiração  e surpresa na população em geral, nomeadamente nos pescadores da terra que, por não compreenderem a sua temeridade, o julgaram como feiticeiro. Mas, se a notícia correu célere, não foi graças à divulgação dos órgãos de comunicação social locais. Estes, receosos da censura, apenas viam na referida travessia uma gorada tentativa de fuga para a costa africana, dando-lhe  o mínimo de relevo possível, como no caso do jornal “A Voz de São Tomé”, que escreveu o seguinte: “Por informação da E.N. de Lisboa, o Emissor Regional de São Tomé e Príncipe, anunciou que Jorge Trabulo Marques chegou ao Príncipe, numa canoa, que partira desta ilha”

 

Algumas semanas depois, compensaria esta lacuna, narrando a minha  aventura numa revista angolana e da qual passaria a ser correspondente. Desse modo, demonstraria através do meu exemplo e das minhas próprias palavras que era possível percorrer, voluntariamente, numa pequeníssima e frágil piroga (40 cm de altura por 60 cm na sua maior largura), um extenso e bem agitado mar. Contrariando, assim, aqueles velhos pavores ancestrais ( na esteira das teorias do navegador e investigador francês Alain Bombard) de que, perdida a terra de vista, se perdem todas as esperanças - O que não  é o caso, desde que  não se entre em desespero e se aproveitem os recursos que o mar oferece.

Nenhum comentário :