expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 10 de março de 2024

Odisseias no Golfo da Guiné - !"O VERDE DA ESPERANÇA! Nunca se perde em terra ou no mar!

                                                                   Jorge Trabulo Marques



"Ó mar salgado, quanto do teu sal /São lágrimas de Portugal!
MAR! MAR!..MAR!.. SÓ A VOZ DO MAR A BRAMAR! A BRAMAR!..
38 dias à flor das vagas numa piroga do equatorial mar!!
Ó vasta solidão Ó imenso mar!!...
Ó Vós, que lá de tão alto me olhais!
Ó Deus do Mar! Ó Deus dos Céus!...
Apontai-me, ao menos, um rumo, um qualquer destino!
Que não seja apenas o error constante deste caminho!..
Dizei-me a que ponto do horizonte!
A que porto incerto ou desconhecido
na minha pobre barca escavada me levais?!...

Sim, estou arredado de tudo!...
Ninguém sabe onde estou!...
Ainda se ao menos pudesses imaginar
o caminho por onde eu ando
- ó amável saudade! -
Ou pudesses adivinhar o errático rumo que eu trilho!
A que ponto do horizonte eu vou?!... – Oh, acreditai!..
já me sentiria muito feliz!...Mesmo que algum tornado
me fizesse desaparecer no meio do seu torvelinho!!..
– Oh testemunho querido do meu berço amado!
- Tenho a certeza que, nesse crucial momento,
eu não estaria tão sozinho!.
Creio que os meus olhos
não estariam tão turvos de sal
e do mar como os teus!...

Ó erma vastidão!...
Ó tenebrosos Mares!
Ó impiedosos Céus!!...
De mim, tende piedade!
De mim, tende compaixão!...
- Estou sozinho!!... Ó Deus!
Onde Vós, também estais?!...
A que ermo ponto,
por que errático caminho
- Ó Mar! Ó Céus!
Vós me levais?!!...

(...)Descansa coração, angustiado!... Descansa!..
Sê paciente, acalma-te!... Não desesperes!...
Afinal não é isto o que tu procuras?
Não é isto o que tu queres?!...
Não foi esta a missão a que te impuseste?!...
- Transcende-te e ultrapassa os limites do impossível!
Não é este o teu sonho?!.. Oh, sim... aproxima
as tuas batidas com as do coração dos anjos
e, tal como eles, torna-te invisível!...
-Eu sei... Eu sei!...coração amigo!...
No fundo é o que tu desejas... e tens conseguido!...
Sim, não vês que o vínculo que há em ti
entre o passado e o presente
é o mesmo que a distância
que vai agora de ti ao futuro?
...inexistente!...

Jorge Trabulo Marques
Excerto do poema SÓ A VOZ DO MAR..
Odisseia narrada em https://canoasdomar.blogspot.com/2019/11/34-dia-perdido-no-golfo-da-guine-nao.html

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

(Fernando Pessoa. Mar português. Mensagem, 1970.)

Nenhum comentário :