expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 31 de março de 2024

O náufrago e a Páscoa da Ressurreição - Momentos de fé na Guiné Equatorial, em S. Tomé e em Lisboa, com registos do meu diário numa frágil piroga - Que maior tormento e suplício aquele!... À noite deitado no duro fundo daquele inconstante, encharcado, tosco madeiro escavado.

Jorge Trabulo Marques 




O náufrago que sobrevivi não perde a fé na providência divina – É também um ressuscitado, tal como o exemplo de cristo - Meus testemunhos de fé de quem andou perdido 38 dias numa frágil piroga no Golfo da Guiné.

Nunca me dei por vencido ou cruzei os braços mas nem por isso deixei de estender os meus olhos e as palmas das mãos aos céus, orando e suplicando a ajuda divina e creio que nunca me faltou – Naturalmente, procurando sobreviver dos recursos que o mar me oferecia, de aves que pousavam na canoa, de tubarões e outros peixes, que pude pescar, tendo mesmo chegado a beber água salgada, quando a das chuvas me faltava.




                       
Em Julho de 2017,  tive a oportunidade  de voltar à Guiné  Equatorial,  42 anos depois, graças à  amabilidade do  Embaixador  Tito Mba Ada - Estive numa das igrejas e até presente em coros religosos de rua a agradecer a Deus  por me ter ajudado a sobreviver  ao longo daqueles dramáticos 38 dias e noites - O mesmo já havia feito, em Novembro de 2014 quando voltei a S. Tomé, 39 anos depois, em 2014, numa das homilias na igreja Catedral - Posteriromente, tomei parte nas jornadas da juventude em Lisboa, no encerramento de uma das cerimónias  da Guiné Equatorial na  visita do Papa Bento XVI  a Lisboa. -https://canoasdomar.blogspot.com/2023/08/jornadas-da-juventude-da-guine.html
Neste video alguns desses momentos, bem como algumas imagens e registos gravados do meu diário de Bordo.  - 




Depois de tantos combates no mar dos tornados e tubarões
Oh Deus Meu!.. Ó Deus dos céus! Queridos Anjos dos Céus!
Mesmo assim, embora de fome e sede muito ressequido!
Torturado por mil angústias e infindas incertezas e ansiedades!
Abandonado ao sabor de alterosas vagas e brutais tempestades!
Vós, ó meu anjo dos Céus! Talvez nas alturas meio adormecido
por tantas infinitas horas de sentinelas à Terra e aos Céus
mas sempre atento, silencioso, protetor e vigilante
creio que em instante algum me abandonastes!



Nunca me olvidastes à vida! - À luta e a sempre resistido!
A água do mar ainda permaneceu esverdeada de um azul retinto
Porém, meus olhos, embora vertessem lágrimas de maresia e sal
Em momento algum, se cansaram ou deixaram se se arregalar!
De, em todo aquele vasto e imenso perímetro de céu e mar"
De escorrer e de orar sucessivos rosários de sentidas orações





Ó Deus Omnipotente e Salvador!... Ó JESUS CRISTO!...Ó BELO E MAGNÍFICO EXEMPLO  SENHOR MEU!... Que maior tormento e suplício aquele!... Deitado no duro  fundo daquele inconstante, 
encharcado, tosco e frágil madeiro escavado!… Porém, mesmo assim, quão doce e infinito era aquele meu tormento!... Quantas vezes, me lembrei da tua cruz e do teu calvário!... Quando já estavas prostrado e rendido às leis da morte e da vida para te lançarem estendido ao sepulcro!.. Quantas!... Quantas vezes!... Quando tudo à minha volta me parecia revolto e perdido… Sim, no meio avassalador daquelas espessas trevas e noites de breu, cercado pelo tumulto 
escuro do mar e do céu! E, ante a imensa e tenebrosa solidão, apenas se me afigurava vislumbrar o perfil do teu piedoso rosto… Embora triste e macilento, banhado de suor e de lágrimas!... Mas coroado de esplendorosa caridade e de compaixão… por aqueles mesmos que te traíram e não compreenderam a tua humana, divina e nobre missão! Mas aos quais a áurea que iluminava a tua face, me parecia resplandecer apenas emanada por  um infinito sentimento de amor e perdão…

Enfrentando tempestade
Sim, no meu caso,  muitos foram os momentos de extrema aflição, que me pareceram verdadeiras eternidades, especialmente durante os longos e difíceis 38 dias, enfrentando tempestades, sucessivas, o doloroso sofrimento da incerteza e da fome, o suplício da  sede, com tanta água à minha volta e, por vezes, mesmo bebendo-a, não podendo matar a sede, além de constantes e quase mortíferos ataques de tubarões – porém, de todas as memórias que perduram – e estou certo que perdurarão para o resto da minha vida – o que mais me apraz registar – em todo o imenso somatório das minhas vicissitudes,  é o espírito de  determinação, de coragem e de uma infinita paciência,  o de, nunca, em momento algum, me ter resignado ao extremo abandono e solidão, de lutar, de jamais me ter rendido a  cruzar os braços, face às imensas dificuldades, mas o firme e constante propósito de as poder superar.

E, pelo que  pude depreender,  esta foi justamente uma das mensagens, que julgo ter podido transmitir, com a minha exposição “ Sobreviver no Mar dos Tornados, 38 Dias à Deriva numa Piroga, que apresentei, de 28 a 30 de Julho,  em 2015,  no Centro Cultural Português, em S. Tomé,  depois da 1ª exposição no Padrão dos Descobrimentos, em Março de 1979, além das que pude apresentar posteriormente, em Foz Côa, sede do meu concelho e na cidade da Guarda, capital do meu distrito, e mais recentemente,  na freguesia de Santa Comba.  



 


Nenhum comentário :